Os Adoráveis


Título: Os Adoráveis

Autor: Sarra Manning
Editora: Novo Conceito
Páginas: 384
ISBN: 9788581631950


Jeane Smith mora sozinha em um flat em Londres. Sua irmã mais velha, Bethan, mudou-se para Chicago para fazer uma residência de um ano em um hospital pediátrico e sua relação com seus pais não é a das melhores. Seu pai mora na Espanha e sua mãe está no Peru escrevendo um trabalho de pesquisa, algo sobre "os efeitos de abraçar uma árvore". Mas ela se vira muito bem, pelo menos dentro de seu "caos organizado". Jeane pode se esquecer de comprar leite e verduras e viver a base de doces, especialmente balas Haribo, e café, além de não conseguir deitar no sofá devido a bagunça de papéis, revistas e caixas de pizza que fazem o chão de seu apartamento sumir, mas no quesito profissional ela pode se orgulhar bastante, não que seu estilo de vida a incomode.

A empresa que Jeane criou para a aula de Estudos de Negócios era a empresa de sua vida real. O Adorkable é uma marca de estilo de vida promotora dos geeks e uma agência de definição de tendências que Jeane criou depois que o seu blog, também chamado Adorkable, começou a ganhar vários prêmios, como "Melhor Blog sobre Estilo de Vida" pelo The Guardian e também um Bloggie Award, além dela ser convidada para escrever artigos para o The Guardian e participar de painéis de discussão ao vivo na Radio 4. Com apenas 17 anos, Jeane foi considerada a sétima pessoa com menos de trinta anos que estão mudando o mundo, além de ser considerada uma expert em redes e tendências sociais, prestando consultoria para todos os tipos de empresas de moda e participando de conferências em diversos países. 

Mas para conseguir sua emancipação Jeane prometera aos pais e a irmã que terminaria seus estudos e no colégio ela não era vista como a garota bacana da internet, mas a garota excêntrica e rude. Seus cabelos descoloridos, suas roupas sempre compradas em brechós e seu estilo dork de ser, estilo criado pela própria Jeane, não agradava ninguém. E ela sabia que era dona de uma personalidade forte e nunca escapava de uma discussão, usando sempre uma voz monótona, como se não estivesse nem aí para ninguém. Seus amigos estavam no Twitter, e eram milhares de seguidores. 

No extremo oposto estava Michael Lee, o garoto que todas as garotas queriam e o cara que todos os garotos queriam ser. Estrela da escola, do palco e do campo de futebol. Capitão do time de futebol e inteligente o suficiente para disputar com os geeks, além de ser extremamente bonito. O tipo de cara simpático que consegue se enturmar com qualquer grupo. Michael vivia com seus pais e suas duas irmãs mais novas e sempre vivia com uma lista enorme de obrigações: lições de casa, treino de futebol, reuniões do conselho escolar, discussões de negócios da sociedade e trabalhos administrativos para seus pais. Até mesmo toque de recolher Michael tinha!  

Jeane e Michael não podiam ser mais diferentes, mas algo eles tinham em comum: Barney, namorado de Jeane e Scarlett, namorada de Michael, pareciam estar cada vez mais próximos. E Michael precisava alertar Jeane sobre essa aproximação tão inesperada... 

Claro que Jeane foi grossa com Michael e os dois sabiam que se odiavam. 

"Não entendi por que Jeane estava tão orgulhosa de seu estilo verdadeiramente terrível. OK, eu não corria para comprar uma cópia da Vogue Pour Homme a cada mês, mas comprava minhas roupas na Hollister, na Jack Wills e na Abercrombie & Fitch, por isso, é claro que sabia o que parecia ser um bom padrão; e estampa ondulada com listras em roupas velhas e mofadas não parecia ser um deles. Qualquer um que tivesse dois olhos funcionando no rosto podia ver isso." (p. 37)

Procurando por Jeane pela internet Michael percebeu que ela tinha uma aparência mais feliz do que a versão rosnante com que ele se deparara ao falar de Barney e Scarlett. Aquilo não parecia ser uma boa ideia, mas ele resolveu falar com ela pelo Twitter, pelo menos ali ela era mais amigável e também não sabia quem ele era. 

O caso Barney e Scarlett acabou dando certo, apesar de parecer improvável. Jeane blogou sua ira mas logo encarou a coisa toda de forma positiva, afinal o relacionamento entre os dois não estava mesmo dando certo. Ela até mesmo deu força para Scarlett terminar com Michael, já que a garota não conseguia se expressar de forma alguma, o que não foi fácil para Jeane, que considerava Scarlett uma das pessoas mais burras que conhecera e já fizera a garota chorar diversas vezes em sala de aula em discussões acerca de livros e outros assuntos. Claro que Michael ficou possesso, não com o término, o namoro também ia mal, mas por Jeane meter o seu nariz onde não fora chamada. 

Daí em diante, apesar de tentarem evitar um ao outro, Michael e Jeane acabavam se esbarrando e tudo terminava em uma enorme discussão. Claro, também houvera o acidente em que Michael, sem querer, puxara a bicicleta de Jeane e a fizera cair no chão, fazendo-a machucar o tornozelo e tendo que andar de muletas por um tempo, o que fez com que o garoto se sentisse muito culpado. Mas Jeane não dava folga, mesmo querendo pedir desculpas o seu jeito sarcástico e irritante não o deixava com outra opção senão odiá-la ainda mais. 

"Eu não tinha certeza de como eu passara de "sentindo pena de Jeane" para "brigando com Jeane com raiva total". É que ela era tão arrogante que alguém precisava chamar-lhe a atenção para isso e... e... ela reagia de maneira tão bonita. Bastava acender o estopim, ficar bem para trás e vê-la explodir; o problema foi que me esqueci de ficar bem para trás, e agora ela estava apontando o dedo em minha direção e, a cada quinta pontada, mais ou menos, ela me batia no peito. E ela podia socar forte com apenas um de seus dedos indicadores curtos e grossos." (p. 108 e 109)

E em uma dessas brigas, eles acabam se beijando...

Claro que o primeiro beijo foi um acaso, o segundo foi só para ver se o primeiro havia sido realmente ao acaso, no entanto, não havia desculpas para os beijos que vieram depois. Beijos e amassos, todos muito bem escondidos. 

"- A questão, Michael - disse ela, finalmente -, a questão é que, na verdade, você é, realmente, um beijador muito bom.
- Não há necessidade de parecer tão surpresa - disse eu, e era difícil não sorrir. Balancei a cabeça em sua direção. - Você também não é nada ruim.
- Sim, eu realmente tenho loucas habilidades de beijo - ela concordou, e dessa vez foi absolutamente impossível não sorrir. Todos os meus outros amigos eram tão previsíveis! Tipo, eu sabia exatamente o que eles diriam antes mesmo que eles abrissem a boca, e, com ela, com Jeane Smith, cada minuto revelava uma surpresa." (p. 137)

No entanto, Michael Lee era o tipo de garoto que não saía com garotas como Jeane Smith e Jeane também não era o tipo de garota que saía com caras como Michael. Os dois não eram adequados, não se correspondiam e também não andavam juntos. E qualquer um, mesmo o mais tolo, poderia ver que os dois estavam destinados ao desastre. 

Os dois sabiam que o melhor a se fazer era terminar tudo aquilo de uma vez por todas. Mas será que conseguiriam se desgrudar ou a incompatibilidade realmente acabaria afastando os dois?

Os Adoráveis, de Sarra Manning, é um livro, como já diz o título, adorável! Impossível não se apaixonar pelos personagens e pela história completamente original. O romance trata da adolescência sem nenhum clichê e traz diversas reflexões, como amizade, família, amor, morte etc. Os diálogos são sagazes, divertidos e a autora consegue agregar um tom de realidade, sem fantasiar a juventude. 

O livro também mostra uma geração que está presente e possui seus conhecimentos, conhecimentos que o leitor irá encontrar no livro e que torna a história ainda mais realista. Além de atual, o romance é divertidíssimo e prende o leitor através de uma bela história construída e de personagens, mais uma vez, adoráveis. 

Gostei muito da narrativa em primeira pessoa que é intercalada a cada capítulo (Jeane e Michael), o que faz com que o leitor possa ver os dois lados da história. 

Super recomendado!

6 comentários:

  1. Oi Paula, eu não gostei muito da capa com a versão ruiva da Chiquinha. Mas a resenha me faz crer que vale mesmo a leitura.
    Até pq a mocinha não aparenta ser cheia de melindres. haha
    E adoro quando o casal não se atura de primeira. =)

    ResponderExcluir
  2. Me apaixonei pela sua resenha e me interessei pelo livro!

    Bjs

    http://pensamentosdapoetisa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. confesso achei o começo meio chatinho, ai como disse em uma resenha agora pouco eu dei uma parada e depois vou tentar ler de novo, mas ainda não tive coragem xp

    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  4. Ótima resenha. Tenho muito interesse no livro, parece ser liiiiindo e fofo. Quando puder, com certeza comprarei hahaha
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Li várias resenhas do livro deve,mas a historia parece ser bem divertida principalmente pelo personagem da blogueira Jeane, sua personalidade e opiniões,e quero acompanhar o romance entre Jeane e Michael.E esta capa é linda =)
    Beijocas!!

    ResponderExcluir
  6. OMG! que capa feia! Sério, não gostei, maaaaaaas, como diz o ditado: " não julgue um livro pela capa"
    Não vou ir atrás dele e essas coisas porque não me interessei, mas caso ele venha até mim (caso alguém queira me dar de presente), será bem vindo! (todo livro é bem vindo) haha

    ResponderExcluir