O Substituto


Título: O Substituto
Autor: Brenna Yovanoff
Editora: Bertrand Brasil
Páginas: 333
ISBN9788528615555


Uma história sobre amor, família, sacrifício e autodescoberta. Normal, não é? Seria, se a história não se passasse na cidade de Gentry e o garoto não fosse Mackie Doyle. 

Gentry é uma cidadezinha pacata americana e Mackie é um adolescente pouco comum: alérgico a ferro, sangue e solo sagrado. Aos poucos Mackie vai enfraquecendo, o que significa que está morrendo. Mas o que poucos sabem é que ele não é humano, na verdade é um substituto, ou seja, ele foi deixado no berço de um bebê humano há dezesseis anos, trocado pelo verdadeiro filho da família Doyle. E de onde o substituto vem? De um mundo subterrâneo, repleto de túneis e de águas lamacentas e escuras, onde vivem garotas-cadáver e é governado por uma princesa. 

Apesar de ser considerado um garoto "esquisito", Mackie é extremamente humano e é no mundo deles (nosso) em que quer viver, junto da sua família. Mas no momento em que está conhecendo uma garota um tanto estranha e ao mesmo tempo fascinante chamada Tate, ele se vê obrigado a adentrar o submundo de Gentry e frequentar a Casa do Caos, como é conhecido. 

A descrição do lugar e dos seres que habitam a Casa do Caos é incrível, você fica imaginando aquele lugar e os personagens tão peculiares e de aparência tão sinistra (e ao mesmo tempo sente que está ao lado apenas de excluídos que não tiveram outra escolha). Por mais medonho que possa parecer (você pode sentir até os cheiros descritos por Mackie, como o de terra molhada, mofo e podridão) não há como não sentir certa simpatia por aqueles seres. 

Quando a irmã caçula de Tate desaparece, Mackie deverá enfrentar todo o tipo de criatura e descobrir qual é o seu lugar. 

O que é incrível em O Substituto é que não dá para saber o que irá acontecer no final, você não tem muitas pistas: elas vão se revelando aos poucos. Não achei que o livro possa ser considerado terror, mas suspense. 

Além da história de autoconhecimento de Mackie é interessante observar como as coisas funcionam na cidade de Gentry: os habitantes sabem da existência de seres como Mackie e como aqueles que vivem na Casa do Caos, mas esperam o quê em troca de seus bebês desaparecidos? Uma cidade cheia de segredos enterra seus "monstros" a favor de quê? 

A leitura é extremamente instigante, a diagramação é perfeita e eu adorei o início de cada capítulo e as ilustrações de cada parte do livro. A capa é impecável, perfeita! E já conta muito da história. 

O Substituto é o primeiro romance de Brenna Yovanoff, seu segundo romance, The Space Between, teve os direitos de publicação comprados pela Editora Bertrand (ainda não há previsão de lançamento por aqui). O livro conta a história de Daphne, a filha de um demônio e de um anjo caído que vive em Pandemonium, uma cidade no inferno. Daphne não sabe o que esperar: se será um demônio sem alma como suas irmãs ou como o seu irmão, Obie, cuja vida é dedicada a salvar almas perdidas na Terra. 

3 comentários:

  1. Nossa... agora deu para ter um vislumbre do motivo da capa... eu não entendia bem os instrumentos sobre o carrinho de bebê.
    Que maluquice trocar bebês normais por bebês de outra espécie... mas eu fiquei curiosa sobre o motivo... quer dizer que um belo par de pernas vai mudar a cabeça dele... hahaha... bem típico.
    Gostei bastante.

    ResponderExcluir
  2. Oie,
    Nossa essa capa é de dar medo hein!! rsrsrs
    O ivro parece ser bem interessante, mas não acho que compraria.

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  3. Super de olho nesse livro tem um bom tempo. A sinopse me encantou!
    Agora, resenha é a primeira que leio e quer saber?
    Quero muito ler esse livro e logo!
    Esse "lance" sobrenatural mexe comigo e a capa do livro é um convite a um bom suspense.
    Parabens pela resenha!

    beijo

    ResponderExcluir