Os Três


Título: Os Três
Autor: Sarah Lotz
Editora: Arqueiro
Páginas: 400
ISBN: 9788580412697

Quatro aviões de passageiros caem no dia 12 de janeiro de 2012 com algumas horas de diferença, resultando na morte de mais de mil pessoas, entrando para a história como um dos desastres mais devastadores que vieram mudar a forma como as pessoas vêem o mundo. A Quinta Feira-Negra, como ficou conhecido o fatídico dia, trouxe um fascínio mórbido por parte do público, especialmente instigados pelos artigos e blogs com suas teorias que pipocavam por todos os lados acerca do evento e dos improváveis sobreviventes: três crianças encontradas nos locais onde cada avião caiu. 

Mais conhecidas como "Os Três", essas crianças passam a ser vítimas da mídia e busca-se, a qualquer custo, compreender como essas crianças conseguiram sobreviver a acidentes tão terríveis, enquanto as teorias mais absurdas percorrem todo o globo. 

Mas o pânico geral surge a partir de uma mensagem deixada no celular por uma passageira que só teve tempo suficiente para deixar o seguinte alerta: 

"Eles estão aqui. O menino. O menino, vigiem o menino, vigiem as pessoas mortas, ah, meu Deus, elas são tantas... Estão vindo me pegar agora. Vamos todos embora logo. Todos nós. Pastor Len, avise a eles que o menino, não é para ele...". 

O recado de Pamela May Donald é interpretado pelo pastor Len como um sinal e a histeria coletiva dá início com um pequeno grupo de cristãos fundamentalistas, que acreditam que "Os Três" (e provavelmente uma quarta criança que sobrevivera) são os Cavaleiros do Apocalipse e que o Juízo Final começou. 

A sucessão de acontecimentos macabros teria a ver com as teorias que circulavam pela internet que diziam ter as crianças terem sido abduzidas por alienígenas ou a teoria dos Cavaleiros estaria certa? Será que, afinal, fora a mídia culpada por toda essa loucura? 

Em Os Três, Sarah Lotz nos apresenta uma narrativa diferenciada, onde estamos diante de um livro dentro de outro livro. Todos os acontecimentos da Quinta-Feira Negra nos são apresentados através de relatos e entrevistas, além de trechos de matérias de jornais e artigos colhidos por Elspeth Martins, a autora do livro de não ficção que lemos aqui e que tem a intenção de montar um relato objetivo sobre os acontecimentos, desde os acidentes até o convívio daqueles que ficaram responsáveis pelas crianças. 

Essa forma de narrativa, sempre em primeira pessoa, deixa o leitor bastante íntimo da obra, especialmente por estarmos lendo algo como se realmente tivesse acontecido. Ao mesmo tempo, deixa o leitor ainda mais naquele suspense enlouquecedor, pois cada um dos personagens que é entrevistado ou relata algo pode ou não estar falando a verdade, pode estar ou não fantasiando. Então, em quem devemos confiar? 

Alguns personagens aparecem apenas uma vez, outros até o final do livro, e acabamos percebendo o jeito afetado de um, a forma que um parece estar falando a verdade etc. Isso é bem interessante e, com uma história tão incrível, prende ainda mais o leitor. 

Os Três é um suspense de tirar o fôlego, que faz o coração disparar e, confesso, me deu medo. É engraçado, porque não me deu só medo por sua atmosfera potencialmente sobrenatural, mas também medo pelo o que existe de real, quer dizer, o modo como os personagens (e as pessoas) podem ser suscetíveis e a partir daí cometerem atos insanos. 

Apesar de todo o suspense e paranoia que permeiam a obra, não dá para não reparar num tom cômico que a autora vez por outra emprega, suavizando a leitura por alguns (breves) momentos. 

Leitura mais do que indicada!

5 comentários:

  1. A narrativa desse livro realmente parece um belo diferencial!!
    Gosto de histórias assim, que conseguem perturbar e "amedrontar" o leitor.
    Aliás, o ser humano é capaz de tanta coisa que volta e meia nos assustamos. E a autora parece ter conseguido usar muito bem esse elemento para desenvolver o clima do livro.
    Estou bem curiosa com a história e espero ler um dia!
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Oiee
    Livro bastante interessante,acho que li poucos nesse mesmo tema mas adoro experimentar coisas novas.
    E que capa maravilhosa,nunca havia reparado nas três crianças presentes nela.
    Tenho certeza que dará uma ótima leitura.
    beijos

    ResponderExcluir
  3. O livro parece ser bem interessante, logo quando lançaram ele eu fiquei bastante curiosa e gostei bastante da capa mas confesso que fiquei com receio de ler pois achei que ficaria com medo (sim, eu sou muito medrosa kk) mas depois de ler outras resenhas fiquei mais tranquila.
    Ganhei esse livro em uma promoção e estou ansiosa para ler ele logo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Nossa foram poucos, realmente muito poucas resenhas positivas que vi sobre o livro, pois a maioria é negativa .

    Ainda não li o livro, mas confesso, estou bem curiosa para ler *--*

    ResponderExcluir
  5. Pelo visto nesse livro a autora conseguiu acertar em cheio, a premissa de quatro acidentes de avião pelo mundo e apenas crianças sobrevivendo deve ter criado realmente mil teorias, esse tom jornalístico com relatos e entrevistas também é muito interessante, o que mais me fez ficar com vontade de ler foi ter essas pequenas doses de comicidade e sem dúvidas a parte sobrenatural, com certeza irei gostar da leitura tanto quanto você.

    ResponderExcluir