Título: Cuco
Autor: Julia Crouch
Editora: Novo Conceito
Páginas: 464
ISBN: 9788581630229
Comprar: Comparar preços
Cuco é um suspense de arrepiar, com uma narrativa que de início não me agradou, achei um pouco lenta, mas que com o decorrer da leitura percebi que ajudou a manter todo o clima de mistério na história e aos poucos conseguiu implantar a dúvida e o terror, tornando o suspense eletrizante e culminando em um final de deixar qualquer um de queixo caído: eu mesma fiquei com os olhos arregalados e a boca aberta ao final da leitura.
Rose e Polly são amigas desde a infância e sempre estiveram juntas, mas não nos últimos tempos. Polly casou-se com um artista plástico e foi viver na Grécia, enquanto Rose casou-se com Gareth, outro artista plástico, e se mudou para um chalé nas colinas do condado de Wiltshire, um local tranquilo e bucólico.
As amigas dividiram muitas coisas durante o tempo em que passaram juntas, mesmo com personalidades tão diferentes. Polly sempre pareceu irradiar confiança e atrair os olhares dos que estavam ao seu redor, havia até mesmo feito muito sucesso nos anos 1990 como compositora independente e foi nessa época que Rose foi viver com Polly em seu apartamento em Londres para iniciar seu treinamento como professora, mesma época em que as coisas saíram de controle e Rose procurou novos amigos.
No entanto, quando Rose recebe o telefonema da amiga avisando sobre o falecimento de seu marido, Rose não consegue deixar de pensar que precisa ajudar Polly neste momento tão difícil, afinal é uma viúva com dois filhos e seu falecido marido, Christos, também foi amigo de Rose e Gareth. Ela não pensa duas vezes em chamar a amiga para passar um tempo em sua casa, já que o chalé é grande e Polly poderá ficar em uma parte um pouco mais isolada com os seus filhos, mesmo que seu marido não concorde com essa situação.
Rose faz o papel de esposa, mãe (duas filhas) e dona de casa de forma excepcional. Enquanto Gareth vive enfurnado em seu estúdio é ela quem mantém tudo nos eixos. O problema é que Rose não está muito feliz, apesar de não transparecer isso, questionando seu papel de dona de casa e sua vida recém conquistada, um tanto burguesa para ela.
Polly é o avesso de Rose e quando chega já causa certa estranheza. A mulher tem seus altos e baixos mas não parece uma viúva enlutada, seus filhos parecem abandonados e Polly parece estar em outro mundo, caminhando feito um fantasma entre os vivos, com sua aparência cadavérica, mas sem nunca perder a pose e o glamour que a envolve.
No meio tempo em que Rose tenta ajudar a amiga, agindo como uma mãe, e protegendo seus dois filhos também, não os deixando ficar na casa de hóspedes junto com Polly, coisas estranhas começam a acontecer, enquanto Rose desenvolve (ou ressurge?) um ciúme pela amiga. Tudo acontece tão aos poucos que não sabemos se Polly é a "malvada" da história ou se Rose está simplesmente enlouquecendo devido ao seu ciúme e à sua imaginação que cresce a cada dia (e sua mania de limpeza também).
Gostei muito do livro, tem horas que você sente raiva e em outros momentos fica completamente em dúvida sobre quem é quem neste suspense. E como eu escrevi no início, o final é surpreendente!
Eu fiquei interessada com este livro só pela sinopse, apesar de não gostar da capa... e imaginei que seria beem legal de ler, estou ansiosa que o meu chegue. =D
ResponderExcluirA atitude da Rose em acolher a amiga e filhos é bem solidária... mas aparentemente vai causar mais problemas... essa Polly parece uma garota problema crescida. XD
adoro finais surpreendentes.
ResponderExcluircara eu fiquei curiosa sobre o livro.
mas ainda nao tive a oportunidade de ler nao viu
adorei a resenha :)
a capa nao é mt uma das melhores mas é legalzinha
Suspense é um dos meus gêneros literários preferidos, só perde para Horror, confesso que quando via esse livros em caixinhas de correio nunca tive um interesse real por ele, mas depois de ler a sua resenha fiquei muuuito curiosa, ele parece ser um bom suspense com uma história diferente. Espero poder ler esse livro logo!
ResponderExcluirNao sou fã de suspense..
ResponderExcluirAcho q se ja li 2 foi muito... para mim, livro tem q ter romance..
Sou muito romantica... rs.. gosto d livros de mulherzinha.. hehe
Porém voce disse que o final é surpreendente e isso definitivamente me interessa...
Gosto de livros que nos surpreenda.. prende a minha atençao!
ótima resenha!! =)
Bjinhooooooooos
Pam
Não gosto muito de suspense...
ResponderExcluirMas acho que esse eu vou me arriscar a ler!!!
Gostei muito da sua resenha, fiquei muito curiosa para saber o final do livro, que dizem ser surpreendente!!!
Adoro suspense.. ainda mais quando o final me surpreende, tipo aqueles livros que você passa o tempo todo tentando saber quem é o vilão, no final é sempre alguém que você não espera. rsrs
ResponderExcluirCurto bastante o gênero.
Esse parece ser bom, me interessei bastante. História de amizade, traição, mistério é sempre do meu agrado. ;)
ResponderExcluir