A Casa das Orquídeas


Título: A Casa das Orquídeas
Autor: Lucinda Riley
Editora: Novo Conceito
Páginas: 560
ISBN9788563219961


Eu simplesmente fiquei encantada com A Casa das Orquídeas! Não esperava um livro tão lindo e precioso e chorei, chorei muito! 

O livro mescla passado e presente mas não deixa de ser um belíssimo romance histórico (e atual também). Vou explicar direito, rs. 

Júlia Forrester, hoje uma renomada pianista e que acaba de sofrer uma terrível tragédia, passava a maior parte de seu tempo quando criança na estufa da propriedade de Wharton Park, onde seu avô cultivava belas flores exóticas. Júlia amava aquele lugar, propriedade de uma nobre família, os Crawford. Gerações deles passaram por lá, a casa principal estava na família há trezentos anos. 

Júlia vivia em um dos chalés da propriedade, pois sua família trabalhava para a viúva Crawford, mas quando cresceu foi embora e aquele lugar se tornou uma mera lembrança: ela estava feliz e tinha um maravilhoso dom; tocava maravilhosamente bem e era bem requisitada, vivendo adulta na França. 

Após a terrível tragédia que assolou Júlia, a pianista tenta se recuperar mas está isolada, apesar de estar de volta a sua terra natal, vivendo em uma casa próxima a Wharton Park, perto de sua irmã, pai e sobrinhos.

O sofrimento de Júlia é indescritível, e acompanhamos todas as etapas de sua recuperação, suas idas e vindas e nos perguntamos se ela irá conseguir suportar a dor que carrega dentro de si. Nesse meio tempo, Júlia descobre que Wharton Park está afundada em dívidas e à venda, para sua infelicidade. A propriedade é recém-herdada por Kit Crawford, um verdadeiro gentlamen, lindo e carismático, mas com uma triste história.

Kit irá ajudar Júlia mais do que ela possa imaginar ou sonhar! Ele encontra um antigo diário no chalé em que ela morava quando criança, talvez escrito por seu avô tão querido e já morto e Júlia vai buscar a ajuda de sua avó para descobrir o que aquele diário pode ter de importante. Mal sabia ela que aquele diário despertaria em sua avó lembranças de quando ainda era moça e trabalhava em Wharton Park, revelando a triste história de um casal (Olívia e Harry Crawford) separados pela Segunda Guerra Mundial, cujo casamento frágil e turbulento iria afetar a felicidade de gerações e da própria Júlia. 

A história contada pela avó de Júlia é cheia de paixões e mentiras. A Casa das Orquídeas é um livro repleto de reviravoltas e extremamente emocionante. A narrativa de Lucinda Riley é fantástica, somos guiados à um mundo ora colorido, ora cinza, dá para sentir o calor, o frio, os cheiros e os sabores. Como eu já comentei em outro post, adoro autores que conseguem nos transportar para outra época, outra cultura, e Lucinda faz isso incrivelmente bem. A Casa das Orquídeas é um livro imperdível! 

A autora esteve na Bienal em São Paulo e se encantou tanto pelo Brasil que vai escrever sobre o país. Leia a matéria e a entrevista com a autora aqui.

15 comentários:

  1. simplesmente apaixonei com esse livro ...
    pena que não pude ir na bienal, pois me falaram que a autora foi super simpatica ....
    amei a resenha e me incentivou a ler mais ainda ...

    bjosssssssssssss

    ResponderExcluir
  2. apaixonei por esse livro ...


    parabens pela resenha...
    spero poder comprar esse livro logo pq não to aguentando mais esperar hahahaha

    bjosssssssss

    ResponderExcluir
  3. Eu li também e adorei a história.
    Minha parte preferida e a segunda história, a do passado. E incrivel como ela descreve os acontecimentos.
    Realmente o livro e encantador e envolvente.
    Adorei a resenha!
    Bjos...

    ResponderExcluir
  4. Oi, Paula!
    Eu tenho A casa das orquídeas, mas ainda não li. Minha mãe começou e abandonou (não gostou do começo). A minha esperança é que um amigo meu leu e a-do-rou! Agora com a sua opinião, acho que realmente posso confiar que é uma boa leitura! Além do mais, eu adoro livros que vão encaixando os fatos aos pouquinhos, sabe? A maioria dos que eu li, foram muito bons. Quando alterna entre passado e presente, então... Sempre gosto que conhecer com as pessoas viviam antigamente. Tem tanta coisa linda e que podia realmente ainda ser... rs

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Puxa, nunca tinha dado muita importância a esse livro. Acredito que nem tenha lido resenhas dele até o momento, mas vou já, já procurar esse livro para ler.
    Não sabia que era assim, emocionante.
    Também li muito sobre a autora e do quanto ela foi simpatica e atenciosa na Bienal.
    Beijo

    ResponderExcluir
  6. Eu tenho esse livro... eu senti que ele era O livro e pedi ao maridão, que não resistiu e me deu no dia dos namorados, o melhor que ele conseguiu o último exemplar da livraria!!! Era para ser meu de qq jeito =D
    O livro é perfeito... e realmente a Lucinda descreveu perfeitamente os diferentes lugares onde a estória se passou, dava para sentir que estava no "táxi aquático", na estufa... eu queria muito ter tido chance de autografar meu livro... mas ficou apenas no querer...
    A melhor parte para mim é quando a avó da Júlia conta sobre o passado. E o Kit é supeeer fofo.
    Um livro perfeito!!!

    ResponderExcluir
  7. Uma amiga minha já leu e disse que a história é muito boa! To louca pra ler *-----* E adoro essa capa, as letras são metalizadas \o/

    ResponderExcluir
  8. A capa é linda e a história parece ser bem legal. Quero ler!
    A bienal Q EU Ñ FUI tá me deixando louca!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  9. O livro parece enoooooooooorme, mas a estória também parece valer a pena tantas páginas. Quero ler este livro, gosto de estórias que contenham diários e fatos do passado que explicam o presente.

    ResponderExcluir
  10. Muito curiosa para ler esse livro!! Não tinha ouvido falar dele ainda, mas parece ser maravilhoso..

    ResponderExcluir
  11. Nossa bela resenha deu vontade de ler mais ainda,estou louquinha pra ver no q vai dar^^

    ResponderExcluir
  12. Já queria muito ler esse livro e agora quero mais ainda *-*

    ResponderExcluir
  13. Pelo amor de deus eu quero muito ler esse livro!

    ResponderExcluir
  14. Você me deixou encantada com a resenha. Esse livro já está na minha listinha de muito desejados. Espero ter a oportunidade de lê-lo em breve. Sou muito emotiva então acho que vou precisar preparar os lenços kkkk

    Um leve bater de asas para todos!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  15. Sou louca pra ler esse livro. Já vi muita gente se assustar com ele pelo tamanho. Achei a capa tão linda que já despertou meu interesse logo de cara. E depois de ler sua resenha fiquei ainda mais encantada. Logo poderei lê-lo, mas já vou comprar uma caixa de lenços porque pelo jeito vou precisar... rs

    ResponderExcluir