A Síndrome de Copérnico


A Síndrome de Copérnico, de Henri Loevenbruck, é de tirar o fôlego! O livro é cheio de tensão, suspense e mistério. É impossível adivinhar o que está para acontecer na página seguinte. Parece que entramos em uma grande montanha-russa junto com o protagonista, Vigo Ravel, e sentimos tudo o que ele sente: se ele parte em uma corrida e seu coração acelera, nosso coração também acelera; se Vigo está confuso, também nos sentimos confusos e por aí vai. 

Vigo havia recebido o diagnóstico de esquizofrenia paranoide aguda e há anos tomava remédios. Mas, no seu íntimo, Vigo perguntava-se se as vozes que ouvia eram causadas pelo distúrbio psíquico ou se eram os pensamentos das pessoas. Após o atentado que destruiu quase todo o bairro da Défense, Vigo não tem mais dúvidas, ele possui um segredo que pode mudar o mundo. Mas, primeiro, ele precisa descobrir a verdade. 

Mas o que é a síndrome de Copérnico? Saber uma verdade na qual o mundo inteiro se recusa a acreditar, uma verdade que pode mudar o futuro da humanidade. 

O autor, Henri Loevenbruck é jornalista e escritor, é autor de nove romances, de uma antologia de contos fantásticos e de roteiros para o cinema. Considerado o mestre do thriller na França, estreou no Brasil com o livro O Testamento dos Séculos, pela Bertrand, Editora do Grupo Record.

No entanto, Vigo, sendo um esquizofrênico (ou pessoas fazendo com que ele creia nisso), como poderá fazer com que acreditem nele? 

A narrativa é alucinante e Vigo é impressionante, tanto em seus diálogos (e divagações) quanto nas suas anotações em suas cadernetas Moleskine. 

Confesso que ao ler cada página sentia que seria "traída" pelo narrador. Enquanto estava mergulhada na viagem de Vigo pensei que o autor, em algum momento, poderia soltar uma bomba em cima de mim e foi assim que me lembrei do filme Trem da Vida, filme de 1998, dirigido por Radu Mihaileanu (quem assistiu, vai entender, quem ainda não assistiu, não pode perder esse filme maravilhoso!). 

A Síndrome de Copérnico é uma leitura eletrizante do início ao fim, com uma história incrivelmente bem elaborada e viciante. 

Um comentário:

  1. Eu vi a sinopse desse livro quando ele saiu, me pareceu bem interessante... Que bom que é realmente bom como promete!

    ResponderExcluir