O Presente


Título: O Presente
Autor: Cecelia Ahern

Editora: Novo Conceito
Páginas: 320
ISBN: 9788581633145

Lou Suffern é o estereótipo de um homem de negócios de sucesso, trabalha em um grande escritório, o que consome boa parte do seu tempo, sempre buscando ser o melhor, mesmo que precise "pisar" em algum de seus colegas de trabalho. O tempo que sobra, que não é muito, ele prefere passar longe da família, ao lado de pessoas relacionadas ao mundo dos negócios ou com outras mulheres.

Um dia, num gesto que escapa a sua personalidade frívola, Lou acaba ajudando Gabe, um sem-teto que sempre está parado ao lado de fora do prédio em que fica seu escritório. Lou nunca havia reparado em Gabe, mas naquele dia frio de inverno os dois acabam conversando e Lou percebe que pode ser uma boa ideia ter Gabe dentro do escritório.

Gabe começa a trabalhar levando as correspondências para os diversos andares do prédio e assim que Lou o vê não percebe mais aquela sensação afável e receptiva que sentira quando conversara com Gabe, mas o oposto disso, o sorriso do novo empregado enviava-lhe sinais de medo e preocupação. Além disso, Gabe não poderia ser mais estranho, quase como se pudesse estar em dois lugares ao mesmo tempo, coisa que Lou sempre desejou. O homem de negócios sempre lutara contra o tempo, sempre tivera dois lugares para ir e duas coisas para fazer. Gabe parecia conseguir fazer isso sem o menor esforço, o que acaba desestabilizando Lou e o deixando extremamente desconfiado, seria Gabe realmente confiável? E como ele sabe de certas coisas que provavelmente nem deveria ter conhecimento?  Enquanto isso, Gabe torna-se querido por todos no escritório e até mesmo pela família de Lou.

As coisas não poderiam estar mais fora de controle e Lou mais histérico, até que Gabe dá a Lou uma maneira de dar valor ao tempo e apreciar a sua família, agora cabe apenas a Lou aprender a lição ou será tarde demais.

O Presente, de Cecelia Ahern, não me entusiasmou tanto quanto os outros livros da autora que li, como P.S. Eu Te Amo (resenha aqui), A Vez da Minha Vida (resenha aqui) e O Livro do Amanhã (resenha aqui). A história se passa no Natal, apesar do clima não fazer muita diferença na minha opinião. A questão da lição de moral acaba ficando muito explícita durante toda a leitura, o que não é muito bacana. No entanto, Cecelia conseguiu criar um personagem extremamente detestável (Lou) e que, apesar de todos os seus defeitos, acaba cativando o leitor durante sua trajetória de remissão e aprendizado. Existe também todo um mistério e Gabe é um personagem carismático e curioso. Afinal, quem é ele?

"Na verdade, Gabe fazia com que Lou se lembrasse de si mesmo. Eles tinham idades próximas, e com um bom banho, o penteado e as roupas certas, Gabe poderia ser facilmente confundido com Lou. Parecia ser um homem afável, amistoso e capaz. Poderia facilmente ser Lou sentado naquela calçada, observando o mundo passar à sua frente. Mesmo assim, suas vidas eram incrivelmente diferentes." (p. 52)

12 comentários:

  1. A história parece ser muito tocante. Ainda não li os romances da Cecelia, mas tenho curiosidade.
    Acho interessante saber que a história tem reviravoltas e que o final não parece ser “perfeitinho”. Espero gostar desse livro.

    ResponderExcluir
  2. Esse livro não me chamou muito a atenção , nunca li nenhum livro da autora , mas falam muito bem de "P.S. Eu te Amo".
    E-mail: juliamariamoraes2013@gmail.com
    Nome de seguidor: Julia Moraes

    ResponderExcluir
  3. Gostei bastante da resenha. Nunca li nada da autora como você, mas achei interessante a premissa do livro. Parece ser um livro inspirador e tocante. Acho que eu leria.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista

    ResponderExcluir
  4. Já vi vários comentários positivos sobre a autora e os seus livros porém ainda não tive a oportunidade de ler nenhum deles mas com certeza lerei algum. Gostei bastante desse livro desde a primeira resenha que li e quero muito lê-lo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá Paula, este livro me desperta bastante a minha curiosidade,realmente uma pena que a historia tão tenha te prendido tanto, já li várias resenhas deste livro e a sua é a primeira que não gostou tanto, mas de qualquer forma quando for realizar a leitura dele não irei com grandes expectativas!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. A história parece ser muito tocante. Ainda não li os romances da Cecelia, mas tenho curiosidade. Mas já que os outros livros dela são melhores que esse, acho que vou começar por outro.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Pra você vê como cada um tem a sua opinião né, eu particularmente amei esse livro. A única coisa que crítico nesse livro é o fato de que tive a sensação de que a transformação do Lou foi rápida demais, ela podia ser mais desenvolvida. Mesmo assim, considero esse livro como um dos meus favoritos.

    ResponderExcluir
  8. Outro livro que eu estou a muito tempo querendo ler, mais ainda não tive a oportunidade. Espero que até o final deste ano eu consiga.

    ResponderExcluir
  9. Nunca li nada dessa autora, mas também nunca tive muita vontade. Já que você gostou desse livro menos que os outros que leu da Cecelia, eu provavelmente não vou ler mesmo, se eu for ler algum livro dela devo ler A Vez da Minha Vida, é o único da autora que me interessa um pouco.
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Sabe quando li a sinopse deste livro fiquei curiosa a respeito de Gabe. Quem é e o que ele pretende? Fiquei um pouco decepcionada com seu comentário sobre o livro da autora, mas mesmo assim vou ver se leio. Quero saber o que Gabe pretende a respeito de Lou. Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Nunca li nenhum livro da autora, apesar de ela ser bem famosa...
    Fiquei curiosa pra saber quem realmente é o Gabe O.o

    ResponderExcluir
  12. Oi, eu nunca li nenhum livro da autora, mas não sei se quero ler, pelo menos O presente eu sei que não irei comprar para ler, mas quem sabe um dia se eu ganhar o livro ou algo do tipo, sei lá, a historia dele não me agradou muito, acho que não irei gostar, porem quem sabe eu mude de ideia, ótima resenha.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir