Enders


Título: Enders
Autor: Lissa Price
Editora: Novo Conceito
Páginas: 288
ISBN: 9788581633602

Essa é a resenha do último volume da duologia Starters, se você não leu o primeiro livro (resenha aqui), esse post possui spoilers!

"As palavras dele eram pronunciadas lentamente.
Não confie em ninguém além de si mesma.
Após uma longa pausa, ele acrescentou:
E, em seguida, questione essa confiança". (p. 38)

Com a Prime Destinations demolida, Callie e diversos jovens não precisam mais alugar seus corpos para Enders e ela está certa que agora poderá viver tranquilamente com seu irmão, Tyler e seu amigo, Michael, na mansão de Helena, a Ender que alugou seu corpo e deixou tudo o que era seu para a Starter. Mas, para o desespero de Callie, O Velho pode se comunicar com ela através do chip que foi implantado em seu cérebro e ver através de seus olhos. Callie não é a única com um chip, vários Starters possuem um, entre eles, Michael. 

Conhecidos como Metais, esses jovens não estão seguros, já que O Velho pretende demonstrar o seu poder manipulando-os, fazendo com que Starters passem a fazer o que não querem, transformando seus chips em armas. O desespero de Callie é tão grande que a garota procura uma maneira de remover o chip implantado, mesmo que isso custe a sua vida. 

Além da voz do Velho e do perigo iminente de fazer algo contra aqueles que mais ama, Callie também passa a reviver memórias de Helena cada vez mais frequentemente, assim como também escuta a voz de alguém que definitivamente não é a do Velho, isso pode ser apenas um truque, mas a Starter deseja com todas as forças que seja real. 

Em um encontro proposto pelo Velho, afinal Callie não tem saída, a garota acaba sendo impedida por Hyden, um Starter que a leva até o seu esconderijo onde mantém um laboratório equipado de forma bem moderna. Aos poucos, Callie descobre que ele pode ser a única saída para encontrar O Velho, mas não sabe se pode confiar plenamente nele para descobrir quais as verdadeiras intenções do Velho e destruí-lo. 

Os dois Starters passam a procurar por outros Metais na tentativa de mantê-los a salvo do Velho, pelo menos daqueles que ele ainda não explodiu ou nem usou de outras maneiras. Enquanto isso, o tempo vai encurtando e Callie percebe que logo não terá mais controle sobre si mesma. 

Enders, de Lissa Price, encerra a duologia Starters. Gostei bastante do primeiro volume, que me prendeu a atenção e me fez ficar super ansiosa para ler o segundo. No entanto, acabei me decepcionando com a leitura de Enders. Em Starters temos uma história realmente interessante, que provoca arrepios, enquanto que em Enders somos apresentados a uma história onde tenta se explicar muita coisa em poucas páginas, de forma leve e ligeira, fazendo com que tudo acabe sendo um pouco raso, enquanto muitas cenas desnecessárias são inserias no decorrer da história. A narrativa acaba se tornando lenta e Callie, uma personagem sem personalidade, diferente da garota do primeiro livro. 

Existem alguns buracos na história, mesmo assim, a autora conseguiu inserir algumas surpresas e um leve suspense que acabam fazendo o leitor prosseguir com a leitura. 

Para quem curte romance, Lissa Price deixou esse tema em segundo plano, focando no mistério e na ação.

10 comentários:

  1. Como eu adoraria ter este livro, tem 2 se não me engano, já coloquei este livro na cesta de compras umas 4 vezes e tirei, pois o preço não ajuda muito, e tenho um tanto só para gastar ao mês, e vou pelos mais baratinhos ♥. Talvez eu crie vergonha e compre, o livro parece ser muito bom e já me interessou somente pela capa, e pelo que parece, é bem da tecnologia o livro e ciência, temas que adoro, foi uma pena você não ter gostado do ultimo livro, mas mesmo assim estou empolgada e quero ler :D.
    Beijos, Thayná.

    Uma bom dia, tarde e noite.

    ResponderExcluir
  2. sabe eu até gostei do livro, mas achei que o final poderia ser melhor.
    esse livro com certeza não se compara com o primeiro!

    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  3. Oie,

    Eu ainda não li nenhum dos livros da duologia, mas vi bastantes comentários bons e até que fiquei interessada. Não li toda a resenha pois não queria spoilers, mas li o final onde tu disse que não curtiu muito o segundo livro. Que foi meio lento e que a personalidade de Callie mudou demais. Mas eu irei ler e tirar minhas conclusões depois.

    Visite: http://paradisebooksbr.blogspot.com.br/

    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Tenho os dois livros aqui mais ainda não li,não sei o motivo,comprei tão empolgada,tava naquela fase de querer todas as distopias do mundo (depois de ler Jogos Vorazes) mas depois acabei esquecendo deles.
    Eu tenho um sério problema com finais, e acho que vou ter a mesma sensação que vc rsss
    Bjus

    ResponderExcluir
  5. Ainda não li Starters, mas é um livro que está no topo da minha wish list. Sempre ouvi falarem muito bem e sempre li resenhas muito positivas, só me falta dinheiro para compra-lo haha
    Bom, eu li toda a resenha mesmo que contenha spoilers, não ligo tanto quando é algo leve e me pareceu bem tranquilo. Como esse é o ultimo livro da duologia irei ler para fechar os pontos abertos do primeiro, mas sem esperar por muita coisa.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Confesso que também gostei mais de Starters, entretanto Enders foi uma leitura daquelas que fiquei torcendo para que tudo desse certo.
    Tenho de concordar que em uns trechos não dá para engolir mesmo o que aconteceu e ficaram alguns vácuos, mas como literatura de ficção, acabamos 'aceitando'.
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Essa é uma serie que tenho muita vontade de ler... a grande maioria das resenhas que vejo sobre ele é sempre positiva. vontade de ler me sobra, o que não me sobra é grana pra comprar.... e olha que ja ta na minha wish list a bastante tempo.

    ResponderExcluir
  8. Gosto de livros de romance, e de ação e aventura também, mas eu não gostei muito dessa Duologia, eu ainda não consegui gostar da sinopse e nem das capas, embora todos dizem que o primeiro livro foi melhor do que esse, assim como vc falou...

    Abçs :)

    ResponderExcluir
  9. Eu tenho o primeiro livro mas até agora não o li,mesmo sendo uma distopia ele não me interessa tanto assim.E é uma pena a autora ter corrido com os acontecimentos,isso não é nada legal e meio que te deixa como se a história ainda não estivesse finalizada.ainda tenho curiosidade em ler mas somente quando minha lista de prioridades diminuir.

    ResponderExcluir
  10. Ainda não li o primeiro mesmo tendo os dois, ouço elogios sobre cada livro só que bem diferentes, acho a premissa muito interessante, lógico que a autora pode ter pecado um pouco querendo inserir muitas informações tentando manter a atenção do leitor, gostei da parte de mistério e suspense, onde Callie luta contra o tempo para sobreviver e tentar tirar o chip que a controla, parece bem mais tenso pela própria busca de outros Metais e com o possível encontro com O Velho, farei a leitura o mais rápido possível.

    ResponderExcluir