Ah, o Verão!


Título: Ah, o Verão!
Autor: Fernanda Belém 
Editora: Valentina
Páginas: 256
ISBN: 9788565859189


O verão já acabou mas nas páginas de Ah, o Verão!, de Fernanda Belém, você pode ter a certeza que irá encontrar noites de céu estrelado, calor acompanhado de muita piscina e praias e aquele cheirinho de protetor solar que fica na memória sempre que passamos umas férias gostosas (e que não queremos que acabe!). 

Camila, mais conhecida como Mila, está, finalmente, de férias. E está louca para aproveitar esses dias de folga com suas amigas, indo para festinhas, churrascos, cinema, praia e, quem sabe, por fim, chamar a atenção daquele gatinho do terceiro ano que ela não tira o olho há um ano! Tudo pode acontecer no verão e, infelizmente, acontece. Mila acaba sendo obrigada a fazer uma viagem com seus pais para Búzios. Para qualquer um pareceria as férias dos sonhos, mas Mila tem 15 anos e quer mesmo estar ao lado das amigas, por que é tão difícil sua mãe conseguir entender isso? Aliás, entender qualquer coisa?

Além da viagem, Mila vai ter que aguentar Juliana, filha dos amigos de seus pais, na mesma casa! Mila não é muito fã dela, Juliana é sem graça, sem sal, sem falar nos terríveis modelitos que costuma desfilar por aí. Definitivamente essa viagem seria um pesadelo e não iria adiantar discutir (mais) com Dona Regina, que parece não entender que a filha já é bem adulta. 

Chegando em Búzios Mila percebe que acompanhar as férias das amigas pelo Facebook (ah, não, sua mãe criou um perfil!) e receber ligações com notícias do que está rolando com sua turma através de sua melhor amiga, Dani, não é uma boa ideia, então ela resolve tentar fazer com que suas férias em Búzios sejam as mais divertidas, o que envolve paquerar, azarar, ficar e beijar, não que ela tenha tanta experiência nessa área, mas também não é nenhuma garotinha inexperiente (afinal já ficou com sete meninos, coisa que sua mãe acha um absurdo, como assim, sair beijando todo mundo por aí?). 

Se no início as coisas pareciam mornas, Mila acaba se surpreendendo com o quanto suas férias podem ficar boas, talvez até mesmo se tornar a melhor de sua vida. Juliana demonstra que não é tão chata assim e que só precisa de uma ajuda com o visual, Búzios é um lugar maravilho e o menino-gato-sem-nome-do-futebol que está no mesmo condomínio que as garotas é tudo de bom. 


"Até aquele momento, nunca tinha ficado tanto tempo conversando sobre tantas coisas com um menino em quem eu estava interessada. Todos os garotos pelos quais havia sido apaixonada eram infantis, bobos. Ou perdiam tempo implicando com a gente ou nem nos davam atenção. Com o Leandro, a situação era completamente diferente. Tudo o que eu estava vivendo naquelas férias era novo para mim." (p. 96 e 97) 

Com uma narrativa leve e divertida, e um retrato do universo dos jovens abordado de forma habilidosa, em Ah, O Verão, acompanhamos Mila ao lado de suas duas novas amigas e sua paixão de verão, capaz de fazer qualquer um suspirar. Também observamos como o relacionamento de mãe e filha é forte, apesar das briguinhas (birra, por parte da Mila e proteção, pelo lado de Regina). E, por fim, aproveitamos férias deliciosas cheia de descobertas e cenários maravilhosos. 

O livro é o primeiro volume da série As Quatro Estações do Amor e não vejo a hora de conferir o que acontece com a Mila no próximo volume, Folhas de um Outono.

12 comentários:

  1. Quero ler esse livro desde o lançamento, parece ser um chick-lit bem gostoso de se ler (:
    E-mail: juliamariamoraes2013@gmail.com
    Nome de seguidor: Julia Moraes

    ResponderExcluir
  2. Me parece ser um livro bem leve e divertido de se ler. Não pretendo lê-lo agora, mas no futuro quando precisar me desligar do mundo, com certeza essa será minha leitura.

    ResponderExcluir
  3. Pelo que vejo esse livro é um prato cheio principalmente pra quem tá passando pelo que a Mila passa no livro. Essa é uma idade complicada, mais não sei se me identifico tanto com a leitura porque hoje em dia as coisas estão muito diferentes e olhe que não faz muito tempo que deixei essa idade. Mais acho legal essa discussão da relação mãe e filha que é sempre atemporal.

    ResponderExcluir
  4. Ah, o verão!!!
    E eu diria mais: "Ah, os amores de verão" ... como eram bons! (pelo menos no meu tempo, rsrsrss)
    Esse livro deve ser ótimo!
    Quem sabe, eu até leia!!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Olá Paula...Tudo bem??
    Já vi falarem tanto desse livro que estou bastante animada para realizar a leitura ainda por cima por ser uma autora nacional que me deu mais vontade de ler ele. Gostei da sua resenha e descobri pontos que não sabia sobre o livro.
    Beijos e já esta na lista de livros desejados, e esta capa é muito linda =)
    beijos ♥

    ResponderExcluir
  6. Desde que lançou, tenho lido comentários positivos atrás de comentários positivos. O livro parece bom, mas não é algo que eu leria agora. Estou querendo enredos mais densos. Mas certamente parece ser um bom livro.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista

    ResponderExcluir
  7. Fiquei encantada com a estória da personagem. Adoraria ler e conhecer mais dela e de suas aventuras. Bem legal e diferente do que costumo ler.. Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Ah, é sempre bom ler um livro de linguagem simples. E esse parece ser bem divertido, ótimo pra passar o tempo. Acho que essa série deve ser muito legal, sem falar na arte da capa né? A Editora Valentina sempre capricha ^^
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Não me interessei muito pelo livro, quem sabe uma outra hora?

    ResponderExcluir
  10. Não consegui me prender a esse livro, não sou muito fã de livros românticos com pegada adolescente...

    ResponderExcluir
  11. Esse é um livro que quero muito ler, adoro esses romances juvenis. Eles são tão fofinhos e essas descobertas da idade são legais de acompanhar. Achei a capa uma graça! Assim que der vou ler o livro.
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Oi, eu quero muito ler esse livro, ele parece ser muito gotoso, um livro que você pega e não quer largar, eu amo o modo como a Fernanda escreve e ainda a protagonista tem o mesmo nome que eu, amei.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir