Pergunte ao Pó


Título: Pergunte ao Pó
Título original: Ask the Dust
Autor: John Fante
Editora: José Olympio
Páginas: 208
ISBN: 9788503007535

Faz bastante tempo que assisti ao filme Pergunte ao Pó (2005) e confesso que não me lembro muito bem do filme, mesmo assim, sei que o longa chamou a minha atenção e quando descobri que era baseado em um livro fui correndo atrás dele, se bem que ele ficou lá na estante, pegando pó (ba dum tss)... Felizmente tive um tempinho e o tirei da estante, minha grande surpresa foi o Prefácio, assinado por Bukowski, do qual sou grande fã e quem considerava Fante seu deus. 

Bukowski encontrou o livro na Biblioteca de Los Angeles quando jovem, passava fome, bebia e tentava ser escritor. É claro que Bukowski deve ter se identificado com Arturo Bandini, personagem central de Pergunte ao Pó e alter ego de John Fante (um dos precursores da geração Beat), e não só isso, mas encontrado nele um amigo ou irmão. 

Bandini, como Bukowski se descreve no momento em que põe as mãos em Pergunte ao Pó, é um jovem aspirante a escritor, que passa dificuldades na Cidade dos Anjos, ávido por experiências que possam tornar sua escrita grande. Bandini não tem dinheiro e estamos na década de 1930, época da Grande Depressão. Los Angeles está decadente, encarquilhada, mas numa narrativa em primeira pessoa, enquanto seguimos os passos de Bandini, observamos poesia em tudo, numa atmosfera de ausências: ausência de caminhos, respostas e objetivos. 

Bandini apaixona-se por Camilla. Ela é mexicana, ele é de origem ítalo-americana. O aspirante a escritor e a garçonete logo desenvolvem uma relação tempestuosa e inconstante. Mas Pergunte ao Pó não é sobre uma história de amor, é desesperado como os seus personagens e flui num ambiente desapiedado, onde o leitor encontra dor e humor (sardônico) em uma escrita arrebatadora.

Pergunte ao Pó faz parte de uma série de quatro romances (publicados entre 1938 e 1985) chamados hoje de "O Quarteto Bandini" que trazem o mesmo personagem, no entanto, não se faz necessária a leitura dos livros na ordem cronológica (todos os títulos já foram lançados aqui no Brasil).

Wait Until Spring, Bandini (1938) 

Espere a Primavera, Bandini

The Road To Los Angeles (cronologicamente, essa á a primeira novela escrita por Fante, mas só foi publicada em 1985)

Rumo a Los Angeles

Ask The Dust (1939)

Pergunte ao Pó

Dreams from Bunker Hill (1982)

Sonhos de Bunker Hill

Um comentário:

  1. Eu adoro esse livro - coincidentemente, reli ele não faz nem um mês.

    Blog da Fênix

    ResponderExcluir