On The Road

O livro On The Road (1957), de Jack Kerouac, foi escrito em um rolo de papel de 120 pés (36 metros aproximadamente), com espaços simples e sem margens. O autor alegou que não teve a ajuda de nenhum estimulante, apenas café. Kerouac chamou o original de The Scroll (rolo).




O rolo ainda existe e foi comprado em 2001 por 2,43 milhões de dólares! 

O livro, que recebeu o título de On The Road (e aqui no Brasil Pé Na Estrada, apesar de ninguém o chamar assim), é considerado a obra-prima de Kerouac. Ele é quase totalmente biográfico, tornando-se difícil apontar o que é ficção e o que não é. 

A história é narrada por Sal Paradise, alter ego confesso de Jack Kerouac, que conta suas viagens pelos Estados Unidos. Dean Moriarty, companheiro de viagens de Paradise, é o alter ego de Neal Cassady, companheiro de viagens de Kerouac na vida real. Talvez não haja nenhum personagem fictício em On The Road

Paradise e Moriarty viajam por anos pelas estradas americanas, sem destino, de carona. Durante o caminho encontram todo o tipo de droga, pessoas, música, sexo e, de certa forma, a própria espiritualidade. A narrativa é bem ligeira e acessível, tornando-se muito agradável.

No entanto, é um livro muito diferente dos que se faziam na época, com mensagens bem distantes do tão propagado "american way of life"

O livro ganhou uma adaptação cinematográfica, com direção de Walter Saller e o primeiro trailer já foi divulgado, além de várias fotos. O filme irá estrear em maio, durante o Festival de Cannes. Parece que no Brasil a estréia será em junho e o filme ganhará o título Na Estrada - On The Road.


Mas On The Road "rodou" muito para ser filmado. Em 1950, Jack Kerouac enviou uma carta a Marlon Brando dizendo para "rezar para que fosse feito um filme" de On The Road

Existem diversas lendas de como Coppola comprou os direitos para filmar o longa. Conta-se que que Jean-Luc Godard havia demonstrado um enorme interesse em dirigir o filme. Mas muitos consideravam o filme "infilmável", já que o livro é narrado em primeira pessoa numa velocidade alucinante. 







Elenco

Sal Paradise (Sam Riley)
Dean Moriarty (Garrett Hedlund)
Marylou (Kristen Stewart)
Camille (Kirsten Dunst)
Old Bull Lee (Viggo Mortensen)
Jane Lee (Amy Adams)
Carlo Max (Tom Sturridge)
...

Um comentário:

  1. Olá! Bem legal seu blog, estou seguindo :)

    Interessante essa matéria que você escreveu, não sabia que ele tinha sido escrito num rolo. Esse livro tem na biblioteca da fac, pegarei pra ler com certeza, antes do filme estrear. Aliás, estreia quando?

    Paula, dá uma curtida(ou compartilhe) no meu post novo (do dia 18), pra incentivar meu trabalho, se puder http://www.folhasdesonhos.blogspot.com
    E se não conhece, aproveite pra conhecê-lo primeiramente, claro! ;)

    abraços,
    Luciana

    ResponderExcluir