A Máquina de Contar Histórias


Título: A Máquina de Contar Histórias
Autor: Maurício Gomyde
Editora: Novas Páginas/Novo Conceito
Páginas: 192
ISBN: 9788581635040


Vinícius Becker é o maior escritor do País, frio, certeiro e veloz, conhecido como "a máquina de contar histórias", é um autor best-seller que transcreve as emoções no papel de forma científica, muito competente quando se trata em encantar o público a cada novo projeto. E era assim que Vinícius via suas histórias, como projetos a serem elaborados de forma pragmática, pouco importando a verdade do sentimento.

Vinícius realizou o sonho de se tornar um grande escritor impondo-se uma rígida rotina e através da ajuda da sua esposa Viviana. Os dois, jovens apaixonados, lutaram juntos e construíram uma família. Com o tempo, Vinícius alcançou o topo de sua carreira e ausentava-se regularmente devido aos eventos profissionais e Viviana, arquiteta, dividia-se entre o trabalho e o cuidado com a filha, Valentina. A esposa sempre apoiara o marido mas a descoberta de sua doença, leucemia, durante a segunda gravidez, desestruturou toda a família V.

Apesar da doença, a gravidez seguiu e Vida nasceu. Nos quatro anos seguintes, no entanto, a doença de Viviana progrediu e Vinícius afastou-se cada vez mais da família em nome da sua carreira, tornando-se um estranho para a pequena Vida e gerando um grande sentimento de tristeza e raiva em Valentina, com dezesseis anos.

No lançamento de seu livro A Máquina de Contar Histórias, longe de casa e da sua família, Vinícius recebe a notícia que há anos não esperava receber: sua esposa faleceu em outra cidade.

De volta à casa projetada pela esposa, Vinícius encontra-se sem o amor da sua vida, sem amigos e sem o carinho de suas filhas. Vida é muito pequena, uma criança de quatro anos que não tem convivência nem lembranças com o pai e Valentina, que sempre esteve ao lado da mãe, até o final, compartilhando e lutando, é uma adolescente devastada pela sua morte, que odeia o pai por suas ausências e por não ter estado ao lado da esposa no momento em que ela mais precisou.

Consciente de que precisava reaprender muitas coisas para se transformar tanto como pai, escritor e ser humano, Vinícius aposta todas as suas fichas em um plano que exige toda espécie de paciência, sorte e fé que jamais tivera e, após assistir um vídeo, por acaso, onde sua esposa revela os seis desejos que gostaria de ter realizado, ele parte para uma viagem repleta de significados.

"Sua habilidade de escritor seria usada, agora, para contar uma "história ao vivo". O roteiro? Escrito a seis mãos. As personagens? Valentina, Vida e Vinícius Becker. Os cenários? Três cidades. O final? Não sabia, mas faria de tudo para ser feliz…" (p. 74) 

Maurício Gomyde já havia me emocionado bastante com Ainda não te disse nada e, mais uma vez, o autor conseguiu fazer com que me apaixonasse e comovesse, dessa vez com A Máquina de Contar Histórias, lançado no dia dois de julho pelo selo Novas Páginas, da Novo Conceito

Com uma história simples e bela e personagens únicos, que criam vida própria na mente do leitor, A Máquina de Contar Histórias possui uma narrativa delicada e diálogos poderosos, em uma trama onde amor e perda são discutidos, assim como o perdão e a redescoberta. 

Somos levados para uma jornada que nos emociona e desperta, em meio a tantos sentimentos conflitantes e, sobretudo, a vontade de reencontrar o amor e a (pura) felicidade que surge nos momentos mais triviais. 

"- Por que as pessoas se contentam com tão pouco? Por que a vida real não pode ser uma fantasia com capítulos, reviravoltas e sonhos realizados de forma inesperada?" (p. 126)

11 comentários:

  1. Eu não tinha dado nada pelo livro lendo a sinopse e a capa, mas com esse booktrailer a sua resenha, acabou de ir para a minha lista de desejados!! hahahaha

    ResponderExcluir
  2. Primeiro, gosto bastante dessa capa, segundo depois dessa resenha não tem como não querer ler o livro, o autor proporciona ao leitor uma história comovente e forte ao mesmo tempo, onde podemos acompanhar as consequências de nossas escolhas e o quanto precisamos batalhar para conseguir revertê-las, um lançamento nacional que pretendo conferir, para descobrir quais são os seis desejos de Viviana, saber se Vinícius conseguirá o perdão de suas filhas e o que tudo isso mudará em sua vida.

    ResponderExcluir
  3. Nossa :O quando eu vi o lançamento desse livro, eu achei logo que seria algum livro que fosse tentar ser comico, mas que nao teria conseguido, julgando pelo nome e pela capa!! mas, uau, que premissa incrivel! Sem duvida que vou chorar com a historia de vida e mudança narrada nesse livro... espero gostar!!
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Eu nunca parei pra ler nada sobre o livro, porque achei que fosse um livro sem graça, mas depois da sua resenha ele já entrou pra minha lista de desejados ...
    Adorei o enredo desse livro, parece bem delicado e tocante ^-^

    ResponderExcluir
  5. Eu nunca li nada do autor e embora já houvesse falar muito desse livro nunca busquei me aprofundar nas informações sobre ele.
    Sua resenha me deixou super curiosa para conhecer não só esse livro mas também o Ainda Não Te Disse Nada.
    Bjokas e valeu pela dica de leitura.

    ResponderExcluir
  6. Os livros do Gomyde são sempre muito bons, e parece que com esse não é diferente. Adorei a premissa de o personagem ser um escritor, e parece ser uma história muito emocionante. Realmente gostaria muito mesmo de ler esse livro.

    Bjok

    ResponderExcluir
  7. Quero muito ler esse livro. A capa é linda e fiquei emocionada só de ler a resenha. Parece ser uma história bem emocionante e doce do jeitinho que eu gosto. Já entrou pra minha lista de desejados!

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  8. Eu adoro a capa desse livro, mas só da capa mesmo.
    A história não me atraiu nem um pouco. Não sei exatamente o porquê, mas a premissa do livro não chamou minha vontade.

    Um beijo.

    ResponderExcluir
  9. Estou encantada com esse livro.
    O Maurício deve ter sido muito sensível na abordagem da história. Emocionante, cativante e bem realista, a trama parece conseguir tocar o coração e fazer pensar em como agiríamos em uma situação semelhante.
    Já gostei dos personagens e torço por eles! Agora preciso ler a história. rs
    bjs

    ResponderExcluir
  10. Oie flor,
    Eu já vi muita gente comentando sobre esse livro por ai, a maioria das criticas q vejo são positivas, assim como a sua.
    Adorei a forma como vc expôs o que sentiu lendo o livro e parece ser um livro cativante.
    Nunca li nada do autor, mas tenho vontade de conferir.
    bjinhos

    ResponderExcluir
  11. Oi Paula ^_^
    Bom, tenho certeza que não vou me arrepender da leitura desse livro. É intenso.
    Confesso que já odeio esse Vinicius. Largar a familia para escrever livros? Mais antes ter ficado solteiro. Sei que nao devia julgar ele, mas é inevitavel. isso não se faz.
    Adorei a sua resenha. Espero que o livro me cative. Bjs :*

    ResponderExcluir