Nordkraft é um filme junkie (mais do que isso, vamos lá) dinamarquês de 2005 dirigido por Ole Christian Madsen. Vendo a estética do filme, é impossível não perceber que o longa bebeu muito da fonte de Réquiem para um Sonho (2000). Aliás, a estética visual alucinógena do filme torna-o muito mais interessante que Trainspotting (1996).
Apesar do título não ser muito conhecido por aqui, o filme ganhou atenção da crítica no Robert Festen, um festival de cinema que ocorre em Copenhague, capital da Dinamarca. Em 2006, o longa recebeu os troféus de Melhor Ator Coadjuvante (Thure Lindhardt), Melhor Canção (Please You, do The Raveonettes), Melhor Som e Melhor Maquiagem.
A história apresenta três personagens que não se conhecem e vivem em núcleos separados, mas todos encontram-se ligados pelo uso de drogas. Maria (Signe Egholm Olsen), conhecida como "dama do tráfico", anda por algumas cidades transportando haxixe. Allan (Claus Riis Østergaard) é um ex-viciado em cocaína que tenta seguir um padrão de vida "aceitável". Por último, Steso (Thure Lindhardt), um dependente químico assumido que não aceita nenhum tipo de tratamento e vive falando sobre suas teorias.
Na verdade, são três personagens vivendo romances paralelos. Maria mora com o namorado, um viciado, que deseja ser tatuador (e vive testando seu "dom" em uma pele de porco fedorenta) e com dois cachorros viciados. Allan, que quer se "endireitar", arranja uma namorada amargurada com fortes exigências morais. Steso sofre com o rompimento com sua namorada, uma alcoólatra (cheia de idas e vindas de um sanatório) que não entende o vício do ex. Todos são relacionamentos conturbados, mal-resolvidos.
Há cenas* de impacto, como todos os filmes que tratam sobre o tema drogas. E que, com certeza, vão ficar um tempinho na cabeça.
Trilha sonora
Viva Vertigo – Jaguar Tornado
The Low Frequency In Stereo – Astro Kopp
PowerSolo – Fertilizer Baby
The Raveonettes – Beat City
Kira Anda The Kindred Spirits – Save Me
Majid – New Love
Mikael Simpson – Virus
Ashtiani-Baltzer – Soundstepping
Superjeg – Stirrer På Atomer
Pernille Valentin – Kiss Your Demons Away
Jonny Hefty – Muggen Røv
Mnemic – Jack Vegas
Nephew – Movie Klip
PowerSolo – Baby, You Ain’t Looking Right
Gasolin – Lilli Lilli
The Raveonettes – Please You
Antenne – Whispering
Lise Westzynthius – French Leave
Limp – New Autumn
Amber – Walking Through
*SPOILER ALERT
Uma das cenas é a do sacrifício dos cachorros.
Outra cena é a da morte de Steso.
Uma cena bem interessante é na qual Allan joga vários saquinhos com speed pela ponte e uma porção de viciados, traficantes ou simplesmente "simpatizantes", correm pela cidade para "pescar" os tais saquinhos.
.jpg)
Santista, formada em Design Gráfico, 28 anos, canceriana. Apaixonada por livros, vampiros, animações e Sailor Moon. Viciada em café e vitamina C efervescente.




Assim, não curti muito não..rs
ResponderExcluirAcho que deve ser um filme meio pesado(eu li os spoillers)
Não faz meu estilo.Mas há quem goste né?rs
Beijos