Vampiros em Dallas


Vampiros em Dallas é o segundo volume da série Crônicas de Sookie Stackhouse de Charlaine Harris (o primeiro, Morto até o Anoitecer, está nesse post). Esse é um breve resumo do livro, por isso possui muitos spoilers!

O livro começa com o assassinato de Lafayette, cozinheiro no bar onde Sookie trabalha (como assim? O Lafayette morre? Ele é um dos melhores personagens do seriado!). Ele é encontrado dentro do carro do detetive de Bon Temps, Andy Bellefleur. Apesar das suspeitas caírem em cima dele, fica claro, para quem conhece Andy, que não foi ele quem cometeu o assassinato. 

Além disso, Sookie é atacada por uma mênade* que a envenena (o que é um recado para Eric). O que ela quer, na verdade, é uma oferenda.

Daí por diante, a história se concentra no desaparecimento de um dos vampiros do ninho de Stan Davis em Dallas, e lá vai Sookie descobrir o que aconteceu. Ela descobre com os seus poderes de telepata que ele foi sequestrado por um grupo de fanáticos que faz parte de uma seita radical anti-vampiros chamada Irmandade do Sol. Ao tentar se infiltrar na Irmandade, acaba sendo aprisionada e "convidada" a participar de uma cerimônia onde será amarrada com um vampiro para ser queimada com ele, já que é uma traidora, "amante de vampiros". 

Quem sequestrou o tal vampiro do ninho foi Godfrey, um vampiro de mil anos arrependido de seus atos. No entanto, Godfrey ajuda Sookie a escapar e com a ajuda de Barry, outro telepata que Sookie conhece no hotel em Dallas e de mutantes e lobisomens, consegue fugir. 

De volta a cidade Sookie tenta descobrir o assassino de Lafayette e para isso precisa ir a uma tal festinha, uma orgia na verdade, já que parece que foi ali que o cozinheiro andou passando o seu tempo livre. Com Bill fora da cidade, ela chama Eric para acompanhá-la, aliás, Bill vive sumindo e os dois vivem brigando ou fazendo sexo selvagem. 

Lá ela encontra Tara, uma antiga amiga, que só aparece nesse livro e o seu noivo, Eggs. Bill aparece por lá enquanto Sookie e Eric estão numa situação bem "amistosa", nesse mesmo momento, a mênade aparece, matando quase todo mundo (Sookie já havia descoberto os assassinos e eles são mortos pela mênade). 

A mênade, que aparece e vai embora rapidamente no livro, ganha uma atenção bem especial no seriado. 

Fica difícil resumir um livro que dá tantas reviravoltas, tem tanta ação e que te prende do início ao fim. Mas é bacana comparar os livros e a série televisiva, já que muita coisa acaba mudando. 

*Na mitologia grega, as Ménades, ou Mênades, (de mainomai, "enfurecido", também conhecidas como bacantes, tíades ou bassáridas, eram mulheres seguidoras e adoradoras do culto de Dionísio (Baco). Conhecidas como selvagens, não se conseguia extrair um raciocínio claro delas. Durante o culto, dançavam de forma livre e lasciva, em concordância com as forças mais primitivas da natureza. Os mistérios que envolviam o deus, provocavam nelas um estado de êxtase total, fazendo com que se entregassem a violência, derramamento de sangue, sexo e embriaguês. Geralmente são representadas nuas ou vestidas só com peles de veados, com grinaldas de hera e empunhando um tirso, um bastão envolto em ramos de videira.

Um comentário:

  1. Gente!!! Lendo o resumo desse livro, tive uma ideia legal. Agora só falta amadurecer e, quem sabe, um dia pôr "no papel" :P
    (Vamos ver que m. que sai).

    ResponderExcluir