Sobre sorteios e promoções

Oi, gente! Dei uma sumida, é verdade. x: Mas hoje irei falar sobre o que anda circulando no Facebook sobre sorteios e promoções, ou melhor, irei colocar aqui o que encontrei em dois blogs e considerei bem esclarecedor. 


O texto entre aspas abaixo é do blog Gaveta Abandonada, escrito pela Tami (Tamires). Para quem quiser ler o post completo no blog, clique aqui

"(...) No dia 22 de julho, o governo lançou uma portaria que proíbe sorteios em redes sociais

Existe uma lei de 71 que já definia que sorteios feitos por pessoas jurídicas (empresas) devem ter a permissão da CAIXA para sua realização. Porém a lei possuía algumas brechas, e muitas empresas estavam realizando "concursos culturais" (que não precisam de autorização) só que no fundo esses concursos nada mais eram do que sorteios.

E como isso afeta ao blog? Por enquanto não sei. Essa é a maior dúvida na verdade, visto que o sorteio nesse caso é feito por uma pessoa física. A princípio, não deveria ser essa lei que iria definir. Mas e se considerarem que a responsável pelo sorteio é a editora? Ela precisaria da autorização? 

Com esse tanto de dúvidas que surgiu, a maioria das editoras está vendo junto ao seu jurídico como os parceiros devem proceder. Por enquanto nenhuma se posicionou oficialmente. 

A multa, para os casos de desobediência à lei é pequena (para nós): multa de até 100% do valor do prêmio e proibição de fazer sorteios por até dois anos.

Contudo, para evitar problemas, vou suspender os sorteios por enquanto. Já perguntei para uma amiga advogada o que ela acha do caso e ela disse que não parece haver problemas para os casos de blogs pessoais. Mandei mensagem para o Ministério da Fazenda e estou aguardando uma resposta mais concreta. E, principalmente, aguardo a posição das editoras quanto ao caso. (...)".

Assim como a Tami eu também conversei com uma amiga advogada e prefiro aguardar uma resposta das editoras para realizar sorteios e promoções, além disso, eu não só realizo sorteios de livros de editoras parceiras, então também quero ver como isso vai ficar. É por isso que neste mês de agosto não haverá Top Comentarista ou outra promoção, mas o Top de Julho (que já deveria ter saído o resultado) está valendo e logo posto o resultado e a promoção que está no ar de 5 títulos para 1 ganhador (que termina daqui 10 horas) também irá prosseguir normalmente. 

Outro texto que li, escrito pela Samantha, no Biblioteca Empoeirada, interessou-me. Para ler o post completo, clique aqui

"(...) O que muda?

Sorteios feitos exclusivamente pelas redes sociais não podem mais ser feitos. Ou seja, se você (como eu) faz promoções pelo Facebook e Twitter esqueça essa modalidade. As redes sociais só podem ser utilizadas para divulgar determinado concurso.

Regras como curtir a página, seguir twitter e essas coisinhas estão fora de questão, os concursos tem que ser abertos ao público e sem nenhuma obrigação de compra ou regra eliminatória.

Datas comemorativas também estão fora de questão, nada de quinhentas promoções de dias dos pais, mães, índio ou qualquer outra coisa.

Promoções que tenham o vencedor escolhido através de sorte também estão proibidas.

O que pode?

Enfim, o que conta é saber o que pode ser feito, os concursos culturais estão liberados desde que sejam alocados em sites e somente divulgados em redes sociais, não tenham nenhuma regra eliminatória, não cobrem nada e que o vencedor seja escolhido por sua criatividade ou talento.

Por que eu gostei dessa ideia?

Acho que os blogs literários que realmente se preocupam com o conteúdo serão beneficiados com esse esquema. A verdade é que os sorteios parecem ter criado uma "máfia dos números". São diversos blogs que não têm tempo de existência ou conteúdo suficiente, mas estão cheios de promoção para aumentar os números. É a guerra das parcerias.

Isso não só desanima, como faz com que muitos blogs bons não tenham como competir por não terem como bancar tantos sorteios. Os números são importantes? É óbvio que são, não dá pra fingir que vivemos todos no país das maravilhas, mas o conteúdo é mais. (...)".

5 comentários:

  1. Tava pensando nisso também. Pro Goticity(ex Tá Na Nuvem) eu nunca tive intenção de fazer sorteio, mas agora com a lojinha pensei em sortear alguma coisa, direto lá ou com algum blog literário. Até ia te falar sobre isso.

    Melhor mesmo é a gente aguardar e ver a repercussão disso. E olha, sinceramente, concordo com a Samantha, tava virando uma máfia. E de editoras também, recentemente vi um sorteio louco pra você comentar no post- face -twitter -compartilhar com mil amigos, marcar não sei quem...pra ganhar um livro.

    ResponderExcluir
  2. Já tinha lido o tecto da Tamires e da Samantha e concordo com elas. Acho que o certo é suspender mesmo os sorteios e esperar algum pronunciamento...

    ResponderExcluir
  3. Nada está muito esclarecido e acaba que ficamos muito confusos. Eu li a lei e tiveram pontos que não pareciam claros. Espere sim, uma hora a coisa se esclarece!

    ResponderExcluir
  4. Isso tá uma confusão sem tamanho... Acredito que o melhor é aguardar o posicionamento de alguma editora...

    Mas gostei de saber que você não vai parar o que está em andamento, teve blog que fez isso e achei radical demais e desrespeitoso com os que estavam participando.

    Concurso cultural com certeza vai diminuir o número de participantes, mas se não tem outra forma, é melhor do que nada. Coloquemos o tico e teco para funcionar!!! =)

    ResponderExcluir
  5. Eu acho a medida até boa, porque pelo menos assim não tem mais esse negocio de um blog de um mês ter feito 50 promoções pra ganhar seguidores, ou então colocar como regra obrigatoria compartilhar em todas as redes sociais do mundo marcando 30 amigos. Mas o chato é que todo mundo gosta de fazer promoções em aniversário e etc. Aí não da mais ^^
    Ainda estou confusa quanto a essa lei, vou esperar um esclarecimento ^^

    ResponderExcluir