Atrás do Espelho


Título: Atrás do Espelho
Autor: A. G. Howard
Editora: Novo Conceito
Páginas: 400
ISBN: 9788581635613

Essa é a resenha do segundo volume da Trilogia Splintered, se você não leu o primeiro livro (resenha aqui), esse post possui spoilers!

Apesar de ter sido coroada Rainha no País das Maravilhas, Alyssa acabou preferindo deixar os seus afazeres reais para trás e viver no mundo dos humanos, ao lado do seu pai, sua mãe, que saiu do sanatório e retornou para casa e do seu namorado, Jeb, que não se recorda da viagem que fez ao País das Maravilhas. Há um ano Alyssa vem tentando pensar na melhor maneira de contar-lhe a verdade sem que ela pareça louca e, mesmo sem se lembrar de nada, Jeb já notou as mudanças significativas que ocorreram com a namorada. 

Tudo parece estar bem, não fosse o caso de Alyssa estar lutando durante um ano contra o seu lado intraterreno, sem poder falar com ninguém sobre o que realmente sente, especialmente com a sua mãe, já que Alyssa tem medo que qualquer coisa ligada ao País das Maravilhas possa desencadear uma nova crise. Mas a garota sabe que mesmo fugindo e tentando colocar a maior distância entre ela e aquele mundo tão absurdo, não dá para negar que ela é diferente de todos ao seu redor e que de uma forma ou de outra ela sempre estará ligada a uma estranha e horripilante espécie de criaturas mágicas. 

"Mas ela nunca seria capaz de aceitar a minha ligação emocional com aquele lugar. Aceitar que, mesmo agora, eu às vezes sinto saudade daquele caótico mundo intraterreno. Se eu lhe dissesse isso, ela enlouqueceria de preocupação". (p. 60)

Enquanto Alyssa quer se preocupar com coisas banais, como o baile de formatura, ela se sente insegura com relação ao seu futuro com Jeb, que vem atraindo a atenção de bastante gente com sua delicada arte gótica, ao mesmo tempo em que seus pais não ficam nada felizes com a ideia da filha se mudar para Londres com o namorado, que anda bem ausente. Para piorar, seus mosaicos deixaram de captar a leveza ou a esperança, ficando cada vez mais obscuros e violentos, com imagens que parecem querer transmitir algo, algo que Alyssa não consegue compreender e, dificultando ainda mais as coisas, Morfeu, o intraterreno sedutor e manipulador, povoa os sonhos de Alyssa, fazendo com que ela não esqueça sua metade intraterra. 

A ordem que Alyssa tenta manter na sua vida "real" é interrompida quando Morfeu reaparece em sua vida, no reino humano, com um corpo emprestado, na sua escola. Ela bem que pensou que estava preparada, mas vê-lo em seu mundo, remexendo em tudo o que antes era normal e revelando tudo aquilo que ela se esforçou tanto para esconder, acaba deixando-a desesperada. Mas o recado de Morfeu é claro, o País das Maravilhas está ruindo e o reino delirante está invadindo o mundo de Alyssa, fazendo com que todos que ela ama corram perigo. 

"O meu próprio coração se contrai. O País das Maravilhas era tão lindo e animado, embora também estranho e assustador. Ainda assim, ver esta terra desmoronar não deveria me afetar de modo tão intenso. Eu testemunhei essa decadência gradual em meus sonhos nas últimas semanas". (p. 35)

Quando as duas dimensões se chocam, Alyssa precisa encontrar um equilíbrio entre as duas, além de encontrar a si mesma e decidir qual natureza irá seguir, enquanto vê que fica mais difícil confiar naqueles que estão ao seu redor.

"Tudo o que preciso fazer é libertar o poder. Escapar dos grilhões da minha humanidade, deixar que a loucura me guie. Se eu esquecer de tudo, exceto do País das Maravilhas, posso me tornar um lindo pandemônio". (p. 232 e 233)

Atrás do Espelho, de A. G. Howard, é o segundo volume da Trilogia Splintered. Muitas trilogias ou séries acabam perdendo sua qualidade no segundo, terceiro volumes, mas não é o caso aqui. Atrás do Espelho é uma continuação que mantém a qualidade, para a alegria dos fãs, com personagens que continuam crescendo e nos cativando e uma história onde a autora pensou em todos os detalhes. 

Atrás do Espelho é instigante, cheio de mistério e reviravoltas, além de nos apresentar personagens mais maduros. Jeb e Alyssa são dois personagens que amadureceram bastante e Alyssa continua irreverente, além de passar por conflitos realmente interessantes nesse volume. Também conhecemos mais sobre seus pais e vemos um outro lado de Morfeu. Com personagens tão multifacetados fica difícil escolher um com o qual queiramos que Alyssa termine e isso é bem bacana. E o final? Uma loucura! 2015, chega logo!

A atmosfera lúdica e sombria continua neste volume e a diagramação e capa foram mais uma vez caprichadas.

10 comentários:

  1. Estou ansiosa para ler este segundo livro!!

    ResponderExcluir
  2. Ainda não li o primeiro,mas já estou doida pra comprar esse segundo,pois as capas já me ganharam kkkk
    Mas sempre escuto mto bem dessa série,então acho mesmo que vale a pena investir.
    Bjus

    ResponderExcluir
  3. lindo ♥, lindo ♥, quero muito de coração ler a série, tem já o terceiro livro da trilogia que não sei se foi lançado ainda,e quero esperar para comprar os 3 juntos, as capas são eternamente belas e incríveis, me apaixonei a primeira vista. Parece ser uma história sobre natureza e coisas sensíveis, algo do tipo.
    Esta capa é linda e me apaixonei pelo mocinho ♥.
    Beijos, ThaynáQ.

    ResponderExcluir
  4. Estou muito ansiosa pra ler esse livro, já estava morrendo de saudade do Morfeu!
    Muito bom saber que a qualidade do livro permaneceu, estou com a expectativa muito alta e espero não me decepcionar, e de acordo com a resenha isso não vai acontecer.
    Estou aqui só no aguardo do meu exemplar (e meu Morfeu) chegar.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oieeee.

    Jeb é amor demais. HAHA'
    Já li o primeiro livro e fiquei doida com ele, adorei a forma da autora retratar o País das Maravilhas. Gosto muito de Alyssa e fiquei em duvida com Morfeu. Ainda não sei com qual gostaria que ela ficasse, no momento é o Jeb Ainda. A capa do terceiro é linda demais.
    Quero só ver o Morfeu no mundo humano. Tenho que arrumar logo um tempinho de ler esse livro.

    Visite: http://paradisebooksbr.blogspot.com.br/

    Até mais.

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    Estou quase terminando a leitura desse livro e amando.
    Tanta aventura, um mundo fantasioso e momentos hilários, muito bom o livro, recomendo também.
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. quero muito ler a continuação, mesmo que o primeiro livro não tenha me agradado tanto... mas agt fica curioso com o resto ne mesmo?

    ResponderExcluir
  8. Ainda não li o primeiro livro mas eu amei as capas de cada uma delas e as resenhas que já vi por ai me dizem que eles são muito bom assim como a sua resenha também, e o terceiro livro ainda vai ser lançado em 2015 e até lá só ansiedade.

    Abçs :)

    ResponderExcluir
  9. É uma pena eu ainda não ter lido o primeiro,adoro essas adaptações mais dark de alguma história já batida.Deve ser um livro repleto de aventura que te prende do começo ao fim,e é maravilhoso quando os personagens amadurecem dessa forma e nos podemos os entender melhor.A capa está muito caprichada mesmo.

    ResponderExcluir
  10. As capas já dão o tom da trilogia, é uma releitura fantástica de uma história já consagrada, os personagens sem dúvidas são o grande trunfo dessa obra, passando pelo País das Maravilhas e o mundo real, conhecendo mais sobre as criaturas mágicas, vendo os desafios que eles tem que enfrentar lá e aqui, ainda bem de verdade que o livro mantém a qualidade e ainda consegue mostrar um amadurecimento de cada personagem, conhecendo mais sobre cada um deles, só pela parte que cita o final já quero 2015 e todos os livros sobre a história de Alyssa e Jeb.

    ResponderExcluir