Sangue Quente


Título: Sangue Quente
Autor: Isaac Marion
Editora: Leya
Páginas: 257
ISBN9788580440331

Oi, eu sou um zumbi e isso não é tão ruim assim. Me desculpe por não poder me apresentar direito, mas não me lembro do meu nome, nenhum de nós se lembra. Também nos esquecemos de nossos aniversários e das senhas do banco. Acho que meu nome começava com R. É engraçado, porque, quando era vivo, vivia me esquecendo do nome dos outros. Estou descobrindo que esse tipo de ironia está muito presente na vida dos zumbis, mas é difícil rir quando mal consigo falar. 

O mundo está dividido entre os Mortos e os Vivos. Ninguém sabe como os zumbis surgiram mas o mundo já estava bem abalado antes da chegada deles: desastres naturais, guerras etc. Os zumbis vivem em comunidades, alguns se encontram em um estado melhor que o dos outros. R parece ser um zumbi recente (ele não possui nenhuma memória "pré-zumbística) então ao comparar seu estado com os outros zumbis com quem convive, percebe que ainda está nos primeiros estágios do apodrecimento. Sua pele é cinza, possui círculos negros embaixo dos olhos e o cheiro ruim costumeiro. 

R vive em um aeroporto com centenas de outros zumbis, entre eles M, o zumbi mais parecido com R, que consegue manter um diálogo com no máximo cinco palavras. M é um personagem muito divertido, um zumbi grandalhão e que faz o maior sucesso com a mulherada: sim, rola sexo entre os zumbis, no entanto eles apenas tiram suas roupas, ficam de frente um para o outro com cara de "quem diabos é você?" e ocasionalmente se esfregam. 

R é diferente dos demais zumbis. Pode até ser chamado de um zumbi sensível e filósofo. É questionador e não consegue compreender a apatia dos outros zumbis que vivem com ele no aeroporto, vagando pra lá e pra cá, arrastando seus corpos e dando passeios pela escada rolante (quando o gerador funciona) e, o pior, o que os move a obedecer cegamente os Ossudos? Os Ossudos são zumbis bem mais velhos, são um punhado de ossos que "governam" a comunidade e realizam rituais. R faz parte dos Carnudos, zumbis ainda "frescos", aqueles que saem para caçar humanos. 

E é em uma dessas caçadas que R conhece uma garota chamada Julie. Ele come seu namorado, Perry, e para proteger Julie, leva-a até o aeroporto escondida. Detalhe: quando os zumbis comem o cérebro de alguém, eles tem flashes da memória da pessoa e isso é como uma droga, é o momento em que eles se sentem "vivos", afinal eles não possuem memória alguma. E R passa a ter flashes da memória de Perry com Julie. Mas o cérebro de Perry, bom, é muito diferente de todos os outros que R comeu e a partir desse momento a "vida" de R muda completamente, assim como a de Julie. 

Julie tem seus traumas mas apesar disso é uma garota descolada e corajosa. Depois de terminar de ler o livro eu imediatamente pensei que havia lido um conto de fadas sobre zumbis, com R como a princesa e Julie como o príncipe encantado em sua armadura reluzente. 

A leitura é leve e agradável, apesar de ficar um pouco confusa de vez em quando devido alguns erros de concordância. Gostei bastante da idéia de colocar um zumbi como narrador, saber o que ele sente e como pensa, e como o R pensa! Afinal ele mal consegue falar. Adorei o M e queria ter tido a oportunidade de ler mais sobre o personagem. 

Confesso que não gostei do final, apesar de durante a leitura saber para onde estava indo, no entanto eu não sabia que ia ser DAQUELE JEITO! Fiquei: "Como assim? Não pode ser! Não!". 

De qualquer forma, acredito que vale a pena ler o livro, mas quem é fã dos tradicionais zumbis pode ficar bem desgostoso. 

A adaptação do filme foi adiada e sua estréia será em fevereiro de 2013 nos EUA (ainda não há previsão de estréia no Brasil). 


O elenco conta com: 


R (Nicholas Hoult)


Julie (Teresa Palmer)


M (Rob Corddry)


General Grigio (John Malkovich)


Perry (Dave Franco)

5 comentários:

  1. Huuum, eu não sou fã de zumbis... mas confesso que gostei do quase conto de fadas zumbis...
    Um zumbi pensante... deve ser o nerd dos zumbis... mas o que é isso... come o cérebro e tem flashs alheios... o que ainda não entra na cabeça é uma garota se apaixonar por um zumbi...
    E devo dizer que estou preocupada com esse final.
    E vai ter filme... e com a Teresa... gosto dela desde O aprendiz de feiticeiro!!! =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu adoro zumbis, acho que foi por isso que fiquei um pouco desapontada. Mas não vou deixar de ver o filme, tem o Hoult fazendo o R (comecei a gostar dele depois que o vi na série Skins) e o Rob vai ser o M (só vi um filme com esse ator, bem bobo, mas super engraçado (Hot Tub Time Machine) e ele está ótimo), é a cara do M. (:

      Excluir
  2. Não sei..não me cativou.. Nem o titulo, nem a capa, nem a sinopse.
    Sou fã de zumbis, mas daqueles bem "tradicionais" rs..acho que distorcer assim não é muito legal.
    Mas, valeu a dica, claro :)

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também não gosto quando distorcem muito, se bem que sou bem cabeça aberta e confesso que entre Crepúsculo e Sangue Quente, prefiro Crepúsculo (os livros), acho que pelo fato (e nem comentei na resenha) de que o livro é muito fino para abordar toda a história de forma que convença os leitores do que está acontecendo e até de nos fazer gostar mais dos personagens.

      Excluir
  3. Ahh! Enfim alguém que se decepcionou com o Sangue Quente. Paula, eu enrolei uns 3 meses pra terminar esse livro, a partir do momento que todo o universo do R virou a Julie. É como você diz, a ideia da história é ótima, mas eu tive a impressão de que foi escrito já pensando em virar um filme teen de romance. No inicio fiquei tão chocada com os relatos e também adorei o M, e por isso minha decepção, a história foi tomando um rumo tão previsível e "certinho" que deu raiva. Mas foi uma leitura interessante, de qualquer forma valeu.

    ResponderExcluir