Pankada


Título: Pankada
Autor: Paulinho Faria
Editora: Patuá
Páginas: 137
ISBN: 9788564308244

Paulinho Faria é ator, dramaturgo e diretor de teatro. Divide-se entre a escrita, fotografia, uma companhia de teatro e é professor de Jiu-Jitsu, boxe e MMA da sua própria equipe.


Paulinho não tinha intenção alguma de lançar um livro, apesar de sempre ter gostado de escrever e de vez em quando publicava alguns contos em seu blog. Para a sua surpresa, uma amiga reuniu esses contos, levou a uma gráfica e lhe entregou no dia de seu aniversário. Depois da insistência por parte dos amigos que se encontravam na confraternização e que leram seus contos em voz alta, Paulinho organizou os contos e lançou Pankada no início deste ano. 


Sempre é bom encontrar um livro que te surpreende e foi o que aconteceu com Pankada. Dos 17 contos que formam Pankada eu posso garantir que todos me agradaram (desde os títulos até os contos, aliás, adorei os títulos dos contos!), especialmente por ser fã de Bukowski e encontrar na narrativa do autor uma grande simpatia pelo velho Buk. O autor de Pulp é até mesmo citado em dois contos (Passeios Pelo Centro da Capital e Cacho de Marimbondo). 

Sei que para quem é fã de algum autor é difícil simpatizar com outro autor que parece se assemelhar na escrita do outro, mas com Paulinho é diferente. Em seus contos dá para perceber que ele não está simplesmente copiando o estilo de Bukowski, seu estilo é sincero, bastante cru e irônico: são ingredientes que o velho Buk usava mas que o autor de Pankada usou ao seu modo, deixando de ser um escritor que apenas copia o estilo de outro para criar o seu próprio. No entanto, é impossível não lembrar de Bukowski e a leitura de Pankada é simplesmente deliciosa e fascinante. Sim, eu sou fã de autores que criam histórias incríveis a partir de fatos corriqueiros e banais e analisam o mundo ao seu redor de forma bastante crítica e ao mesmo tempo hilária. Existem momentos em que até mesmo o leitor se sente em uma pegadinha e então leva uma "pankada" na cara. 

Recomendo o livro, especialmente aos fãs de Bukowski, que não irão se decepcionar. 

Um comentário:

  1. Capa bonitinha. Cotos são mais rápidos e fáceis de ler. Também gosto quando apontam fatos/situações cotidianas, uma boa jogada. O título é interessante e me fez pensar numa outra temática.

    ResponderExcluir