Apenas Um Ano


Título: Apenas Um Ano (Apenas Um Dia #2)
Título original: Just One Year (Just One Day #2)
Autor: Gayle Forman
Editora: Novo Conceito
Páginas: 352
ISBN: 9788581636719

Apenas Um Ano é o segundo volume de uma duologia. Se você não leu o primeiro volume, Apenas Um Dia (resenha aqui) este post possui spoilers!

Willem acorda em um hospital sem saber em que lugar do mundo está, mais uma vez sozinho e com a sensação de que alguém o espera. Assim que a memória vai retornando ele busca freneticamente por Lulu, mas ela não está em nenhum lugar, nem mesmo nos pertences deixados na boate de Céline, completamente impessoais. 

Aquele dia em Paris fora mágico mas o rapaz que vive como um andarilho há dois anos precisava voltar para sua casa na Holanda, coisa que não o agrada muito e que se torna bastante difícil quando percebe que Lulu é uma imagem que não sai da sua mente. Willem deseja encontrar a garota que mexeu tanto com ele, mas diferentemente de todas as outras garotas, Lulu parece não estar esperando por ele em nenhum lugar. Ele nem ao menos sabe o seu nome verdadeiro. 

Enquanto percorre lugares como México e Índia, buscando pelo anonimato da estrada, Willem descobre mais sobre si mesmo e acaba duvidando do destino e sua força. 

"Um voo longo. Jetlag. Imigração. Inspeção aduaneira. E, então, finalmente, aquele primeiro passo dentro de um lugar novo, aquele momento de regozijo e desorientação, um alimentando o outro. Aquele momento quando qualquer coisa pode acontecer". (p. 59)

Em Apenas Um Ano, de Gayle Forman, último livro da duologia Apenas Um Dia, o leitor acompanha Willem, o misterioso ator do primeiro volume de quem pouco temos informações. Neste volume descobrimos diversos aspectos da vida de Willem, seus maiores medos e tudo o que levou o rapaz a desejar o anonimato e uma vida nômade, sem grandes laços ou amizades duradouras. 

Mais do que focar no romance dos dois jovens, a autora trabalhou o crescimento dos dois personagens nessa duologia e, mais uma vez, como no volume anterior, em meio a encontros e desencontros de si mesmo, o personagem se questiona, reflete e amadurece, deixando para trás uma fase de sua vida para embarcar em outra. 

Assim como nas viagens de Willem, onde ele dá o primeiro passo rumo ao desconhecido, dessa vez o rapaz dá os primeiros passos rumo a uma fase de sua vida que ele não faz ideia para onde pode ir, mas com toda uma base e experiências que o libertam de uma variedade de medos e angústias. 

Sem clichês e mais maduro, Apenas Um Ano é um livro bonito e sensível, com cenários magníficos.

Um comentário:

  1. Eu amei Apenas Um Dia e faz tempo que estou louca para poder ler o segundo livro! A escrita da Gayle Forman sempre consegue me prender, e sua resenha aumentou ainda mais a minha vontade de mergulhar na história :)

    http://sobrecontarhistorias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir