Apenas Um Dia


Título: Apenas Um Dia
Autor: Gayle Forman
Editora: Novo Conceito
Páginas: 384
ISBN: 9788581634500

Allyson sempre foi uma aluna exemplar e teve sua vida controlada nos mínimos detalhes pelos pais, especialmente pela mãe, que traçou uma trajetória para a filha desde que ela nascera, fazendo com que Allyson nunca tivesse espaço para escolhas e decisões próprias. 

Ao terminar o ensino médio, a garota ganha uma viagem para a Europa, onde percebe que sua melhor amiga Melanie procura novos rumos para a sua vida, diferentemente da própria Allyson, que em apenas dois dias de viagem sente saudades de casa e da familiaridade de seu quarto. Enquanto as duas passam a não se entender muito bem, com Melanie se reinventando e buscando uma nova identidade para o ingresso na faculdade, Allyson acaba conhecendo Willem num espetáculo ao ar livre onde o jovem holandês se apresenta como um dos personagens de Shakespeare. 

Ao contrário de Allyson, Willem é um aventureiro, um ator errante que acredita em acasos e que a chama para passar um dia em Paris, coisa que ela só aceita por estar encarnando o papel de Lulu, atriz dos anos 20 com quem Williem diz que Allyson se parece. 

"E essa é a verdade. Posso ter apenas 18 anos, mas já me parece bem óbvio que o mundo está dividido em dois grupos: os dos que fazem e os dos que observam. As pessoas com as quais as coisas acontecem e o restante de nós, que meio que se arrasta sobre as coisas. As Lulus e as Allysons". (p. 46)

Encorajada pelo papel que atribuiu a si mesma, Allyson parte para uma aventura com William, algo completamente novo para ela que dura muito mais que um dia, mesmo que depois do tempo com William (um dia e uma noite), o rapaz desapareça sem dar nenhuma explicação. 

Mesmo não tendo gostado muito de Se Eu Ficar e Para Onde Ela Foi, por achar os dois livros um tanto clichê e excessivamente dramáticos, resolvi dar mais uma chance a Gayle Forman, que dessa vez me surpreendeu, mesmo que no início de Apenas Um Dia eu tenha empacado na leitura, não conseguindo me prender à história. 

De início pensei se tratar de um romance água com açúcar, mas Apenas Um Dia foi se mostrando um romance forte, onde os personagens estão encontrando e desencontrando a si mesmos, de uma forma bonita e verdadeira, onde o leitor pode acompanhar o amadurecimento de cada um deles. 

Allyson pode parecer uma personagem bastante ingênua e imatura no início do livro, mas o leitor pode se orgulhar de sua trajetória e a forma como aquele dia com William muda completamente o restante de seus dias, fazendo com que possamos observar o desenvolvimento da personagem e criar um carinho especial pela sua história.

Mais do que um romance entre duas pessoas, Apenas Um Dia fala sobre os acasos, das coisas que deixamos para trás com o tempo, das amizades, como vamos nos transformando através das nossas experiências e do que realmente é importante para nós.

Um comentário:

  1. também li esse livro a pouco tempo, ja fazia um tempão que estava na minha lista de desejados, de formas muito diferentes ele mexeu comigo! é tão intenso e tão doido pensar que tudo pode mudar em um dia!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir