Adeus à Inocência


Título: Adeus à Inocência
Autor: Drusilla Campbell
Editora: Novo Conceito
Páginas: 272
ISBN: 9788581632766

Madora vivia em Yuma, Arizona, uma cidade de edifícios térreos, restaurantes de fast-food em cada esquina, poeira, calor e vento, muitos militares e um time de beisebol muito bom, só isso. Rachel, sua mãe, dizia que Yuma havia matado seu marido e que a cidade também a estava matando. Depois da morte de seu pai, Madora que contava com apenas doze anos, sabia que não era uma garota de sorte. Seu pai fora ao deserto e metera uma bala na cabeça, depois disso sua mãe negligenciara a filha, perdendo-se enquanto entrava na história de outras pessoas assistindo televisão, isso, para Rachel, era a sua salvação. Madora descuidou dos estudos, bebia e atirava-se no rio de drogas que corria pelo centro de Yuma juntamente com sua melhor amiga, Kay-Kay. Mas, mesmo sem um pensamento analítico ou introspectivo, Madora sabia que era diferente da sua amiga e de todos aqueles vagabundos em torno dela. O que ela mais queria era não ser diferente, arrancar de si mesma a parte que era como o pai, a parte sonhadora, esperançosa, aquele tipo de pessoa que faz pedidos às primeiras estrelas. 

Em uma festa, com dezessete anos, Madora conheceu Willis Brock. 

"Ela viu dois dele, às vezes três, flutuando como uma miragem; mas sua voz era clara e forte. Abaixo desta, a batida estalando e os riffs de teclado enfraquecendo até parecerem vir lá de longe no deserto, onde devia haver uma festa acontecendo, mas nada disso a preocupava mais. 
- Não tenha medo, garotinha. Willis não vai deixar que nada de ruim lhe aconteça." (p. 14)

Cinco anos haviam se passado desde a noite em que Willis "resgatara" Madora, agora com 22 anos. Os dois viviam em uma casa no deserto da Califórnia, quase completamente isolados. Madora nutria esperanças de que Willis finalmente se sentisse pronto para casar e ter uma família, mas ele estava juntando dinheiro para terminar a faculdade de Medicina e seu trabalho como provedor de cuidados domiciliares e alguns turnos no lar de idosos não eram o suficiente, ele não estava pronto. 

Madora sabia que Willis era estranho às vezes e que existiam partes dele firmemente trancadas, partes que não eram reveladas para ela, mas isso não a impedia de ama-lo. Madora aceitava todas as coisas que vinham de Willis porque seus caprichos e excentricidades eram o preço a pagar por ser amada e ter a certeza de que ao final do dia ele sempre voltaria para ela, afinal precisava dela tanto quanto ela precisava dele, o que ele deixara bem claro desde o começo. 

"Pela experiência de Madora, mesmo as pessoas mais atraentes tinham imperfeições, uma saliência no alto do nariz ou uma pálpebra um pouco caída; mas o rosto de Willis não tinha nenhuma dessas assimetrias. Os dois lados correspondiam-se perfeitamente, e esse equilíbrio concedia-lhe não apenas beleza, mas também uma serenidade fascinante por não haver nada que precisasse ser ajustado. Na primeira vez que o viu, ele estava de pé na frente dela, na varanda da antiga casa no deserto. Tão bonito e calmo. Ela pensou que ele devia ser um anjo." (p. 23 e 24)

Os dias eram todos iguais e na memória de Madora os meses e estações se embaçavam: um verão era tão quente quanto o outro; um inverno tão seco quanto o próximo. A vida no campo parecia combinar com ela, mas a brutalidade da natureza a assustava. Ela vivia basicamente fazendo tarefas domésticas e seu único alívio era o viveiro de animais feridos e plantas murchas que cuidava. Foo, um pit bull que Madora encontrara quando filhote era a presença amigável que tornava seus dias menos monótonos, conversava com o cachorro sobre todas as coisas que lhe importavam enquanto Willis estava fora, praticamente o dia inteiro.

Sua rotina muda quando Willis leva Linda para a casa dos dois e a instala no trailer, a garota de 16 anos estava grávida e Madora passou a ser sua babá e empregada. Apesar da surpresa e confusão por ver aquela adolescente maltratada na sua casa sem qualquer aviso prévio, Madora sabe que Willis  está exercendo apenas a sua bondade, salvando uma garota grávida e faminta que perambulava pelas ruas pedindo por ajuda.

Willis encontrara Linda em Arroyo, cidade a poucos quilômetros de distância onde Madora se encontrava. Em Arroyo um jovem também tinha sua vida mudada. Django Jones acordava em um quarto quatro vezes menor que o quarto em sua casa, onde vivia com seu pai e sua mãe, agora mortos devido a um acidente de carro. Jacky Jones era um guitarrista famoso e rico, sua esposa, Caro, era uma mãe adorável. Django, com doze anos, vivia com sua tia Robin agora, sua tutora por vontade de seus pais, apesar de Django nunca ter visitado a tia e sua mãe ter uma relação estranha com a irmã. A tia era gentil, mas parecia o tipo de pessoa fria e Django sentia que não apenas seus pais haviam partido, mas o Django que vivia em Beverly Hills também.

Enquanto Robin tenta conhecer sua irmã através de Django, o garoto passa seus dias em negação até encontrar Madora e tentar descobrir qual é o seu segredo.

Adeus à Inocência, de Drusilla Campbell possui uma narrativa rápida, que até confunde um pouco no início, mas que com o decorrer da leitura acaba dando à história um tom ainda mais cru, o que combina com os personagens, lugares e acontecimentos. Um romance cheio de suspense, violência doméstica e manipulação psicológica. Drusilla mostra como é possível manipular alguém através dos seus pontos fracos, seus medos e anseios. Madora é vítima dessa manipulação e cria um laço com Willis aparentemente impossível de ser desfeito. Ele é o seu herói, o melhor homem do mundo, incapaz de fazer o mal, mesmo que suas atitudes sejam suspeitas. Madora é grata e se culpa por pensar mal de Willis.

"Tudo o que Madora sabia do mundo era o que ela vira de detrás de Willis, na ponta dos pés, olhando por cima do ombro dele. O que ele disse fazia todo o sentido." (p. 28)

Linda, mesmo revoltada por sua situação, age docilmente com Willis e descarrega seu ódio em Madora. Com punições e recompensas, Willis controla Linda, numa relação doentia que acaba envolvendo Madora.

Tanto Django e Madora tiveram suas vidas apagadas e Robin, tia de Django, está no meio dessa teia em que encontramos os personagens envolvidos, tendo seu passado "roubado".

Manipulação, vulnerabilidade, decisões erradas e segredos. Drusilla consegue desenvolver uma trama densa e instigante, um livro que não dá para parar de ler!

"- Ó meu Deus, você está de brincadeira comigo. Você é muito estúpida. Sou uma prisioneira, Madora, sou a maldita de uma prisioneira. - Exibiu os pulsos algemados como para provar. - E você quer que eu agradeça? Corta essa. Diga onde está o meu bebê. Não podem simplesmente roubar uma criança. Há leis contra isso." (p. 85)

12 comentários:

  1. Já li algumas resenhas sobre este livro mas nunca o li! Parece ser muito bom, sua resenha ficou ótima e pude entender bem qual é a estória, o que me deixou muito curiosa para conhecer o final! Achei interessante e fiquei com vontade de ler e descobrir que desfecho levará essa estória e quais segredos serão revelados, parece mesmo um livro cativante! :)
    beijos ♥
    quemprecisadetvparaverbeyonce.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Gostei da sua resenha, não estava com muitas expectativas com esse livro.
    Acho que a capa não me chamou muito atenção :/
    Mas espero poder ler em breve!

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi, Paula!
    Ótima resenha! Esclarece bem o enredo.
    Mas, sinceramente ... esta trama me deixou um pouco incomodada, não me instiga o desejo em ler "Adeus à Inocência".

    Beijos e ótima semana!

    ResponderExcluir
  4. Esse livro parece ser realmente muito bom, já li bastante a respeito dele e a sua resenha me deixou com mais vontade, espero poder ler logo e tirar minhas conclusões.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. eu ja li varias resenhas desse livro e nenhuma me deu vontade de ler.. mas a sua contou partes q me deixaram curiosa!! mesmo assim acho q nao vai fazer meu tipo, ou pelo menos, nao por enquanto!! estou numa fase feliz e que quer ler livros de comedia kkkk mas talvez eu o leia um dia :)

    ResponderExcluir
  6. Vejo que você gostou do livro, agora já vi muitas pessoas que não gostaram. Reclamam e muito sobre a narrativa ou melhor da escrita e da própria história. Como não li o livro não posso comentar muito, só posso dizer que o livro deve trazer assuntos um pouco polêmicos.

    ResponderExcluir
  7. Eu ando vendo críticas positivas e também negativas sobre esse livro , não estou com muitas expectativas para esse livro , apesar de ele parecer bom , não é muito meu estilo.. ;x
    E-mail: juliamariamoraes2013@gmail.com
    Nome de seguidor: Julia Moraes

    ResponderExcluir
  8. Eu vi quando esse livro foi lançado, mas nem prestei atenção. Porém agora lendo sua resenha fiquei bastante interessada, me parece ser um livro bem intenso e eu gosto disso. Assim que tiver a oportunidade pretendo ler.
    Bjokas!

    ResponderExcluir
  9. Achei o enredo muito bom, diferente do que pensei quando foi lançado. Gosto desse genero literario sempre nos fazem refletir.


    xx

    ResponderExcluir
  10. Não sei exatamente se tenho tanta vontade de ler este livro. Ele parece realmente que envolve as pessoas porque já li algumas outras resenhas.
    Talvez leia em um outro momento.

    ResponderExcluir
  11. Olá Paula, tudo bem??
    Adorei poder ler sua resenha sobre este livro, acabei de receber ele esta semana, e já havia lido várias resenhas dele tanto positivas como negativas e isso me faz ficar mais curiosa pela leitura!!
    Beijos e espero poder conferir em breve!!

    ResponderExcluir
  12. Eu tenho que ler esse livro, nossa ele parece ser muito bom mesmo, e o que achei mais interessante é que de certa forma a historia que se passa nele é a realidade de muitas mulheres no mundo, creio que esse livro não irá me decepcionar.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir