Nordkraft é um filme junkie (mais do que isso, vamos lá) dinamarquês de 2005 dirigido por Ole Christian Madsen. Vendo a estética do filme, é impossível não perceber que o longa bebeu muito da fonte de Réquiem para um Sonho (2000). Aliás, a estética visual alucinógena do filme torna-o muito mais interessante que Trainspotting (1996).
Apesar do título não ser muito conhecido por aqui, o filme ganhou atenção da crítica no Robert Festen, um festival de cinema que ocorre em Copenhague, capital da Dinamarca. Em 2006, o longa recebeu os troféus de Melhor Ator Coadjuvante (Thure Lindhardt), Melhor Canção (Please You, do The Raveonettes), Melhor Som e Melhor Maquiagem.
A história apresenta três personagens que não se conhecem e vivem em núcleos separados, mas todos encontram-se ligados pelo uso de drogas. Maria (Signe Egholm Olsen), conhecida como "dama do tráfico", anda por algumas cidades transportando haxixe. Allan (Claus Riis Østergaard) é um ex-viciado em cocaína que tenta seguir um padrão de vida "aceitável". Por último, Steso (Thure Lindhardt), um dependente químico assumido que não aceita nenhum tipo de tratamento e vive falando sobre suas teorias.
Na verdade, são três personagens vivendo romances paralelos. Maria mora com o namorado, um viciado, que deseja ser tatuador (e vive testando seu "dom" em uma pele de porco fedorenta) e com dois cachorros viciados. Allan, que quer se "endireitar", arranja uma namorada amargurada com fortes exigências morais. Steso sofre com o rompimento com sua namorada, uma alcoólatra (cheia de idas e vindas de um sanatório) que não entende o vício do ex. Todos são relacionamentos conturbados, mal-resolvidos.
Há cenas* de impacto, como todos os filmes que tratam sobre o tema drogas. E que, com certeza, vão ficar um tempinho na cabeça.
Trilha sonora
Viva Vertigo – Jaguar Tornado
The Low Frequency In Stereo – Astro Kopp
PowerSolo – Fertilizer Baby
The Raveonettes – Beat City
Kira Anda The Kindred Spirits – Save Me
Majid – New Love
Mikael Simpson – Virus
Ashtiani-Baltzer – Soundstepping
Superjeg – Stirrer På Atomer
Pernille Valentin – Kiss Your Demons Away
Jonny Hefty – Muggen Røv
Mnemic – Jack Vegas
Nephew – Movie Klip
PowerSolo – Baby, You Ain’t Looking Right
Gasolin – Lilli Lilli
The Raveonettes – Please You
Antenne – Whispering
Lise Westzynthius – French Leave
Limp – New Autumn
Amber – Walking Through
*SPOILER ALERT
Uma das cenas é a do sacrifício dos cachorros.
Outra cena é a da morte de Steso.
Uma cena bem interessante é na qual Allan joga vários saquinhos com speed pela ponte e uma porção de viciados, traficantes ou simplesmente "simpatizantes", correm pela cidade para "pescar" os tais saquinhos.
Assim, não curti muito não..rs
ResponderExcluirAcho que deve ser um filme meio pesado(eu li os spoillers)
Não faz meu estilo.Mas há quem goste né?rs
Beijos