Lilith


Título: Lilith
Autor: Alina Reyes
Editora: Rocco
Páginas: 220
ISBN:8532513239

Antes de comentar sobre o livro, vou falar um pouquinho sobre mitologia. Conhecer o mito de Lilith definitivamente ajuda muito na compreensão do livro, da personagem e de algumas passagens que podem passar desapercebidas. 

No folclore popular hebreu, Lilith é tida como a primeira mulher criada por Deus, juntamente com Adão, e da mesma matéria, ao contrário de Eva, sua segunda mulher, que veio de sua costela. Lilith teria abandonado Adão e fugido do Jardim do Éden por não aceitar ser submissa durante a relação sexual. Algumas versões dizem que Lilith juntou-se aos anjos caídos e se casou com Samael, tentando desde então destruir a humanidade. 

Sua imagem mais conhecida é a dada pela cultura hebraica, como a de um demônio. Várias lendas surgiram: Lilith tinha 100 filhos por dia, quando mulher, súcubo, quando homem, íncubo. Ambos se alimentavam da energia emitida durante o ato sexual e de sangue humano. Além disso podiam manipular sonhos.

Associada a noite, Lilith foi retratada como uma jovem com pés de coruja e conhecida como "a rainha da noite". 

Existem diversas lendas, mitos e textos relacionados a Lilith, mas o pouquinho que coloquei aqui já ajuda tanto aos curiosos quanto aqueles que irão ler o livro. 

Lilith é um livro um tanto... perturbador. Quando resolvi ler não havia pesquisado nada sobre ele: sinopse, resenhas etc., e por isso devo ter me surpreendido tanto. Mas não pelo teor erótico do livro que, para mim, a autora não trata de forma extremamente exagerada e em determinados momentos, algumas cenas chegam a ser poéticas. 

... A cidade está cheia de pregadores que vêem o diabo na carne, por ódio à vida. Eu, Lilith, quero, pelo êxtase erótico, fazer com que saiam dos seus limites, animar a carne de vocês, prostradas de necessidades e contingências.

A história se passa na fictícia cidade de Lone, uma cidade que parece um corpo humano, feita de artérias e um misto de fantasia e futurismo. A protagonista, Lilith, é paleontóloga e diretora do museu de história natural e depois de passar por uma cirurgia estética transforma-se em uma das mais belas criaturas femininas. E a partir deste momento, onde deixa seu "velho corpo sem vida" para trás, empreende uma jornada sensual que busca satisfazer plenamente os homens. 

Lilith tem sede, é puro instinto, é uma mulher que carrega consigo uma alma milenar. 

Confesso que fiquei um pouco confusa no início da leitura, pois a narrativa é intercalada em terceira pessoa e primeira (Lilith), mas em pouco tempo fica fácil se adaptar com o ritmo e modo de narrativa. 

Alina escreveu um livro cheio de metáforas, violento, fantasioso, erótico e, ao mesmo tempo, inspirado. Eu adorei e recomendo! 

Já a capa... é perfeita! Tem tudo a ver com o livro! 

4 comentários:

  1. Nossa, adorei a resenha e conhecer esse livro!! Fiquei curiosissima!!! Lilith, como figura feminina, é uma ersonagem bem forte.
    Já vou colocar no Desejados do skoob :)

    abraços,
    Luciana
    http://folhasdesonhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fortíssima! No início do livro parece que ela só quer uma coisa... mas depois dá pra notar toda a sua força e depois de ler o livro deu mais vontade de buscar informações sobre a história dela. (:

      Excluir
  2. A capa é linda, mas eu não fiquei interessada em ler pq achei meio forte...
    Eu gosto de mitologia, mas não estou preparada para encarar esta... kkk
    Ficou ótima a resenha e concordo a capa é linda!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É difícil eu achar um livro pesado, mas esse realmente não é do tipo que agrada a todos, rs. E eu comecei a ler justamente por causa da capa, hehehe.

      Excluir