O Mundo de Marguerite Sülever


Título: O Mundo de Marguerite Sülever

Autor: Mylena Araújo
Editora: Sejo Jovem
Páginas: 170
ISBN: 9788566701043

Morgana e Ramon haviam se casado recentemente e se mudado para a mansão em Lyon, na França. O ano era 1814 e o jovem casal era bem diferente um do outro: Morgana era uma pessoa gentil e amorosa; enquanto seu marido, o homem mais rico de Lyon, era orgulhoso e cruel. Mas Ramon amava sua mulher, que adorou o novo lar. A mansão e a charneca precisavam de um toque feminino e Morgana e sua amiga de infância, Suelen, a nova governanta da mansão Sülever, iriam arrumar as coisas e plantar um pequeno jardim com as queridas margaridas e flores-de-lis de Morgana.

Na mansão viviam também Joseph, o jardineiro, um homem de idade mal-humorado e resmungão e Olinda, uma empregada contratada há poucos dias. 

A mansão ficara linda, o tempo passava, mas depois de uma discussão entre o casal as coisas na casa dos Sülever nunca mais foram as mesmas...

"- Esse colar será do meu filho ou filha. Se for menino, colocarei o nome de John e se for menina será Mar... - Antes que pudesse terminar, o Sr. Sülever a interrompeu segurando pelo seu braço.
- Cale essa boca! Não terá filhos ou filhas, não quero essas criaturas com minhas terras ou meu dinheiro. Está me ouvindo?
- Não vê as palavras que acabou de dizer?
- Não me importa, se um dia tiver um filho, eu o matarei. Não vou cuidar de ninguém.
- Só por cima do meu cadáver! Eu sabia que era cruel, quando me casei com você, mas que era desumano, nunca. Você me decepcionou muito!" (p. 11)

Após três anos daquela discussão, o Sr. Sülever recebeu uma carta informando-lhe que seu irmão caçula e a esposa haviam falecido e ele deveria ir até a cidade onde moravam, não muito longe, deixando Morgana, grávida de sete meses, sem notícias por três longas semanas. 

Enquanto o Sr. Sülever estava longe, Morgana começou a sentir muitas dores e, sabendo que não iria sobreviver, pediu para sua amiga Suelen cuidar de seu bebê como fosse seu. A criança nasceu, era uma menina e Morgana a chamou de Marguerite, como as margaridas que tanto adorava, mas Morgana não aguentou muito mais e logo morreu.

Joseph escreveu uma carta, a pedido de Suelen, para o Sr. Sülever, informando-lhe sobre o nascimento de sua filha e a morte de sua esposa. Quando Ramon chegou na mansão trouxe seus dois sobrinhos, o que deixou Suelen bastante curiosa, já que ninguém sabia nada sobre os familiares do Sr. Sülever. Freana tinha cinco anos e William, quatro. Os dois iriam morar na mansão a partir daquele momento e Suelen deveria cuidar deles. 

Ramon foi ver o corpo da esposa mas recusou-se a ver a filha, também ordenou que as crianças não deveriam sair do quarto enquanto ele estivesse em casa. Com o tempo as crianças acabaram se acostumando a ficar trancadas no quarto e o Sr. Sülever não tinha o costume de ficar em casa para evitar qualquer tipo de contato com elas. Para elas ele era apenas um estranho. 

Aos treze anos Marguerite ainda não havia conversado com seu pai, apenas espiado sua silhueta, a silhueta de um homem ocupado, que nunca sorria e que não se preocupava com ninguém a não ser ele mesmo. Marguerite também nunca havia visto uma imagem de sua mãe, elas eram proibidas em casa. 

Apesar de sentir falta da presença do pai, tinha em Suelen uma mãe e amiga e seu primos lhe faziam companhia em brincadeiras e conversas. Os três nunca haviam visitado a cidade e Marguerite nunca comemorava seu aniversário, era uma regra imposta pelo seu pai. 

Suelen insiste para que o Sr. Sülever conheça a filha e ele o faz, mas trata melhor os sobrinhos do que a própria filha. Na verdade, ele é rude e extremamente desprezível. Marguerite não aguenta e acaba discutindo com pai, que acaba batendo muito forte na filha. 

Depois do triste episódio em que conhecera e discutira com seu pai, Suelen resolvera que naquele ano deveriam comemorar o aniversário de Marguerite na cidade com uma velha amiga e seus primos e o dia teria sido perfeito se o Sr. Sülever não tivesse descoberto e as coisas na mansão piorassem a ponto de se tornaram insuportáveis e as atitudes de Ramon extremamente cruéis. 

O Mundo de Marguerite Sülever, de Mylena Araújo é um livro fininho mas com uma história densa, cheia de mistérios e surpresas e personagens ambíguos. Dor, alegria, tristeza, são vários os sentimentos que percorrem a trama e envolvem os personagens, além de uma dose de sobrenatural que os acercam e convive lado a lado com eles. 

O final é surpreendente e foi o que me chamou mais a atenção, é de uma beleza que não consigo explicar e ao mesmo tempo possui diversos significados e interpretações. 

Por se tratar de uma história que se passa no século XIX, na França, senti falta de detalhes da época e do local, coisa que adoro, e também desejei que a autora fosse mais a fundo na trama, desenvolvendo mais a história e a dos personagens e suas características.

3 comentários:

  1. Oi Paula, adorei ver este livro, a capa é linda.
    Gostei do seu resumo e de sua opinião.
    Eu sempre fico triste quando vejo personagens que renegam os filhos, me coloco no lugar deles e me dá uma tristeza misturada com raiva, que no lugar deles nem quero imaginar o que aconteceria.
    Tadinha da Morgana, desejar tanto uma criança e não poder acompanhar seu crescimento. Fiquei interessada pelo toque sobrenatural que você comentou.
    É um livro que se eu ver vou querer trazer. =)

    ResponderExcluir
  2. Também gosto muito de livros que passam em épocas diferentes, dando detalhes de como eram as coisas na epoca. Me faz sentir que estou voltando no tempo ^^

    Gostei da resenha!

    ResponderExcluir
  3. Olá Paula, tudo bom?
    Fico feliz que tenha gostado da obra... Eu juntamente com a Editora, estamos trabalhando na obra para melhorar exatamente o aprofundamento da trama entre os personagens... Vai ficar muito bom...

    Será que posso publicar a sua resenha no meu face e blog?

    ResponderExcluir