Lançamento de Ghost Rider: A Estrada da Cura, de Neil Peart

Best-seller escrito pelo baterista da banda Rush era aguardado há 12 anos pelo público brasileiro


Ghost Rider: A Estrada da Cura, livro que se tornou best-seller internacional e um clássico da literatura on the road, lançado originalmente em 2002 mas ainda inédito no Brasil, vai chegar às livrarias do país no dia 7 de março pela editora Belas-Letras.


A obra se tornou referência depois de Neil Peart – considerado o melhor baterista do mundo pela revista Rolling Stone – ter sofrido uma dupla tragédia, com a morte da filha única, Selena, em um acidente de carro, e da mulher, Jackie, de câncer, menos de um ano depois.

Considerada pela crítica internacional como uma das melhores obras literárias já escritas por figuras do rock, nela o músico – apaixonado por motociclismo – descreve como decidiu pegar a estrada sem destino para rodar com sua BMW R1100GS por mais de 90 mil quilômetros, durante 14 meses, em uma jornada que o ajudou no seu processo de convivência com o luto em meio à solidão da estrada, a riqueza da paisagem e os lugares e personagens que descobriu ao longo dessa trajetória. 

A história de Peart conquistou fãs no mundo inteiro, mesmo os que não eram admiradores da banda de rock. A viagem a bordo de sua moto o ajudou a lidar com a morte da mulher e da filha e a fazê-lo encontrar um novo sentido para continuar vivendo, já que a dupla tragédia também fez com que a banda parasse com as apresentações.

"O resto da bagagem que eu levaria comigo naquela manhã tinha menos volume, mas era mais pesado – eram os fardos invisíveis que me fizeram partir em uma jornada que já se assemelhava a uma espécie de exílio. (...) Eu partia com a minha motocicleta para tentar descobrir que tipo de pessoa eu me tornaria e em que tipo de mundo eu viveria".

Antes de Ghost Rider: a Estrada da Cura, o músico já havia escrito outro livro, The Masked Rider (O ciclista mascarado), em que narra suas aventuras em duas rodas, mas desta vez de bicicleta, pedalando pela África. A Belas-Letras também já adquiriu os direitos para publicação no Brasil e a obra deve ser lançada em 2015.

Leitura essencial para admiradores de Neil Peart e da banda Rush, para motoqueiros e amantes de estrada, e para quem quer descobrir, assim como ele, mais sentidos para continuar vivendo mesmo depois de ter perdido alguém.

*

"Eu certamente não estava mais interessado em tocar bateria ou escrever letras para canções de rock. Antes daquela noite em que o mundo desabou ao meu redor, eu estava trabalhando num livro sobre as minhas aventuras sobre duas rodas com meu amigo Brutus durante a recém-encerrada turnê Test for Echo, e eu não conseguia me imaginar retomando aquele projeto".

"Eu apenas permanecia em movimento, com medo de parar por tempo demais, com medo de me dar tempo para pensar".

"Um pouco antes naquele verão, ao contemplar as ruínas da minha vida, eu tinha decidido que minha missão agora seria proteger certa essência que havia dentro de mim, uma força vital que brotava, um espírito frágil, como se eu envolvesse com as mãos uma vela bruxuleante. Nas cartas, passei a denominar essa chama remanescente de 'minha alma de bebê'; decidi que, a partir daquele instante, a minha tarefa seria cuidar daquele espírito da melhor forma que eu pudesse".

15 comentários:

  1. Este livro tem tudo para se tornar um sucesso!
    Aguardo ansiosa para conferir esta historia emocionante!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Acredita que eu não conhecia o Rush...?
    Fiquei me sentindo uma deslocada do mundo agora...rs'
    Realmente teve ter sido muito difícil para ele ter duas perdas assim tão perto uma da outra - mesmo que fosse em um maior espaço de tempo...
    Não gosto muito de biografias ou livros do tipo, mas realmente me senti tentada a ler...
    E além de tudo amo motos...

    Beijos...
    http://ceciliabraz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Esse livro de cara não me interessaria, mas depois de ler o que você escreveu até que fiquei interessada em saber sobre os sentimentos dele, como ele lidou com o luto e tudo mais. Não é um dos meus gêneros preferidos mas esse me ganhou pela curiosidade. Se tiver a oportunidade quero muito lê-lo.
    Bjokas!

    ResponderExcluir
  4. Conheço Rush e até gosto de algumas músicas, mas não tinha conhecimento a respeito desses acontecimentos na vida do baterista da banda. Deve ser no mínimo difícil lidar com duas perdas em um intervalo tão pequeno. É incrível e interessante ao mesmo tempo como muitas vezes buscamos formas alternativas para disfarçar a dor, o Neil encontrou isso nas estradas. Não tenho dúvidas de que essa será uma leitura intensa e cheia de emoções.

    ResponderExcluir
  5. Não me interessei pelo livro, mas acho que é uma boa oportunidade pros fãs *-*

    ResponderExcluir
  6. Quanto tempo para chegar ao Brasil, não tinha me interessado pela história, mas a resenha me bateu uma vontade de ler. Deve ser ótimo!

    ResponderExcluir
  7. Uau! gente fiquei apaixonada pelo livro agora. Parece ser incrível, uma história de superação linda, estou muito curiosa mesmo. Com certeza eu vou ler! obg pela dica ^^

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Se eu ler esse livro , provavelmente vou chorar , ele parece ser muito emocionante. Fiquei super curiosa pra ler.
    E-mail: juliamariamoraes2013@gmail.com
    Nome de seguidor: Julia Moraes

    ResponderExcluir
  9. Eu não estou muito animada para ler este livro não, nem a capa me agradou e a história não foi muito chamativa. Apesar de eu gostar de dramas. Mas não leria no momento.

    ResponderExcluir
  10. Oi Paula, nossa demais poder conhecer este livro, pois sempre que conhecemos um livro que faz muito sucesso sempre desperta nossa curiosidade e apesar não conhecer o autor, creio que este livro traz todo um sentimento de força e luta para superar a perda. Com toda certeza vou querer conferir.
    Beijos ♥

    ResponderExcluir
  11. Eu quero este livro. Tem algumas histórias que você bate e olho e logo se apaixona. Foi isso que ocorreu com a sinopse deste livro comigo. Eu preciso urgentemente do meu exemplar.

    ResponderExcluir
  12. Ainda não li nenhum livro da editora, mas esse lançamento parece ser muito bom, e eu fiquei bem curiosa para ler esse livro, irei aguardar uma resenha dele para tirar outras conclusões.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  13. gostei desse lançamento me chamou atenção e parece ser bom esse livro! a editora ta de parabéns

    ResponderExcluir
  14. Super legal esse livro, ainda não sabia nada sobre ele mas pelo que li ele é bastante interessante, fiquei curiosa e com certeza vou ler.

    ResponderExcluir
  15. é legalzinho o titulo, agora tem que ver o conteúdo néh, esse parece ser muito bom! vou pesquisar sobre ele

    ResponderExcluir