10 filmes para assistir no Halloween

Amanhã é Halloween, oba! Neste post aqui eu dei algumas dicas de leitura para esse dia e hoje vou falar sobre alguns filmes. Quem curte horror talvez fique decepcionado, pois eu m-o-r-r-o de medo de filmes de terror, preferindo filmes trash e os que envolvem terror psicológico. A lista é bem eclética, tem filme de zumbi e vampiro (claro!), filme tosco e animações. Espero que curtam. (:

1) O Gabinete do Dr. Caligari (Das Cabinet Des Dr. Caligari, Robert Wiene, 1920)


Numa narrativa em flashback, um jovem conta a chegada do misterioso doutor Caligari e de seu assistente, o sonâmbulo Cesare, num pequeno vilarejo Alemão onde passam a apresentar um espetáculo em que Cesare adivinha o futuro das pessoas. Uma série de crimes passa a acometer o vilarejo após a chegada dos dois sinistros visitantes e logo passam a desconfiar de Cesare, o sonâmbulo. Quando a namorada de Francis, o narrador, é atacada por Cesare, o jovem acaba descobrindo que o doutor Caligari é um hipnotizador que usa Cesare, controlando-o, para matar pessoas.

O filme mudo é um dos mais influentes do movimento expressionista alemão, com cenários que não imitam a realidade, mas a deformam, com casas tortas e caminhos irregulares. Os efeitos de luz e sombra contribuem para a atmosfera sombria, como se estivéssemos dentro de um pesadelo ou dentro de uma mente deturpada.

Aqui vemos uma história dentro de uma história: seria Caligari um louco ou Francis é o louco contando sua versão deturpada da história?

O Gabinete do Dr. Caligari é considerado por muitos o primeiro filme de horror da história.

2) Psicose (Psycho, Alfred Hitchcock, 1960)


Psicose é um dos meus filmes favoritos e eu já perdi a conta das vezes que o assisti. Todo mundo já conhece a história?

No início do longa temos Marion Crane (Janet Leigh), uma bela secretária de uma imobiliária que acaba roubando o seu chefe para poder viver com o seu amante. Ela tem pouco tempo para fugir e acaba indo parar num lugar decadente, um motel de beira de estrada. E é aí que Marion é deixada de lado e somos apresentados a Norman Bates (Anthony Perkins), o dono do motel, que cuida da mãe e é totalmente dominado por ela. Norman bem que tenta se aproximar de Marion, mas sua mãe fica furiosa. E então Marion é assassinada misteriosamente e ficamos na dúvida, quem fez isso? Norman? Ele é bem estranho, verdade. Mas pode ter sido a sua mãe também. Psicose nos faz tirar inúmeras conclusões antes do seu final, que está bem longe do que poderíamos imaginar.

O filme, baseado no livro de Robert Bloch (que leva o mesmo nome e foi inspirado em uma história real), foi filmado em preto e branco pois Hitchcock acreditava que o filme a cores ficaria muito "sangrento".

O filme foi refilmado em 1998 por Gus Van Sant (Últimos Dias, Elefante, Milk) e eu ainda não assisti! O:

Psicose teve três continuações: Psicose II (Richard Franklin, 1983), Psicose III (Anthony Perkins, 1986) e Psicose IV - A Revelação (Mick Garris, 1990). Todos foram estrelados por Anthony-Normanzinho-Perkins e são bem ruins, mas como sou fã incondicional, assisti diversas vezes e adoro!

3) O Iluminado (The Shining, Stanley Kubrick, 1980)


Da lista, esse é o filme mais assustador (para mim) e é também o que eu mais relutei em assistir (já disse o quanto sou medrosa, né?). Baseado no livro de Stephen King, é considerado por muitos uma das piores adaptações de Kubrick, o que não o torna, de forma alguma, um filme ruim. Não li o livro, ele está na estante empoeirando, só me esperando, mas quem já leu diz que as diferenças são enormes. Mesmo assim, o filme é cheio de tensão e conta com uma incrível atuação de Jack Nicholson.

4) Amityville 4 - A Fuga do Mal (Amityville 4: The Evil Escapes, Sandor Stern, 1989)


O filme, inspirado no livro de John G. Jones, faz parte da série The Amityville Horror. São doze filmes e o último tem lançamento previsto para o início do próximo ano. Não coloquei esse filme aqui por sua qualidade, de jeito nenhum, mas por ter sido o primeiro filme de terror que assisti. O longa, na verdade, é uma piada, mas confesso que fiquei com medo na época. Eu sei, trata-se de um abajur com uma lâmpada amaldiçoada, mas eu só era uma criança! x:

5) Planeta Terror (Planet Terror, Robert Rodriguez, 2007)


Não podia faltar um filme com zumbis, né? Para quem curte filmes trash, Planeta Terror é uma ótima pedida, já que o longa faz uma homenagem a esse tipo de filme, misturando terror com ficção científica, com muito sangue e extremamente debochado.

6) Violência Gratuita (Funny Games, Michael Haneke, 2007)


Esse é um dos meus filmes favoritos e é um remake. Não assisti a versão de 1997, mas para quem não sabe, os dois filmes foram dirigidos pelo cineasta Michael Haneke. Como assim?

Violência Gratuita é considerado a obra prima de Haneke e causou bastante barulho na Europa quando foi lançado, em 1997. Assim, em 2007, a indústria cinematográfica norte-americana resolveu fazer uma refilmagem, o que deixou muitos fãs "p" da vida, claro. Mas, curiosamente, o próprio Haneke foi chamado para dirigir a produção e o que ele fez? O cineasta mudou apenas o elenco, de resto, tudo continua igualzinho, como os diálogos, os quadros etc. Genial, não? Além de ficar mundialmente conhecido o cineasta não suavizou nem exagerou nenhum aspecto da obra para agradar o novo público (o que geralmente acaba acontecendo com as refilmagens, vocês não acham?).

No filme acompanhamos uma família que vai passar as férias em uma casa no lago e acaba sendo surpreendida por dois jovens (Michael Pitt e Brady Corbert) que os mantém como reféns, numa espécie de brincadeira doentia, um jogo perverso repleto de terror e humilhação.

Com fotografia, trilha sonora e atuações impecáveis, Violência Gratuita é um filme extremamente violento que critica a violência, sem excessos e, por incrível que pareça, com pouquíssimas cenas de violência física, prendendo o espectador num verdadeiro terror psicológico.

7) Deixa Ela Entrar (Låt den rätte komma in, Tomas Alfredson, 2008)


Se tem filme de zumbi, tem filme de vampiro também!

No filme sueco, baseado no livro de John Ajvide Lindqvist, Oskar, um garoto de doze anos solitário e que sofre bullying na escola e em seu bairro acaba se envolvendo com Eli, uma garota estranha e igualmente solitária, que acaba de se mudar para a vizinhança com seu suposto pai. Ao mesmo tempo, vários assassinatos passam a acontecer, onde o sangue das vítimas é retirado de seus corpos.

Uma refilmagem foi realizada em 2010 nos Estados Unidos, com direção de Matt Reeves e Chloë Grace Moretz como Abbi (Eli). Realmente não curti esse remake.

8) Garota Infernal (Jennifer's Body, Karyn Kusama, 2009)


Jennifer (Megan Fox) é uma estudante gostosona que mora em uma cidade pequena e acaba sendo possuída por um demônio faminto depois de um sacrifício que não deu muito certo. O filme é bem bobo, confesso, mas eu gosto! 

9) Coraline e o Mundo Secreto (Coraline, Henry Selick, 2009)


A animação em stop-motion (vale a pena dar uma olhada nos extras para conferir como foi feito) é baseado em um livro que leva o mesmo nome de Neil Gaiman e conta a história de Coraline Jones, uma garota de onze anos que descobre uma porta secreta em sua nova casa que a leva para uma versão alternativa de sua vida, só que muito melhor. Mas logo ela percebe que existe algo muito de errado nessa outra dimensão e que o preço para ficar lá é muito alto.

10) Frankenweenie (Tim Burton, 2012)


Outra animação em stop-motion que conta a história de Victor, um garoto que perde o seu cão, Sparky, em um acidente e acaba usando o poder da ciência para trazê-lo de volta. Victor tenta esconder Sparky, mas sua criação acaba saindo de casa e as coisas fogem de controle.

A animação é um remake de um curta metragem de 1984 de Tim Burton e é extremamente bonita. <3

Qual filme vocês indicam?

10 comentários:

  1. Oiii
    Como vai?
    Legal as dicas e dessa lista só assisti Garota Infernal e gostei haha os outros lembro de ter ouvido falar ou assistido alguma partes e quero assistir alguns.
    Ótima lista e dicas

    Beijão
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/2014/10/resenha-uma-pagina-de-cada-vez-adam-j.html

    ResponderExcluir
  2. Eu sou uma negação em terror!Sério,sou medrosa ao extremo!Se te contar que nunca assisti a um filme de terror na vida vc acredita? kkkkk
    Das suas dicas acho que só consigo encarar Caroline e o mundo secreto,pq é um stop-motion kkk
    O Frankenweenie não teria coragem de assisti por conta da morte do cachorrinho,eu sou mto ligada aos bichinhos e acho que ia chorar horrores rssss
    Então minha dica pra esse dia das bruxas seria Harry Potter!Uma maratona com um bruxinho tão amado,eu ia adorar assistir uma maratona de filmes dele!(Já fiz isso tantas vezes!)
    Bjus

    ResponderExcluir
  3. Olá!!
    Eu também tenho medo de terror, mas assisto igual, só que de dia! hahah
    Amei as indicações, alguns filmes dessa lista já assisti mas a maioria não, então essa noite tentarei assistir alguns, espero não morrer de medo D:
    Obrigada pelas indicações e Feliz dia das Bruxas!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá,

    Eu sou muito medrosa e nem esses trash eu assisto, as animações já acompanho. Da sua lista o único que assisti e Garota Infernal e tenho vontade se assistir O iluminado, muitas pessoas falam que o Jack Nicholson foi muito bem nesse filme. Os outros eu meio que passo. o//

    Visite: http://paradisebooksbr.blogspot.com.br/

    Até mais.

    ResponderExcluir
  5. Escolhas bem feitas.
    Já assisti alguns e são realmente tenebrosos e propícios para serem assistidos no halloween.

    Final de semana e início de mês carregadinhos de paz!
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Heh, bem no Halloween eu assisti O Iluminado, achei muito foda, e fora que há agora a continuação Doctor Sleep, que estou louca pra ler! Vi o filme antes mesmo de ler o livro, pois não comprei ainda. Garota Infernal é muito bom, já assisti também e amei. Psicose me interessou, vou assistir hoje mesmo, e sabe, faltou na lista Hannibal ♥, que tem os livros, série e 4 filmes. Veja se quiser, é ótimo recomendo!
    Beijos, ThaynáQ.

    ResponderExcluir
  7. Oie... Eu também sou muito medrosa, eu escolho bem os filmes porque não são todos que eu aguento assistir... rsrsrrsrsrsrsrsrsr
    Mas eu já assisti Garota Infernal e também gostei, e as adaptações de Stephen King são de arrepiar mesmo...

    Abçs :)

    ResponderExcluir
  8. Adorei a lista de filmes,já assisti alguns deles e Horror em Amityville me assustou bastante quando vi,mas era a versão de 2005 se bem me lembro.O Iluminado é um dos filmes que tenho apenas um mera lembrança,tapei os olhos quase o filme todo.

    ResponderExcluir
  9. Sou totalmente viciado em filmes de terror, assisti alguns da sua lista e outros já anotei aqui para conseguir ver em uma outra oportunidade, Silent Hill, O Albergue e tantos outros também são ótimas dicas, só que também a lista ficaria gigante, filmes desse gênero só valem a pena quando são bem produzidos, tem uma história bem escrita e o principal interpretações bem feitas, do contrário fica algo chato e muito difícil de assistir até o fim.

    ResponderExcluir