Mar da Tranquilidade


Título: Mar da Tranquilidade
Autor: Katja Millay
Editora: Arqueiro
Páginas: 368
ISBN: 9788580413250

Nastya Kashnikov acaba de se mudar para uma nova cidade onde ninguém conhece o seu passado, apenas a sua tia, com quem vai morar. Matriculada no último ano da escola, ela tenta evitar todo mundo, vestindo-se de forma que contraria o código de vestimenta para afugentar todos.

"Duvido que alguma garota desta escola queira falar comigo, e qualquer garoto que se interesse por mim provavelmente não vai ser para conversar. Então, e daí? Se é para receber atenção indesejada, é melhor que seja por causa da minha bunda do que pela minha psicose e pela minha mão ferrada". (p. 16 e 17)

Nastya não se esconde das pessoas, ela foge delas, ao contrário de Josh Bennet, o garoto que parece ter um campo de força invisível ao seu redor, do qual ninguém se aproxima. Todos conhecem a história de Josh e sabem que devem deixá-lo em paz, mas apesar do código de conduta que todos respeitam, inclusive professores, Drew, o cara mais galinha da escola, nunca deixou seu melhor amigo, mesmo que o nome de Josh seja sinônimo de morte, afinal o garoto com apenas dezessete anos já perdeu todos aqueles que amou. 

Mas Nastya não conhece a história de Josh (e vice-versa) então nenhum dos dois precisa ser complacente um com o outro, o que não significa que ambos queiram a companhia um do outro. No entanto, Nastya se vê realmente curiosa acerca de Josh e essa curiosidade acaba por aproximá-la do rapaz taciturno. 

"O silêncio persiste. Não sei por quanto tempo ela planeja ficar aqui, pairando, observando. É como ter um fantasma na garagem. Sinto como se estivesse sendo assombrado. Com todos os mortos à minha volta, seria de se esperar que alguns deles continuasse por aqui". (p. 108)

Josh sabe que por trás daquelas roupas pretas minúsculas e apertadas e toda a maquiagem alguma coisa perturbadora existe, mas não faz ideia do que possa ser e não sabe realmente se deseja descobrir os segredos daquela garota que só se comunica através de gestos. 

"Temos um acordo não declarado: eu o deixo me olhar; ele me deixa olhá-lo. Nunca chamamos atenção para isso. É um presente que damos um ao outro. Nada de condições, nada de expectativas, nada de ler nas entrelinhas. Somos como um mistério. De repente, se eu conseguir desvendá-lo e ele me desvendar, a gente possa se explicar para o outro. Talvez seja disso que eu esteja precisando. De alguém que me explique". (p. 158)

Mar de Tranquilidade é o primeiro livro de Katja Millay e é simplesmente incrível! Profundo, lindo, doloroso e sensível, Mar de Tranquilidade é muito mais do que um romance, trata de família e amizade, fala sobre o perdão em diversos níveis e a forma como lidamos com o que acontece conosco. A história pode parecer batida, mas a forma como foi escrita faz toda a diferença. A autora fugiu de todos os clichês e criou personagens absurdamente reais, fazendo com que seja impossível não gostarmos deles e pensarmos neles mesmo após o término da leitura. 

Mesmo que a história tenha como protagonistas Nastya e Josh, a autora insere outros personagens neste livro que, assim como os dois primeiros, possuem personalidades fortes e únicas, formando um todo complexo que se harmoniza com a trama. 

Outra coisa que torna o livro ainda mais interessante é como se dá a relação entre Nastya e Josh. Nada acontece de repente, como num conto de fadas. Tudo é construído de forma bastante real, com nuances que vão revelando as particularidades de cada personagem e as problemáticas das relações.

A narrativa em primeira pessoa é intercalada pelas vozes de Nastya e Josh, o que torna o leitor íntimo destes dois personagens tão emocionalmente abalados, nunca se tornando monótona ou melodramática, mas sempre rica e intensa, arrancando risos e lágrimas e encantando o leitor.

Acho que nunca fui tão enfática, mas garanto à vocês que não irão se arrepender da leitura, por isso peçam o livro de presente ou dêem a si mesmos de presente esse livro tão dolorosamente lindo.

10 comentários:

  1. Oie
    Gostei muito de sua resenha. Eu estou com ele aqui para ler, mas ainda não me animei.
    Depois de ler sua resenha até me deu vontade de passar ele na frente e lê-lo.
    Adoro essa capa.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Eu estou doida pra ler esse livro,estou ouvindo tão bem dele que cada resenha me faz desejar mais e mais.
    Adoro livros com uma carga mais pesada.E em uma coisa que vc disse que me fez ter certeza de que vou amar o livro,eu gosto de romances bem construidos,isso de amor de conto de fadas,que acontecem sem mta explicação me irritam as vezes kkk
    Bjus

    ResponderExcluir
  3. Olá!!
    Essa é a segunda resenha que li desse livro e só vi comentários positivos.
    Adorei a premissa, acho que esse negócio de quando os personagens tem segredos ou alguma coisa no seu passado deixa a história mais interessante.Gosto quando o livro trata do romance como um todo, desde amor por amigos, família, uma paixão, isso deixa tudo mais completo.
    Infelizmente não gostei muito da capa, achei o desenho meio estranho.Mas não muda nada a história então não faz diferença.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Já vi resenhas anteriores, e sinceramente achei meio chatinho o modo em que a autora fez a protagonista, parece aquelas personagens "coitada", mas como é uma narrativa meia dramática e triste, com certeza eu queria ler, como já disse gosto de me sentir desconfortável, mas de uma maneira boa nas leituras do dia a dia, queria saber o grande segredo da personagem, me deu um interesse e tomara que eu não me decepcione com a leitura.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Olá,

    Li algumas resenhas a respeito desse livro e fiquei muito curiosa com seu conteúdo. Como você disse no final da resenha eu me dei de presente esse livro, pois acho que irei me apaixonar pela estória tanto quanto você. Quero saber o que acontece entre esses dois protagonistas, gosto muito de livros com os POV diferentes, assim ficamos sabendo o que se passa com os dois personagens. Assim que ler te conto o que achei.

    Visite: http://paradisebooksbr.blogspot.com.br/

    Até mais.

    ResponderExcluir
  6. A resenha estava me conquistando pelo livro e quando disse que a relação deles não acontece magicamente como num conto de fadas, mas vai sendo construída, me fez querer ler sim o livro...

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Vou começar falando da capa, belíssima e lembra um teste psicológico, bem interessante.
    Um romance construído aos poucos e dentro de problemáticas tendem a dar certo e espero que dê aqui no livro.
    Acredito que Mar da tranquilidade não tenha nada de tranquilo e estou doidinha para enfrentar esse maremoto.

    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oie... Eu gostei do que esse livro quer passar, ele é lindo, emocionante e quero muito conhecer Nastya e Josh, tenho certeza que vou amar eles e os outros personagens...

    Abçs :)

    ResponderExcluir
  9. Oiee
    Só vi comentários ótimos sobre o livro até agora e adoro quando a autora consegue se focar em algo que não seja apenas o romance.Nastya e Josh devem ser personagens muito bem construidos e que mesmo com suas falhas vão nos cativar.Quero muito ler.

    ResponderExcluir
  10. Nossa dolorosamente lindo, com a última frase da sua resenha o livro me ganhou e me convenceu a comprar, o primeiro livro da autora mostra que a mesma tem muita qualidade, ver como a relação deles é construída e acompanhar um pouco da dor de cada um, sofrer com eles e torcer por eles, pretendo ler e rápido para gostar tanto quanto você, não tenho muito o que falar depois dessa resenha e da sua opinião, Mar de Tranquilidade tem uma capa que encanta e um história que convence.

    ResponderExcluir