Os Solteiros


Título: Os Solteiros
Autor: Meredith Goldstein
Editora: Novo Conceito
Páginas: 256
ISBN: 9788581634494
Amazon | Kobo

Bee se casaria dentro de 48 horas e havia cuidado para que todo o protocolo fosse cumprido à risca, para que nada saísse errado, mas ela tinha que lidar com cinco convidados solteiros que, inconvenientemente, dispensaram o convite extra que a noiva enviara para que eles pudessem levar um acompanhante, e agora ela quebrava a cabeça na frente de um quadro branco pensando em como e com quem iria acomodar os amigos solitários na recepção, além disso, Bee podia ter certeza que aqueles cinco não iriam arruinar sua linda (e cara) festa de casamento?

"A organizadora do casamento, famosa por ter planejado as núpcias extravagantes da filha de um ex-presidente, disse a Bee, depois de examinar sua lista de convidados: "Não importa quem você convide, vai ter sempre um solteiro". "Pode esperar um número ímpar de convidados", a organizadora afirmou durante a primeira reunião. "Não importa o que você planeje fazer: os solteiros sempre aprontam alguma"". (p. 6 e 7) 

Hanna, diretora de elenco em Nova York, havia apenas trabalhado em filmes alternativos com orçamentos restritivos e ela não via a hora de montar um elenco para um filme com famosos de verdade, enquanto isso não acontecia, seu vício favorito era montar um elenco com um orçamento imaginário para todas as situações que vivia e no exato momento ela estava uma pilha de nervos. Estava em uma "prisão temporária" ao lado de diversas madrinhas, mulheres que não conhecia, com um vestido justo e um sutiã insuportavelmente desconfortável, fantasiando sobre Tom, seu ex, por quem ainda sofria e que estaria no casamento, tendo que aguentar a irritante Dawn, madrinha principal e técnica profissional de concursos de beleza.

Vicki e Hanna são amigas desde a faculdade mas moram em cidades diferentes agora e a designer de interiores de uma grande rede de supermercados está feliz em reencontrar Hanna, mas sua vida não anda muito bem. Ela recebe muito bem pelo seu trabalho, mas o acha completamente tedioso, além disso é uma depressiva crônica e como parte da terapia comportamental cognitiva ela deve ficar uma hora inteira olhando para uma luminária que carrega para todos os lugares em um estojo de violão, mas desde que a depressão se tornara insuportável, Vicki começara a ler os livros de V. C. Andrews, os mesmos romances picantes que lia quando criança depois que encontrara a pilha secreta de livros da sua mãe no porão. 

"V. C. Andrews levou Vicki a acreditar que a mulher poderia literalmente sentir o orgasmo do homem. Ela lembrava de ter lido frases como "ela o sentiu gozar dentro dela" e acreditado que os pênis eram mais ou menos como hidrantes. Depois que as alavancas fossem acionadas, eles jorrariam com força. Ela imaginava que o que quer que saísse dos pênis no momento do êxtase revestia o interior da vagina com alguma coisa macia e gostosa, como pipoca amanteigada. Vicki mal podia esperar para sentir aquilo tudo". (p. 46 e 47)

Rob não pensava em Hanna havia anos e estava bem ocupado com sua vida em Austin, bem diferente da de Nova York, onde largara a faculdade. Nem parecia que fora real, e as únicas provas daquela época eram contas de empréstimo que fizera para pagar a faculdade e alguns e-mails e ligações de Hanna que o deixavam informado sobre o que acontecia com seus antigos amigos, entre eles, seu melhor amigo, Tom, o ex-namorado de Hanna. Agora Rob trabalhava na biblioteca da Universidade do Texas, o que permitiu que ele estudasse de graça lá e se formasse com boa notas. Era freelancer e escrevia críticas de livros para a revista alternativa local, não suportava ler manuais de instruções, o que explicava o estado de seus móveis da IKEA porcamente montados e não vivia sem seus comprimidinhos. Ah, Rob não esquecera o caso passivo-agressivo e secreto que tivera com Hanna na época da faculdade. 

Joe, tio de Bee, é um quarentão que adora namorar mulheres mais jovens e sabe que não será bem recebido no casamento da sua sobrinha favorita. Sua cunhada é uma megera abominável e ele não é muito próximo do irmão, além disso não é muito bem visto por ter se divorciado jovem demais, morar na "Cidade do Pecado" e ter uma filha que mal vê. 

E eis que surge um quinto solteiro, Phil, que acaba indo ao casamento pois sua mãe, que foi convidada, fica doente. Phil é um cara grandão, 1,98m, sem a menor vontade de ir ao casamento e curtindo uma fossa depois do rompimento de seu namoro, mas Phil faz tudo, absolutamente tudo pela sua mãe. 

Agora esses cinco solteiros irão se encontrar e, definitivamente, a afirmação da organizadora de casamento não está nada equivocada. 

Os Solteiros, primeiro romance de Meredith Goldstein, é um livro extremamente divertido, repleto de personagens com características únicas e engraçados, envoltos numa narrativa leve e que flui super bem, deixando o leitor querendo ler e saber mais sobre eles, afinal o livro é tão fininho. 

Cada capítulo é narrado por um personagem, mostrando o seu ponto de vista no dia do casamento, o que nos aproxima de cada personagem e nos faz compreender a sua história. 

Meredith acertou em não caricaturar os personagens, além de nos mostrar personagens com seus quase 30 anos e solteiros que não estão nem aí com seu estado civil, o que me fez gostar ainda mais deles. São também personagens bastante reais, em uma história bem real, com seu lado engraçado e triste, além de possuir algumas surpresas.

11 comentários:

  1. A capa desse livro não me empolgou muito, mas até que a sua resenha me convenceu, pro dizer que é um livro bastante divertido.
    O fato de ter esse monte de personagens e ainda cada capítulo ser narrado por um deles não deixa a história confusa?
    Fiquei curiosa pra ler.

    Bjok

    ResponderExcluir
  2. Esse livro parece tão sem graça, e essa capa ... pior ainda, simplesmente não leria.

    ResponderExcluir
  3. Não gosto muito de livros com histórias como essa mais voltadas para o romance, se bem que os personagens na verdade são solteiros e provavelmente acabaram se envolvendo com alguém, mas esse livro em especial me deixou com vontade de ler e descobrir como vai acabar a festa de casamento e o que cada um tem a falar quando narra um capítulo, deve ser uma leitura rápida e leve, quem sabe dê uma chance.

    ResponderExcluir
  4. Achei bem legal viu!
    venha me fazer uma visita tem posts novos no blog e se ainda não segue o blog se gostar segue o blog bjoss...
    http://erildabarbosapadula.blogspot.com.br/2014/06/mimos-recebidos-plasvale-2014.html

    http://erildabarbosapadula.blogspot.com.br/2014/06/loja-meu-estilo.html

    ResponderExcluir
  5. Sabe, eu tinha visto a capa deste livro e pensei que era algo tipo.. auto -ajuda!! kkkkkkkkkkk'
    Agora eu preciso dele! Parece aquele tipo de livro que faz vc gargalhar bastante!

    ResponderExcluir
  6. Eu qndo vi o lançamento nao senti a menor vontade de ler, achei q seria sem graça ou sei la... mas eu iria perder uma otima leitura poxa :/ preciso parar de julgar por capa ¬¬ amei saber q é contado pelo ponto de vista de varios personagens... necessito!!!

    ResponderExcluir
  7. Quando eu vi o lançamento, eu gostei da capa, mas quando li a sinopse A-M-E-I a história... Mas depois dessa sua resenha, minha vontade aumentou em 200% ou mais. PRECISO DESSE LIVRO URGENTEMENTE.
    KKK

    Eu pensei que o livro inteiro era esses dois da capa na festa kkkk

    ResponderExcluir
  8. Oi Paula, tudo bem? Primeira resenha que leio sobre este livro e confesso que leria, mas seria em um momento que estaria mais interessada em uma leitura mais leve. Acho que rira gostar,mas por enquanto não tenho tanta vontade de adquiri-lo.
    Beijo♥

    ResponderExcluir
  9. Oi flor,
    só pelo titulo já esperava algo bem divertido.
    Estou super ansiosa para ler ele pois já li muitas resenhas positivas e ele possui uma sinopse bem atraente.
    O fato da autora alternar os capítulos por personagens é bem legal para dar uma visão mais ampla da história e o leitor pode se relacionar com uma boa quantidade de personagens.
    Que bom que gostou da história.
    Bjokas

    ResponderExcluir
  10. Não fui muito com a cara desse livro. Achei a capa bem feinha e a história dele não me empolgou muito. Acho que não iria gostar.

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  11. Gostei da sua resenha por ser direta, sem enrolação pra mostrar o que eu já suspeitava que esse livro fosse: raso. Acho que esse livro é bem clichê e não me interesso pra ler, a não ser que alguém me dê de presente '-'

    ResponderExcluir