Um Lugar Para Ficar


Título: Um Lugar Para Ficar
Autor: Deb Caletti
Editora: Novo Conceito
Páginas: 272
ISBN: 9788581630199

Tudo tinha mudado e tudo seria transformado, porque é isso o que acontece quando o medo se instala. O relacionamento de Clara com Christian era intenso desde o começo e diferente de tudo que ela já havia experimentado antes. Mas o que começa como um grande afeto rapidamente se transforma em obsessão, e é quase tarde demais quando Clara percebe que as coisas foram longe  o bastante - e que Christian está disposto a fazer de tudo para ficar ao seu lado. Então Clara foge da cidade e Christian fica para trás. Ela ainda luta para se livrar do medo. Sabe que Christian não vai permitir que ela escape facilmente. E não importa para onde vá, nunca será longe o bastante...


O que eu mais gostei em Um Lugar Para Ficar foi a narrativa: a história é contada por Clara e os capítulos são intercalados com os acontecimentos do passado (sua vida com Christian) e presente (seu verão em outra cidade com o seu pai), além disso a autora faz com que você se sinta muito próximo da personagem, pois durante todo o livro ela parece estar relatando um segredo para você e fazendo comentários ou perguntas como "você conhece essa sensação?", "sei que você já deve ter passado por algo parecido" etc. 

Você se sente um confidente da protagonista enquanto ela descreve a sua relação com Christian, desde o momento em que se conheceram, quando ele parecia um príncipe encantado, até o momento que ele se transforma em um cara completamente controlador e obsessivo. É claro que essa mudança não se dá de uma hora para outra, Christian dá sinais o tempo todo de ser um garoto frágil e inseguro e ao mesmo tempo ciumento e abusivo, o que faz com que Clara mude seu comportamento para não despertar a "fera" que existe em seu namorado. 

Na nova cidade e longe de Christian ela ainda vive com medo mas consegue descobrir caminhos diferentes para a sua vida e para a própria aproximação de si mesma. Gostei bastante de como o local é explorado pela autora, fazendo com que pareça que estamos lá, ouvindo o bater das ondas ou sentido a leve brisa do litoral (apesar do livro não ser detalhista). 

Apesar do livro tratar de um assunto sério, o livro é bem light, o que não o desmerece. Acredito que os autores não precisam fazer um "dramalhão" para passar a sua mensagem e Deb Caletti usa uma linguagem leve e por vezes descontraída para tratar do assunto, afinal é um livro jovem e essa linguagem cai muito bem. 

Um personagem muito divertido é o pai de Clara, um escritor que vê a vida de uma forma bem peculiar e faz comentários bem engraçados. 

A história também envolve outros acontecimentos além do relacionamento de Clara e Christian, como segredos e fantasmas que precisam ser revelados e perdoados. 

21 comentários:

  1. Adorei a resenha. Fiquei bem interessada para ler esse livro, já que parece ter sido bem escrito. Gostei de saber que apesar do livro falar sobre um assunto bem tenso, não é uma leitura pesada.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Ele é muito gostoso de se ler e realmente é bem escrito, só fiquei assim: OOO: quando uma amiga da Clara vai rir e está lá no livro: "Kkkkkk". Eu não aguentei esse "kkkkk" escrito em um livro, hahaha.

      Excluir
  2. Oi, Paula!
    Olha, que bom que a autora conseguiu manter uma certa leveza nesse livro... Estou com um pouco de medo da leitura, sabe? O assunto é delicado, é algo que vemos na tv muitas vezes e que nem sempre acaba bem. Porém, apesar do medo (haha) estou curiosa, pois o livro parece ser ótimo (não lembro onde li, mas falaram que esse é o melhor dessa autora — não conheço os outros títulos).

    Beijos ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também não conheço os outros, mas não precisa ficar com medo, hehe. Ela conseguiu ser bem clara com relação ao que queria passar mas também conseguiu usar uma linguagem leve e jovem (e mesmo sendo jovem não tem aquele monte de gírias e "tá", "né", "pô", hahaha).

      Excluir
  3. Não vejo a hora do livrinho que ganhei aqui chegar..rs
    Adorei a sinopse dele. Gosto de livros assim, que mesmo tratando de assunto sério, consegue ser bem leve e não cansativo.
    Já me apaixonei pelo pai da mocinha..rs(escritor e bem humorado??) ah, quero um desses pra mim.
    Acho que todos nós temos uma fera dentro de nós...

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Pela sinopse me parece ser um livro bem interessante. Já li vários elogios e estou louca para ler e poder dar uma opinião mais objetiva sobre ele.


    Um leve bater de asas para todos!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Eu gostei da sinopse... e essa resenha, uau, é a primeira e já me ganhou de vez. =D
    Li as páginas que a NC disponibilizou e gostei do que li. Então esse tb está na lista de desejos.
    É bom saber que a autora (totalmente desconhecida para mim) sabe abordar sem exageros um assunto delicado e que costuma acontecer com certa frequência.

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito desse livro quando li a sinopse dele. Achei super legal, me deixou mega curiosa e eu quero desesperadamente ler!

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito desse livro, parece muito interessante!

    ResponderExcluir
  8. Legal o book trailer, completa o que é dito sobre o livro. Fiquei com vontade de ler!

    ResponderExcluir
  9. Adoro livros assim, me interessei bastante, com certeza deve ser bom.

    ResponderExcluir
  10. Já havia lido a resenha deste livro em outro lugar, e realmente quero ler esse livro!

    ResponderExcluir
  11. É bom mesmo heim ler uma boa narrativa, um livro que vc nem percebe que o tempo passa, que te leva ao longe e não te arrasta como num purgatório, adorei tanto sua resenha !

    ResponderExcluir
  12. Lindo muito lindo , a resenha me fez ficar em extase, sou das antigas romance tem que ter água com açucar , livro tem saer bom pra ler e ponto!

    ResponderExcluir
  13. Paula quando saiu a sinopse desse livro,eu logo pensei que seria algo mais dark e mais realista,eu acredito que me enganei.
    É claro que o livro aborda um tema atual,mas de uma forma mais sutil.
    Mal posso esperar para ler e conhecer os personagens,principalmente o Christian e o amor obssessivo que ele sente pela Clara.
    bjs Nati

    ResponderExcluir
  14. Eu juro que eu acabei de comentar, mas não sei pra onde foi, então vou comentar mais uma vez hehe

    Estou muito curiosa pelo livro, mas ando achando que eles andam todos com as capas parecidas ultimamente!

    E tbm já vi mais gnt reclamando do kkk hahaha

    Beijo

    ResponderExcluir
  15. Gosto de livros assim: que vão pra frente - futuro - e explicam o passado, assim vamos nos situando no problema do personagem. Adoraria ler.

    ResponderExcluir
  16. A história é bem interessante, se parece muito com um filme que eu assisti que também contava a história de um casal, só que era o contrario, no caso quem era a vilã era a mulher hehehe. É complicado, nos dias de hoje virou moda essa história de não aceitar fim de namoro, ou pirar de vez na batatinha (o que eu acho RIDÍCULO). Quero muito ler esse livro! Amei o vídeo da Novo Conceito ta bem legal! Me fez ter mais vontade de querer ler! *-*
    Amei sua resenha, já havia lido outras mas achei a sua mais completa e mais explicativa! Bjão!!

    ResponderExcluir
  17. A resenha só me deixou mais curiosa ainda, muito boa. Mau posso esperar para ler

    ResponderExcluir