Resenha Premiada: Rose na Tempestade


Título: Rose na Tempestade
Autor: Jon Katz
Editora: Novo Conceito
Páginas: 235
ISBN: 9788581632834
Comprar: Comparar preço


Narrado sob o ponto de vista de Rose e com pouquíssimos diálogos, Rose na Tempestade, de Jon Katz, conta a história de Rose, mistura de cão pastor com border collie, que está com Sam desde filhote, há seis anos. Rose é uma cadelinha que trabalha duro na fazenda lado a lado com Sam. Seu trabalho e esforço deixam o dono extremamente satisfeito. 

"Ela parecia ter um tipo de mapa da fazenda dentro da cabeça, uma imagem de como tudo tinha de ser. Sempre que algo estava errado ou fora de lugar, um animal doente, uma cerca derrubada, um intruso, ela sabia no mesmo instante, e chamava a atenção para o fato, farejando, latindo, andando em círculos. Parecia a Sam que Rose atualizava constantemente o mapa." (p. 10) 

Sempre focada em seu trabalho, protegendo a fazenda como se fosse sua, Rose vê seu mapa mudar drasticamente. Primeiro, com o sumiço de Katie, que procura todos os dias na casa da fazenda e pelos arredores e, mesmo sentindo-lhe o cheiro em toda parte da casa, não consegue colocá-la no mapa, mesmo assim, ela ainda está lá. Segundo, uma grande tempestade se aproxima.

"Um senso de prontidão estendera-se pela fazenda e em sua criaturas, uma quietude, uma formalidade, talvez. A notícia sobre a tempestade circulara entre os animais por meio de um entendimento próprio, algo que Sam vira muitas vezes antes. Os animais se agrupavam e erguiam o focinho e as orelhas para o céu. Os olhos abertos, vigilantes. O sentimento se alastrara para os bois e as vacas, as galinhas e os carneiros, para Carol, a mula, as gatas do celeiro. Chegou até a se estender às três cabras, criaturas incômodas, vorazes, que suscitavam motivo para desafiar Rose toda vez." (p. 30 e 31) 

Sam e Rose precisam preparar a fazenda e proteger os animais para a maior tempestade que já viram, além de permanecerem fortes, enquanto fora da casa da fazenda tudo fica completamente branco e o controle do tempo e do espaço escapam. 

Confesso que no início da leitura de Rose na Tempestade pensei em desistir, não me empolguei, simpatizei... mas no decorrer da leitura fui cativada pela história, bastante original, e pela narrativa sutil. 

Jon Katz consultou cientistas de comportamento animal para compor essa bela história, o que a torna bem convincente. Rose na tempestade não é o tipo de livro "OMG! Como bichinhos são fofinhos!". Sob o ponto de vista de Rose observamos o comportamento dos animais da fazenda, como Winston, o galo, Blackface, líder das ovelhas, Brownie, o gigantesco touro jovem, entre outros, e Carol, a mula, que acaba por revelar uma das cenas mais emocionantes do livro. Observamos também o dia-a-dia de uma fazenda, os coiotes que circulam por lá atrás de alimento e acabamos nos deparando com um cão selvagem que possui uma história. 

Rose na Tempestade traz uma história de bravura, lealdade e heroísmo, cercada por uma aura de misticismo. Um livro que emociona por seu aspecto espontâneo e natural.

Ficou com vontade de ler o livro? Aproveita e participe da promoção!

Como participar?

É bem fácil. Você deve ter endereço de entrega em território nacional e preencher o formulário.

Observações:

- A promoção começa hoje (31/03/2014) e termina no dia 20/04/2014
- O resultado será divulgado aqui no blog, no Twitter e na Fan Page do blog
- Entrarei em contato com o(a) ganhador(a) por e-mail que terá 72 horas (3 dias) para responder
- O livro será enviado no prazo de até 30 dias

a Rafflecopter giveaway

30 comentários:

  1. Eu já tinha visto esse livro em vários blogs e a capa dele sempre me chamou atenção, com essa resenha ainda <3
    Vou participar dessa promoção!
    jaynnedsouza@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Eu já tinha lido algumas resenhas desse livro, e sinceramente não me interessei porque raramente gosto de livros com animais. Então não pretendo ler esse.

    ResponderExcluir
  3. Esse livro tem cara de Sessão da Tarde, com aqueles animais que falam, sabe? Mas não é algo ruim, gosto de livros e filmes assim. Certamente leria.

    Participando.
    desbravadoresdelivros@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Eu já tinha visto o livro em alguns blogs, antes eu não estava com vontade de ler o livro, porém agora estou curiosa para saber do por quê desse livro ser tão bem falado!
    brunasouzza_@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. Oi, bom, eu ainda estou na duvida se leio ou não esse livro, pois vi resenhas negativas sobre ele, que me desanimaram, ai vem uma resenha como a sua e faz com que eu fique ainda mais na duvida, quem sabe eu venha a dar uma chance ao livro.
    milarosadasilva@gmail.com
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  6. Vi muitas resenhas diferentes sobre esse livro, muitas positivas e também muitas negativas, será porque que tantas pessoas não gostaram, porque eu li a sua e adorei. Tomara que eu ganhe pra poder ler e tirar minhas conclusoes :)

    sabrinafintoi@gmail.com

    ResponderExcluir
  7. Comprei esse livro recentemente , mas não sabia muito da história...
    Imagino que não deva ser o melhor livro, mas a premissa é interessante e diferente !
    Espero lê-lo em breve .
    nessagrandin29@gmail.com

    ResponderExcluir
  8. Capa perfeita :) gosto muito de histórias que se passam no inverno, quem sabe mais pra frente eu possa ler.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia, flor.
    A estória desse livro é encantadora. Essa Rose deve ser muito fofa. O que ela é capaz de fazer por amor ao seu dono e com que dedicação ela se dá Vou amar ler este livro e conhecer mais sobre ela. Beijos.
    elizabethmsalles@hotmail.com

    ResponderExcluir
  10. Eu gostei muito da capa, parece ser um livro muito bom, apesar de parecer também ser triste, não adianta, livros/filmes/séries com cachorros sempre são tristes u.u
    E-mail: juliamariamoraes2013@gmail.com
    Nome de seguidor: Julia Moraes

    ResponderExcluir
  11. Essa resenha realmente me surpreendeu! Não dei muita atenção para este livro quando o vi pela internet mas agora fiquei curiosa para conhecer esta história. Com certeza entrou para minha lista de desejados, e está capa é fofa demais!!
    mih.prado@hotmail.com

    ResponderExcluir
  12. Amo histórias com animais, me emocionam muito geralmente, adoraria conhecer a bravura dela....

    ResponderExcluir
  13. Oi, Paula!
    Sabe, esse livro sempre me deixou curiosa, pelo fato de eu ter um cão border collie. Mas agora, após eu ler a sua resenha, tenho certeza: eu quero muito ler Rose na Tempestade!
    Deve ser mesmo uma história emocionante!!

    ResponderExcluir
  14. Ops, esqueci o e-mail:
    estrela.fabi13@hotmail.com

    Abraços!!

    ResponderExcluir
  15. Tenho vontade de ler esse livro mas até o presente momento não me foi possível. Gostei muito da sua resenha, parabéns.
    mgrezender@gmail.com

    ResponderExcluir
  16. A capa é lindo! Amo histórias de animais <3
    eeeelleeeen@gmail.com

    ResponderExcluir
  17. Já vi tantas resenhas positivas e negativas desse livro, que estou com uma enorme dúvida sobre ler ou não ler.
    Parece ser um livro maravilhoso, mas estou tão cansada de chorar por causa do cachorro! rs
    Amei a sua resenha!

    ResponderExcluir
  18. A capa é realmente linda
    Livros sobre animais não gosto muito,mais quem sabe com esse eu me surpreenda!!

    ResponderExcluir
  19. Ai que lindo! Parece ser uma historia bem fofa e tocante. Adoro historias assim, principalmente com animais. Embora faça tempo que não leio uma dessas. Mas acho que é por que não tem muitos livros que seguem esse tema. E eu amei essa capa *-*
    Espero ganhar esse livro!
    pamelaa_ms@hotmail.com
    Bjs

    ResponderExcluir
  20. Achei a capa super fofinha, amo histórias com animais!! Sempre acabo me emocionando e chorando muito. E pela resenha parece que é uma história triste... não é?? Mas fiquei com vontade de ler...

    erikarufo@gmail.com

    ResponderExcluir
  21. participando e curiosa!
    schildtpsico@gmail.com

    ResponderExcluir
  22. A capa é super linda e eu já tinha lido a sinopse desse livro, mas nenhuma resenha e a sua só me fez querer mais ainda esse livro, achei bem interessante ser um livro escrito pela perspectiva a de um cão, enfim, adorei a resenha e quero muito conhecer a história de Rose <3

    ResponderExcluir
  23. Esqueci do email, ops, desculpe-me :$ kk
    Larii.rock@gmail.com

    ResponderExcluir
  24. own tadinha da Rose kkkkk o sam explorando o trabalho da bichinha :3
    pela resenha o livro parece muito aqueles filmes de sessao da tarde com cachorros, fiquei com muita vontade de ler, mas ao mesmo tempo com receio :( pq em historias de animais, geralmente estes morrem. vou participar, se eu ganhar, lerei :)
    jackmb10@hotmail.com

    ResponderExcluir
  25. Parabéns pela resenha, participando *-*
    paulloo311@gmail.com

    ResponderExcluir
  26. Esse livro deve ser lindo, quero muito ♥
    Participando!
    vivi-vitoria-vivi@hotmail.com

    ResponderExcluir
  27. Eu achei linda a capa desse livro e a história parece ser boa. Bela resenha
    Participando
    lais_dsc@hotmail.com

    ResponderExcluir
  28. Aaaaaaaah, já mandei o email com meus dados *---*
    Muito obrigada...

    ResponderExcluir