Carratos - Uma História de Rock


Título: Carratos - Uma História de Rock
Autor: Ocelo Moreira
Editora: Novo Século/Novos Talentos da Literatura Brasileira
Páginas: 160
ISBN9788576795483

Acreditar que o grande segredo da existência está em viver do que tanto gosta, não importa o quanto ganhe, deve ser uma meta. Ninguém pode concretizar algo por outra pessoa. A banda Carratos foi assim: a realização de uma meta, de um sonho. Um grande artista é como um modelo a ser seguido, e é visto como o espelho social de seu tempo. O artista é como um guerreiro porque a arte exige uma luta constante. Um verdadeiro artista está sempre combatendo por amor a ela e atingindo seus objetivos: evoluir, contribuir, viver e crescer. Porque um guerreiro da arte não para, apenas descansa enquanto sua obra prolifera sobre a Terra. 


Neste seu primeiro livro, Ocelo narra a história de sua banda, Carratos, desde o difícil início (falta de instrumentos, dinheiro etc.) até apresentações em barzinhos, shows, programas de televisão e gravações, que também não foram nada fáceis. Para quem tem/teve uma banda ou acompanha músicos sabe como é difícil a trajetória: não só o começo, mas a jornada inteira. Formar a banda, encontrar pessoas que curtam o mesmo estilo, arranjar os instrumentos, lidar com as personalidades diferentes de cada integrante etc. 

O livro de Ocelo não trata apenas da trajetória de sua banda, mas de seu sonho, suas decepções, sua garra e coragem. É uma narrativa muito gostosa e verdadeira, é um livro que é cheio de questionamentos, momentos de reflexão e descobertas. 

Quantas pessoas conhecemos que deixam de trilhar o caminho de seus sonhos para avançar por uma trilha que leva ao sucesso? Que trará um status? Ou quantos jovens são levados a desistirem de seus sonhos e objetivos pelos próprios pais, pois a ganância reina entre eles?

Ocelo seguiu seu sonho, que era o de expressar o seu pensamento através de palavras. Primeiro com a música, depois com a literatura. Mas nos perguntamos: começar um sonho, realizá-lo e então partir para outro? Como o autor deixa bem claro, o importante não é o ponto de chegada, mas o caminho, é nele que você encontrará sua verdadeira vocação. Pois como iremos descobrir o que realmente queremos se não tentarmos, errarmos (ou mudarmos de idéia) e partir para outra? 

Confesso que me identifiquei bastante com o livro. Com um irmão baixista já fui a diversos ensaios, cheguei cedo a shows para dar uma força para a banda e tive que "aguentar" por dias várias pessoas em casa: o quarto do meu irmão virou um estúdio, com bateria e tudo, para a gravação de algumas músicas de sua banda. Lembro desses tempos com muito carinho, era extremamente divertido! E se existiam brigas? Sim. Pois cada um quer uma coisa diferente e em uma banda é preciso um objetivo igual. 

Também me identifiquei com o livro pois acredito que o mais importante é seguir o seu sonho, fazer aquilo que você gosta, mesmo que você demore para descobrir do que gosta. 

Ocelo demonstra muita sensibilidade e isso está bem explícito na sua forma de escrever. Carratos é um livro leve e tranquilo de se ler, é bem fininho e trás várias fotos de diversos momentos da banda e de Ocelo, além de ilustrações. 

E não podia faltar uma explicação para o nome da banda: Ocelo também é desenhista e quando ganhou uma figurinha brilhosa de um rato sobre uma caveira, resolveu reproduzi-la, fazendo algumas modificações e o resultado é a ilustração que você vê na capa do livro. Ocelo também tinha o costume de nomear os seus desenhos e no dia de nomeá-lo ficou repetindo as palavras caveira e rato, rato e caveira, caveirato, ratocaveira, carato. Nomeou o desenho de Carratos, com um 'r' a mais, para dar ênfase a palavra. O desenho também tem um sentido: associando o rato a vida e a caveira a morte, Ocelo encontrou uma explicação, a vida superando a morte. 

7 comentários:

  1. Não conhecia a banda, nem o livro. Mas foi uma grata surpresa poder ler a sinopse e digamos, a resenha.
    Livros que falam sobre o universo da musica sempre são interessantes, ainda mais assim, misturando força de vontade e determinação.
    Acredito que sucesso seja isso.
    E muito interessante também saber como tudo surgiu. O desenho(muito bacana) e o nome da banda.
    Com certeza, é um livro que deve valer a pena ler.

    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Que interessante. Adorei a explicação para o nome da banda e melhor ainda o significado da ilustração.
    Que bom que ele não desistiu de seus sonhos. Queria ter um tantinho da persistência dele.

    ResponderExcluir
  3. Nossa, que incrível! É sempre bom lutar por aquilo que se quer.

    ResponderExcluir
  4. Adoro rock e já faz um bom tempo que tenho ficado de olho nas resenhas deste livro, algumas contraditórias, mesmo assim eu gostaria de ler.

    Vanessa - Blog do Balaio

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia, mas lendo a resenha me deu uma vontade de ler!

    ResponderExcluir