A Culpa é das Estrelas


Título: A Culpa é das Estrelas

Autor: John Green
Editora: Intrínseca
Páginas: 288
ISBN: 9788580572261

Como não se apaixonar por Gus, um cara divertido, inteligente e bacana (além de lindo)? E por Hazel, uma garota sensível, inteligente e que adora ler? Mas o melhor de tudo mesmo são os diálogos entre os dois, engraçados, sarcásticos e muitas vezes melancólicos, disfarçados com um tom de ironia. Às vezes o livro tende a ser pretensioso, na verdade, muitas vezes, o que me incomodou. A Culpa é das Estrelas foi um pouco difícil de avaliar: é um livro maravilhoso ou ruim? Nenhum dos dois, pelo menos na minha opinião. Passada a "raiva" do momento em que li Hazel afirmando que V de Vingança é um filme que só agrada garotos (no momento acho que devo ter grunhido algo assustador, já que adoro o filme (mas gosto mesmo da graphic novel) e acredito que não tem nada disso de "coisa de menino" e "coisa de menina"). Ok, parei. Foi só "perdoar" a Hazel que percebi que deveria ser mais tolerante e pensando em ser mais tolerante vi que não é porque aparentemente todo mundo gosta do livro que eu também iria gostar, não é? Assim como aparentemente todo mundo gosta de sushi hoje em dia e eu não curto de jeito nenhum, rs. 

Mas… eu estou divagando. Vamos à resenha. John Green escreveu uma história honesta e mais do que sobre a morte, ele escreveu sobre a vida. Hazel Grace, com quase 17 anos, havia sido diagnosticada com câncer de tireoide aos 13 anos e passara por uma cirurgia, pela radioterapia e, então, pela quimioterapia. Quando todos pensaram que seu fim estava próximo, Hazel melhorou e logo entrou em um teste clínico com um remédio experimental, o Falanxifor, que não funcionava em mais ou menos 70% das pessoas, mas nela funcionou e os tumores reduziram de tamanho. 

Hazel não é o tipo de personagem dramática, não está chorando pelos cantos ou fazendo drama, ela encara as coisas e a vida de forma bem realista. Mas seus pais acham que ela está deprimida e Hazel acaba tendo que frequentar um Grupo de Apoio. E é no Grupo que ela conhece Augustus Waters, o Gus, que está acompanhando o seu amigo, Isaac (como não se apaixonar pelo Isaac também?). 

"Não era nem pelo fato de o livro ser bom nem nada; era só porque o autor, Peter Van Houten, parecia me entender dos modos mais estranhos e improváveis. Uma aflição imperial era o meu livro, do mesmo jeito que meu corpo era meu corpo e meus pensamentos eram meus pensamentos. Mesmo assim, falei dele para o Augustus." (p. 37)

Hazel não esperava muita coisa, não via grandes dias em sua vida ou grandes emoções, mas seu encontro com Augustus acabaria mudando tudo isso. 

"- Eu sou tipo. Tipo. Sou tipo uma granada, mãe. Eu sou uma granada e, em algum momento, vou explodir, e gostaria de diminuir a quantidade de vítimas, tá?"(p. 95)

"- Ah, eu não ia me importar, Hazel Grace. Seria uma honra ter o coração partido por você." (p. 161)

Comovente e bonito, A Culpa é das Estrelas tem seus altos e baixos. O humor nos diálogos e o carisma dos personagens conseguem manter a leitura num ritmo bom, mas muita coisa parece estar fora do lugar, não sei, às vezes você sente que não se tratam de adolescentes na história, justamente pelos diálogos bem elaborados. E, vamos lá, Gus se acha um pouquinho, né? 

Não pude deixar de comparar A Culpa é das Estrelas com outro livro do mesmo gênero (sick-lit), As Vantagens de ser Invisível, de Stephen Chbosky. Gostei, aliás, amei o segundo. Acredito que é mais realista e carrega muito mais no quesito emocional. Engraçado, lendo alguns comentários percebi que As Vantagens não agradou tanto quanto A Culpa, mas confesso que chorei (e muito!) com o livro de Stephen Chbosky enquanto que não chorei nadinha com o livro do John Green. 


esse "doentes de amor" foi realmente infeliz x:

A adaptação cinematográfica do livro teve sua data de estreia aqui no Brasil antecipada para o dia 13 de junho (o longa iria estrear no dia 15 de agosto). 

19 comentários:

  1. Achei sua resenha bem verdadeira. Sou o tipo de leitora que desconfia de livros "modinha" e aí caio na bobagem de não comprar. Bobagem, pois só eu saberei se realmente me agrada lendo. Adoro saber que posso contar com boas resenhas de livros de todos os gostos.
    Parabéns pelo blog, Paula. :)

    ResponderExcluir
  2. Adoro V de Vingança e sushi *-*
    Ainda não li nenhum livro do John Green, mas vou ler futuramente depois que toda essa ~onda~ "Greenesca" passar.Vou assistir o filme só depois de ler o livro, mas tenho grande expectativa nos dois, espero não me decepcionar :c

    ResponderExcluir
  3. Esse livro é o melhor, o John Green é simplesmente 'O cara', impossível não se apaixonar pelo Gus e pela Hazel também ♥ Esse é um livro diferente, que mostra que para amar não existe limites.
    Estou ansiosa pelo filme ♥
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Eu ainda não li A Culpa é das Estrelas. E nem sei se vou ler.
    Todos dizem que é lindo mas, muito triste.
    Já, As Vantagens de ser Invisível, é maravilhoso! Também gostei muito!

    ResponderExcluir
  5. Com certeza é um dos melhores livros do John Green, Gus e Hazel são simplesmente perfeitos e lindos <3 é uma história que realmente nos comove, eu adorei sua resenha realmente muito boa.
    estou ansiosa para o estreia do filme o trailer está lindíssimo ♥

    ResponderExcluir
  6. No inicio do livro, fiquei pensando "Nossa, não é tudo isso que as pessoas falam." Até porque imaginava uma escrita mais... formal? Sim, em terceira pessoa e tudo mais. No entanto se trata de um "sick-lit", então acredito que nesse caso a escrita em primeira pessoa é essencial para melhor entendimento do que se passa dentro da personagem. O Gus é encantador, ao decorrer da história ele diz coisas tão simples, mas que te tocam e o que mais me chamou atenção, foi o fato de não ter sido piegas, foi tudo muito doce e espontâneo. No geral, o livro é divertido e reflexivo, fluiu muito rápido pra mim, li em poucas horas. Confesso que tinha mais expectativas para esse livro, embora tenha gostado bastante. Se pudesse definir a escrita de John Green, diria que é divertida em horas que deveria ser desesperadora. Em suma, gostei bastante do livro, não ganhou 5 estrelas no meu conceito devido a minha expectativa que foi maior do que a história podia proporcionar, mas acredito que isso seja normal. Quanto ao lance do V de vingança, fiquei "WTF?" porque não tem nada a ver. Haha Parabéns pela resenha, acho que foi a mais honesta que li a respeito desse livro.

    ResponderExcluir
  7. Simplesmente maravilhoso impossível não chora nos últimos capítulos e se colocar no lugar da Graze e imagina a tristeza de perde tão rápido um amor como esse ,é simplesmente lindo emocionante e perfeito um dos melhores livros que já li.

    http://pormarinasantana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Não li ainda. Sei que todos comentam e falam que é lindo, triste, comovente... enfim, mil coisas lindas e boas. Foi bom saber que você não chorou pelo livro e As Vantagens de ser Invisível já causou mais emoções em você. É bom ler uma opinião boa, mas uma opinião não tão deslumbrada.

    ResponderExcluir
  9. Olá! Ainda não li este livro, mas sempre vejo muita gente elogiando e parece ser muito bom. Achei engraçado você dizer que não chorou com a culpa é das estrelas, praticamente todas as pessoas que conheço que leram o livro choraram bastante rsrs
    beijos e bom final de semana ♥

    ResponderExcluir
  10. Aaaah esse livro, me faz suspirar, é um dos meus queridinhos.
    Achei a história tão linda e fofa, e delicada, e todos os adjetivos fofos possíveis e imagináveis. Estou ansiosa pra ver o filme, espero que eles não tenham mudado muita coisa, tudo o que vi no trailer eu gostei. Ansiedade mil *-*

    ResponderExcluir
  11. Li esse livro no ano passado , e ele realmente te emociona , mas eu tbm não cheguei ao ponto de chorar. Mas com o filme , tenho certeza de que vou chorar e-e É um dos que eu mais espero esse ano *-*
    E-mail: juliamariamoraes2013@gmail.com
    Nome de seguidor: Julia Moraes

    ResponderExcluir
  12. Bem eu nao li o livro mas ja vi que vou chorar pelo o que voce disse, *-* . Livro lindo ♥


    xx

    ResponderExcluir
  13. Já li o livro, e é perfeitamente perfeito! Gostei bastante da resenha, traduz bastante o livro. E estou super ansioso pelo lançamento do livro!

    ResponderExcluir
  14. Ainda não li nem A culpa é das estrelas e nem As vantagens de ser invisível, acredito que os dois devam ser realmente bons.
    Quero muito ler logo e espero poder amar a leitura!

    ResponderExcluir
  15. Nossa comprei este livro há algum tempo e não consegui ler ainda ( acho que por medo de me decepcionar), mas quero ler em breve e matar minha curiosidade e ter uma opinião formada pelo livro. Mas li As vantagens de ser invisível e realmente também a historia super emocionante pois ela é super simples e ao mesmo tempo emocionante!!

    ResponderExcluir
  16. Só de ler o título da pastagem já comecei a chorar. Esse é definitivamente um livro que eu jamais irei me arrepender de ter lido. Mal posso esperar para ver o filme.

    ResponderExcluir
  17. Eu ainda não li A culpa é das estrelas, mas já li As vantagens de ser invisível e amei esse livro, ele é demais nossa muito bom mesmo. Espero poder ler o livro do John em breve, todo mundo fala bem e o filme já esta ai só falta estrear, e eu quero muito ver.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  18. já li e não achei nada de mais o livro é bonzinho, só que é mt triste e o final mais ainda! daria 3 estrelinhas pra ele!

    ResponderExcluir
  19. é tão amor esse book, adorei vou rele-lo é pra ser ido por todos

    ResponderExcluir