O Vilarejo


Título: O Vilarejo
Autor: Raphael Montes
Editora: Suma de Letras
Páginas: 96
ISBN: 9788581053042

Os três cadernos muito finos de capa de couro adquiridos juntamente com milhares de livros por um sebo chamaram a atenção de Raphael Montes, que se deparou, entre a caligrafia feminina em tinta velha e desbotada, com ilustrações que retratavam verdadeiros horrores. O texto nas folhas malconservadas vinham numa língua estranha, traduzidas pelo assombrado Raphael, que encontrou nessas linhas histórias cheias de maldade e terror, sofrimento e violência. 

Assim é o prefácio de O Vilarejo, que torna Raphael Montes, o autor, tradutor dessa obra de terror que chega as mãos dos leitores, o que dá um toque de realidade a todos os acontecimentos tão macabros que encontramos no livro, ou melhor, nos diários de Elfrida Pimminstoffer, uma mulher que descreve acontecimentos perturbadores ocorridos em um vilarejo que sumiu do mapa. 

Divido em sete capítulos, encontramos a história de diversos personagens que viveram naquele vilarejo castigado pelo frio e pela fome. Cada capítulo apresenta um personagem e, com o decorrer da leitura, as histórias e os personagens vão se interligando, o que faz com que o leitor possa ler os capítulos na ordem que desejar. 


A narrativa de Raphael Montes traz o ser humano em estados e situações dramáticas que o levam a cruzar uma linha que não tem volta, arrastando-o para um universo cruel e insano. 


Com uma edição caprichada (ótimas ilustrações de Marcelo Damm e respingos de sangue pelas páginas), o livro peca apenas pela falta de sutileza, fazendo com que o texto caia um pouco no clichê, ainda assim, é uma leitura rápida, que não empaca e com um final que surpreende o leitor. 

Um comentário:

  1. Esse foi uma das minhas melhores leituras no ano passado.
    Ando recomendando pra todo mundo.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir