Título: O Começo do Adeus
Autor: Anne Tyler
Editora: Novo Conceito
Páginas: 208
ISBN: 9788581630397
Comprar: Comparar preços
Simplesmente adorei O Começo do Adeus, 19º romance da autora Anne Tyler. A narrativa é perfeita, em primeira pessoa, e a história é tocante e sensível, pode-se dizer que achei o livro trágico-cômico, com personagens muito singulares e alguns bastante excêntricos.
A história é narrada por Aaron, um homem que está quase na casa dos 40 e Aaron é um personagem único e complexo, que dá a obra uma leveza incrível e ao mesmo tempo nos mostra, de forma bem desajeitada, todo o seu sofrimento.
Aaron está sofrendo com a perda da sua mulher, que morreu em um acidente um tanto "bizarro", mas ele não está se lamentando pelos cantos, pelo contrário, Aaron odeia que as pessoas fiquem perguntando se ele está bem ou se precisa de algo. Sempre foi superprotegido pela mãe e pela irmã, o que faz com que tenha certa dificuldade em aceitar a aproximação de outras pessoas. A narrativa de Aaron chega, por vezes, ser hilária. Sua vida é extremamente comum mas seus pensamentos e devaneios são um tanto extravagantes.
Por ter sido tão superprotegido, casou com Dorothy, uma mulher mais velha que parecia compartilhar com ele a idéia de que ambos deveriam viver suas vidas de forma independente. Mas com a sua morte e, pior, com as aparições de Dorothy após a sua morte, Aaron acaba repensando sua forma de agir. Não que existam mudanças drásticas ou diálogos profundos entre os dois, Dorothy simplesmente aparece e fica lá, ao lado de Aaron.
Ele até cogita a hipótese de Dorothy ter uma missão à cumprir, mas não seria Aaron que precisa aprender a perdoar, especialmente a si mesmo?
Um livro muito bonito e surpreendente, recomendadíssimo!
Nossa, a trama é completamente diferente do que eu imaginava pela capa, começando pelo protagonista ser um homem. Eu não conheço muitos livros sobre luto e etc, mas esse parece ter uma história muito bonita e eu me interessei =)
ResponderExcluirLuisa
http://blog.fomedelivros.com.br/
Aaron corajoso em conviver com um fantasma... haha... mas gostei dele pensar que ela deve ter uma missão inacabada... até o entendo com relação a superproteção acaba sendo irritante.
ResponderExcluirEu pensava que esse livro seria chato ou maçante, mas sua resenha reforça que me enganei no pré julgamento. =)
Ñ gosto muito desse tipo de livro, mas bem q eu queria ler pra ver como é.
ResponderExcluir