O Grifo de Abdera


Título: O Grifo de Abdera
Autor: Lourenço Mutarelli
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 280
ISBN: 9788535926293


Lourenço Mutarelli é Mauro Tule Cornelli. Também é Paulo Schiavino e Raimundo, vulgo Mundinho. Mauro é Mauro, mas também é Oliver Mulato. Oliver tem quarenta e oito anos e é professor de educação física. Mauro tem quarenta e nove anos e é escritor. Ele está escrevendo um livro agora.

"Apesar do protagonista dessa história ser Oliver, vou ter que falar de mim muitas vezes. Afinal, eu também sou ele. E, embora as pessoas não percebam, nós somos idênticos". (p. 19)

Paulo Schiavino desenha as HQs em que Mauro é roteirista. Os dois publicam sob a alcunha de Lourenço Mutarelli e é Mundinho, um cara descolado e com ginga de malandro, que dá corpo ao personagem criado pelos dois. 

Depois que Mauro recebe de um estranho uma moeda de centenas de anos em promessa do pagamento de uma dívida ancestral, alguma coisa muda. Oliver não conhece Mauro, nem Paulo ou Lourenço, nem Raimundo. Mas depois da moeda (ou da omelete com um resto de queijo gruyère feita por Mauro), Oliver passa a agir de uma forma diferente. O professor de educação física passa a ter crises onde dispara frases desconexas e chulas em espanhol, o que lhe rende vários problemas. Oliver não tem consciência da presença de Mauro, mas Mauro sim. 

"No início, ter a cognição de Oliver me paralisava e quase me enlouqueceu". (p. 29)

Surge o duplo. Enquanto Mauro sofre um bloqueio, Oliver aproveita para experimentar sua habilidade de desenhista. A HQ de Oliver, que pode ser de Paulo ou Mauro, está encartada no livro (mais ou menos 80 páginas, que não quebram a leitura, mas a complementam) e a partir dessa ligação surge um labirinto de experimentações onde o autor explora suas diversas facetas. Aliás, não só explora, como desconstrói (e desmembra) e então coloca as peças no lugar (?). 


O Grifo de Abdera é o primeiro trabalho do Lourenço Mutarelli com o qual tenho contato. Acredito que quem acompanha seus trabalhos há mais tempo irá identificar muito mais elementos em O Grifo do que eu. Mesmo assim, não senti que a leitura tenha sido prejudicada ou tenha perdido a qualidade. O Grifo de Abdera compreende mistérios que vão além de um indivíduo ou dois, mas engloba encontros e desencontros universais e o tédio (ou o cotidiano sem qualquer tipo de maquiagem). E, é claro, o autor aproveita e comenta sobre literatura e o mundo literário, com humor e ironia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário