A Playlist de Hayden


Título: A Playlist de Hayden
Título original: Playlist for the Dead
Autor: Michelle Falkoff
Editora: Novo Conceito
Páginas: 288
ISBN: 9788581637044

Sam encontra o seu melhor amigo, Hayden, morto. A causa: suicídio. Na noite anterior os dois haviam ido até uma festa, coisa rara, afinal ambos eram solitários, espécie de geeks, que compartilhavam um mundo de afinidades, como música, quadrinhos, jogos de videogame e computador etc., mesmo que discutissem o tempo todo acerca de seus gostos. A festa não acabara bem, com os dois amigos brigando e Sam se culpava pela morte do amigo. Mas não era só culpa que ele sentia, raiva e saudade também. Saudade do amigo, o único amigo que tinha desde que se mudara para Libertyville e raiva por Hayden tê-lo deixado sozinho. Sam não sabia como se sentir, o que deveria sentir, e era exaustivo viver num ciclo de culpa-raiva-saudade. 

Hayden deixara para Sam um pen drive com uma playlist e um bilhete que dizia que ouvindo aquelas músicas o amigo entenderia. Entenderia o motivo pelo qual Hayden se matou? O que Hayden sentia e escondia até mesmo do melhor amigo?

Sam volta a escola, lugar que ele pensava que seria diferente no ensino médio, pois ele e Hayden finalmente poderiam estudar na mesma escola e poderiam encontrar um monte de gente, incluindo garotas, que curtissem as mesmas coisas que eles. Não foi bem o que aconteceu, Hayden parecia inclinado a se esconder e seu irmão mais velho, juntamente com seus amigos brutamontes não davam uma folga para Hayden. Agora Sam estava sozinho, buscando na playlist uma resposta que talvez aliviasse a sua culpa. Mas logo ele encontraria Astrid, uma garota excêntrica que parecia conhecer Hayden, para espanto de Sam. E esse é um, dos vários mistérios que o garoto tem que lidar enquanto tenta descobrir mais sobre seu amigo.

Em uma narrativa envolvente, A Playlist de Hayden, primeiro livro de Michelle Falkoff, compreende temas como suicídio, culpa, bullying, raiva, vingança e esperança, sem se tornar um livro excessivamente dramático, mas abordando cada questão de forma delicada e ao mesmo tempo objetiva, com um narrador que passa sinceridade e intensidade, enquanto a história caminha pelo drama e o mistério, fazendo o leitor não querer largar o livro até chegar a última página. 

A "trilha sonora" que acompanha a história de Sam, pois é ele o personagem central, é um elemento que torna o livro ainda mais especial, com músicas e bandas maravilhosas (você pode ouvir a playlist completa clicando aqui). A música é muito presente no livro, assim como o cinema e a cultura pop e geek em geral, o que traz um panorama bem bacana da juventude representada ali. 

A Playlist de Hayden é um livro bonito e triste, melancólico, mas mais do que isso, fala de esperança e da perspectiva de um futuro melhor, sem clichês ou lições de moral.

4 comentários:

  1. Quero demais ler esse livro desde que vi seu lançamento.
    Fico feliz em ver que ele está atendendo as minhas expectativas, os leitores estão realmente gostando, maravilha!
    Quero ler em breve.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. eu não solicitei e ja sei que vou comprar, o enredo é muito bacana e pelo visto bem construido

    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Estou querendo ler esse livro há séculos! A cada vez que leio uma nova resenha fico com ainda mais vontade.

    http://sobrecontarhistorias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. curioso fui conferir a playlist para avaliar o que você julga serem músicas e bandas maravilhosas, e felizmente concordo!!!
    a versão de Mad World do Gary Jules é muito para suicídio mesmo. (já assistiu Donnie Darko, né?).
    sobre o livro:
    acho legal histórias com temática pesada, envolvendo suicídio, mas tenho pé atrás quando protagonistas adolescentes, pois rola de eu pensar: nossa, muito drama adolescente bobo, já passei faz tempo dessa fase.
    mas, quem sabe um dia eu leia esse livro e goste.

    ps: não é mais por vc ser conterrânea, vc escreve bem então to curtindo vir aqui no seu blog ler suas resenhas. e valeu por add no skoob!

    ResponderExcluir