Near Dark


"Aquelas pessoas não são normais. Pessoas normais não cospem a bala quando atiramos nelas." (Loy Colton) 



Existem muitos filmes sobre vampiros, mas poucos são legais. Quando Chega a Escuridão, de 1987 e dirigido por Kathryn Bigelow (primeiro longa da cineasta. Foi também a primeira mulher a ganhar um Oscar de Melhor Direção por Guerra ao Terror), é um desses filmes bacanas, mas que só conseguiu reconhecimento a pouco tempo.

Na época de seu lançamento recebeu boas críticas, no entanto, o "western" de vampiros não encontrou o seu público, que surgiu aos poucos, dando ao filme o status de um dos clássicos do trash.

A história gira em torno de Caleb Colton (Adrian Pasdar), típico cowboy americano. Em uma certa noite conhece uma garota, Mae (Jenny Wright), que apesar de agir de uma forma estranha, encanta Caleb. A moça pede uma carona e, perdendo a noção do tempo, fica desesperada para voltar para casa, onde diz estar com "alguns amigos". Conversa vai, conversa vem, os dois se beijam e Mae morde Caleb. Mae vai embora correndo, e Caleb começa a passar mal. Quando chega a manhã, o corpo de Caleb começa a queimar.

Quando está prestes a chegar em casa, uma van com os vidros tampados recolhe o rapaz, enquanto seu pai e sua irmã mais nova observam de longe.

Dentro da van, Caleb conhece os amigos de Mae, todos vampiros, que agem como uma família (digamos, nada convencional). Jess (Lance Henriksen), é o pai, o grande chefão do grupo, Diamondback é parceira de Jess e adora manusear facas e canivetes, Severen (Bill Paxton) é o vampiro "porra-louca", o mais mortal de todos e, por fim, Homer, um velho em um corpo de criança, fuma, bebe, fala palavrão e é o que mais inferniza a vida de Caleb.

A "grande família" viaja por todo país, roubando carros, procurando alimento e fugindo da luz.

O final eu não irei contar, mas, para desapontamento de alguns, é bem sentimental.

Haveria um remake do filme, mas sua refilmagem foi cancelada pelo fato da sinopse ser parecida com a saga Crepúsculo.

Uma curiosidade: a palavra "vampiro" não é mencionada nenhuma vez no filme.

Um comentário:

  1. Nunca tinha ouvido falar neste filme, mas eu gostei do seu review!!!

    ResponderExcluir