O Mundo Pelos Olhos de Bob


Título: O Mundo Pelos Olhos de Bob - As Novas Aventuras de James e Seu Gato

Autor: James Bowen
Editora: Novo Conceito
Páginas: 222
ISBN: 9788581633640

O Mundo Pelos Olhos de Bob, de James Bowen, é a continuação do best-seller Um Gato de Rua Chamado Bob (resenha aqui). No primeiro livro conhecemos James, ex-viciado em heroína, e Bob, um gato laranja que James encontrou no andar térreo do prédio em que morava, uma moradia subvencionada em Londres. A primeira vez que se encontraram foi na primavera de 2007 e desde então não se largaram mais. Foi o início de uma bela amizade e Bob se transformou na grande motivação para a recuperação de James. 

Mas nem tudo é um mar de rosas e no segundo livro James e Bob continuam passando por sufocos.

"Não foi uma jornada fácil. Longe disso. As coisas nunca são fáceis para um viciado em recuperação. Eu ainda tinha o hábito de dar dois passos à frente e um para trás, e trabalhar nas ruas não contribuía muito nesse aspecto, pois não é um ambiente onde a bondade humana transborda. Sempre havia encrenca ao virar a esquina, ou então a encrenca aparecia para mim: eu tinha um talento especial para atraí-la." (p. 16)

Os dois amigos agora eram vendedores ambulantes de revistas pelas ruas de Londres (Bob tinha até mesmo um crachá, assim como James) e apesar de valorizar o que tinha, ou seja, sua quitinete e o trabalho com a The Big Issue, James ansiava desesperadamente por sair das ruas, deixar aquela vida, só não sabia como aquilo seria possível. 

Muitas pessoas já conheciam Bob por meio de vídeos no Youtube e James sempre era parado para que turistas pudessem tirar fotos daquele homem com um gato nos ombros. Mas nem todos apreciavam a amizade dos dois. Alguns achavam que James maltratava Bob, outros pensavam que ele usava o gato para vender mais revistas e algumas pessoas acusavam James de drogar Bob para o gato fazer os truques que encantavam os transeuntes! 

O mau-humor ataca, uma doença grave acaba se tornando um grande obstáculo e o medo de voltar ao vício atormenta James, mas ambos também se divertem e conhecem pessoas boas. 

Neste livro James conta situações divertidas (e outras perigosas) em que passou com Bob, situações que marcaram sua memória, alguns momentos de seu passado que prefere deixar bem lá pra trás e reflete sobre tudo o que acontece ao seu redor, descobrindo que existe uma saída. 

O Mundo Pelos Olhos de Bob é um livro que trata de amizade, medo e esperança. James se abre mais nesse segundo livro, descobrimos mais o que ele pensa e sente e como é a vida nas ruas, também ficamos sabendo mais sobre o seu passado, mas sem detalhes, James deixa claro que não quer falar sobre ele, os anos que passou usando drogas são extremamente dolorosos de serem lembrados e ainda pairam como fantasmas sobre ele, no entanto, Bob ajudou James imensamente em uma nova jornada que o levou a descobrir vários significados novos que não faziam parte da sua vida.

Um livro bonito e que traz um relato honesto, impossível não torcer pelo James e se apaixonar pelo Bob. 

Em março a Editora Novo Conceito estará lançando Bob - Um gato fora do normal, uma versão inédita, com fotos coloridas do best-seller Um Gato de Rua Chamado Bob.

E no Top Comentarista desse mês, além do livro O Mundo Pelos Olhos de Bob, os prêmios são:

- 1 exemplar do livro Um Gato de Rua Chamado Bob
- 1 pôster O Mundo Pelos Olhos de Bob
- 1 adesivo para celular O Mundo Pelos Olhos de Bob
- Marcadores diversos

Para participar leia as regras aqui.

15 comentários:

  1. A muito tempo já quero ler este livro principalmente pq amo gatos <3 <3 Parece ser um livro muito lindo e ter uma história muito fofa da amizade de James com Bob *---*

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Pena que nao li nenhum livro dessa serie, porem achei o livro bom qe sabe um dia nao consiga lelo (mesmo nao sendo muito fan de gatos)


    xx

    ResponderExcluir
  3. Estou louca pra ler esses livros, adoro historias que falam de relacionamentos entre animais e humanos, por isso estou participando do Top desse mês *-*

    ResponderExcluir
  4. Oi, Paula!
    Pela sua resenha, Bob precisa mais do que nunca permanecer ao lado de James.
    Deve ser tão ou mais emocionante que o primeiro livro!
    Eu quero muito ler este livro!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Gente, esse livro deve ser muito bom, porque o que já li de críticas positivas me fizeram querer muito lê-lo também. Estou muito interessada em saber como é o desenrolar de uma história de amizade entre uma pessoa e um gato, bem diferente né.
    Bjokas!

    ResponderExcluir
  6. Quando foi a uma livraria, folheei o livro e não resisti, acabei lendo o primeiro capítulo. Eu sou apaixonada por gatos, tenho certeza que ao ler esse livro, irei me emocionar com a história. Histórias que envolvem animais são sempre muito bonitas, porque muitas vezes o animal consegue ser mais humano do que o próprio ser humano. Espero ter a oportunidade de ler essa série linda. Fiquei muito feliz ao saber que terá um terceiro volume.

    ResponderExcluir
  7. Quero ler o livro a muito tempo. Mas ainda não consegui tê-lo, mas espero consegui-lo em breve. Acho a história bem bacana! Ótima resenha.

    ResponderExcluir
  8. Estou querendo ler esse livro já faz um tempo , então tô torcendo pra ganhar o TOP COMENTARISTA desse mês rs
    E-mail: juliamariamoraes2013@gmail.com
    Nome de seguidor: Julia Moraes

    ResponderExcluir
  9. AAAAAAAAA *0*
    Eu tenho o primeiro livro aqui na minha estante mas ainda não deu para ler. Quero muito começar ele para ler logo ''O mundo pelos olhos de Bob'' e conhecer essas histórias do gatinho *-*

    ResponderExcluir
  10. Olá Paula, tudo bem??
    Ainda não tive a oportunidade de ler o primeiro livro, mas tenho os dois na lista de livros desejados, pois creio que deve ser uma historia super emocionante, e também por que a amo animais e nunca li um livro que tivesse um como protagonista!
    Beijos e espero poder ganhar o top comentarista e "devorar" esta historia!!
    Beijos ♥

    ResponderExcluir
  11. Muitos amigos meus já leram esse livro e falaram maravilhas dele. Isso me deixou muito curiosa sobre ele.

    ResponderExcluir
  12. Gente eu ainda não li nenhum livro desse autor, e olha que eu quero muito, o livro sobre o gato Bob parecem ser tão lindos, esse segundo livro parece ser mais divertido que o primeiro, espero ler em breve.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  13. Quero muito ler esse livro, me parece que ele é mt bom, o primeira li e gostei queroo esse agora porque é tão legal, acredito eu!

    ResponderExcluir
  14. Esse livro parece ser super bom, gostei bastante da capa dele assim como da sinopse, acho que se fosse para compra-lo só pela capa eu compraria. Amei a sua resenha, espero poder ganhar o top e conhecer o mundo de bob.
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. é tão fofo os gatinhos, parece ser bem legal, tem um gato de rua chamado bob, o segundo e esse!
    eu quero muitooo ele

    ResponderExcluir