A Lista


Título: A Lista
Título original: One hundred names
Autor: Cecelia Ahern
Editora: Novo Conceito
Páginas: 384
ISBN: 9788581636832

Aos 32 anos, Kitty Logan parecia ter conquistado tudo o que desejava: uma carreira ascendente como jornalista da Etcetera, revista amplamente respeitada pela indústria, e uma chance de escrever matérias para o programa de TV Thirty Minutes. Mas o que parecia ser a matéria que iria alavancar a sua carreira, acaba por se tornar a sua ruína. Graças à sua desastrosa matéria, Kitty é suspensa da emissora, que sofre um processo judicial, e torna o rosto, o erro e o nome de Kitty conhecidos por mais de meio milhão de pessoas.

Além da sua reputação profissional destruída e do seu apartamento sofrer os mais diversos tipos de vandalizações, o namorado de Kitty a larga sem qualquer motivo aparente, seu melhor amigo, Steve, está extremamente decepcionado com ela e, o pior, Costante, fundadora e editora da Etcetera e conselheira e mentora de Kitty, está gravemente doente.

Antes de morrer, Constance fala para Kitty sobre uma história que gostaria de escrever e, quando a editora morre, deixa para Kitty uma lista com o nome de cem pessoas, sem qualquer resumo, sinopse, ou qualquer outra coisa que explicasse quem eram essas pessoas ou de que se tratava a história. Mesmo assim, a coisa que Kitty mais quer é honrar o nome de sua amiga e escrever a melhor história que já escreveu, não importando que seus colegas de trabalho não confiem mais nela ou que seu emprego na Etcetera esteja por um fio. 

Mas, por mais que fitasse aqueles nomes das listas ou ouvisse a história daquelas pessoas, Kitty não conseguia enxergar qual conexão poderia existir entre todas elas e, mais do que com a sua carreira, ela começa a se preocupar com o tipo de pessoa que vem se tornando. 

A missão de Kitty é a de contar uma história e Cecelia Ahern traz ao leitor uma linda história. A autora sempre consegue transformar os piores momentos de seus personagens em experiências realmente transformadoras e bonitas e, em A Lista, Cecelia mais uma vez vê bondade no ser humano e contagia o leitor com uma história mágica e encantadora.

Numa atmosfera descomplicada e com personagens cativantes, que possuem histórias simples e belas, A Lista é um livro com uma história de uma jornada incrível e delicadamente escrito, repleto de sensibilidade.

Um comentário: