Cuore


Título: Cuore
Autor: Edmondo de Amicis
Editora: Autêntica
Páginas: 272
ISBN: 9788565381048

Cuore (Coração) é um clássico da literatura italiana e foi publicado pela primeira vez em 1886, sendo o livro mais lido na Itália toda desde a sua publicação até bem adiantado o século XX. Uma edição italiana de 1910 registrava na capa que aquela completava os 519.000 exemplares impressos na Itália (que tinha pouco mais de 30 milhões de habitantes). 

Cuore é uma espécie de "diário escolar" e o próprio Edmondo de Amicis, em 1886, escreveu que o livro poderia chamar-se "História de um ano letivo", dedicado a leitores entre 9 e 13 anos. Hoje o livro, acredito eu, não está restrito apenas a esse público, é uma viagem no tempo incrível e ao mesmo tempo com uma narrativa pura e sensível, que nos mostra um pouco da vida de um povo e, especialmente, das crianças da Itália no século XIX. 

Enrico está na 3ª série (equivalente à terceira série ou ao quarto ano do fundamental de hoje, no Brasil) em uma escola municipal na Itália e anota em seu caderno as coisas que vê, ouve e pensa e também o que vive dentro e fora da escola. O autor escreveu que quem escreveu as páginas do livro foi o pai de Enrico, que encontrou o caderno e procurou não alterar as idéias e manter as palavras do filho, depois de quatro anos Enrico encontra o caderno e acrescenta algumas páginas, por isso encontramos, no meio das anotações de Enrico, palavras dirigidas a ele por sua mãe, seu pai e sua irmã. 

A narrativa é muito tranquila e é extremamente enriquecedor ler as páginas de Cuore e perceber as semelhanças e diferenças nas relações e nos valores humanos, assim como na própria Educação.

É importante saber que na ápoca que o livro foi escrito a Itália mal acabava de sair de um longo período de guerras que se estendeu desde 1816 até 1871. No início do século XIX, a Itália havia sido invadida e dominada por Napoleão Bonaparte e quando o imperador francês foi derrotado por outras nações, não havia um poder italiano unificado que assumisse todo o governo da Itália. No Congresso de Viena (1814 - 1815) a Itália acabou sendo repartida em vários estados. No entanto, os italianos sentiam-se um só povo e desejavam seu país unificado e um governo nacional independente. Revoltaram-se contra os governantes e exércitos estrangeiros e a luta para conquistar a unificação e a independência estendeu-se de 1816 a 1871, quando o Reino da Itália foi unificado como um único país. 

Como Cuore foi escrito apenas 15 anos depois que as guerras haviam terminado, as histórias que encontramos no caderno de Enrico nos mostram muito bem os problemas que a Itália ainda vinham enfrentando. Também podemos perceber a intenção do autor em passar para as crianças da época as qualidades de cidadania, o amor à pátria, o respeito por todos as pessoas, sejam elas semelhantes ou diferentes de nós. 

As páginas de Cuore são regadas de um amor e uma sensibilidade incríveis, que só poderiam ser narradas por uma criança de 9 anos que ainda não entende muito sobre o mundo à sua volta mas começa a passar por desafios, tristezas etc., sem endurecer o coração. 

Fiquei muito feliz por esse livro ter "caído" nas minhas mãos, como quero trabalhar na área da Educação foi um aprendizado e tanto e recomendo não só àqueles que querem seguir esta área, mas também a quem deseja conhecer melhor um pouco os hábitos, a cultura e os valores das pessoas deste país no século XIX.

7 comentários:

  1. Nossa, gostei muito da resenha, deu para perceber que você tem um bom conhecimento em história!
    A primeiro coisa que me chamou a atenção no livro é que ele se passa na Itália, minha família é italiana e sou fascinada por esse país *--*
    Fiquei bastante curiosa para saber como esse período difícil é retratado no livro, e como o autor desenvolve a história. É um livro que eu com certeza pretendo comprar!

    ResponderExcluir
  2. a capa é bem diferente
    eu nao conhecia esse livro nao viu
    parece ser uma leitura bem tranquila.

    gostei, quem sabe eu dê uma chance
    gostei da resenha.

    ResponderExcluir
  3. Huum, ele parece ser bem interessante p/ quem quer mesmo trabalhar com educação, mas eu não gostei, não me interesso por história e livros assim, gosto mais de romance, auto-ajuda, ficção e etc. Mas sua resenha soube captar bem o que retrata o livro, ficou ótima. ;)

    ResponderExcluir
  4. Gostei da capa, achei diferente..
    Mas não gostei do livro, ele nãao me despertou uma curiosidade..
    Não o leria...

    ResponderExcluir
  5. Muito fofa a capa, bom, literatura italiana, acho que li uns dois livros no máximo, e bom não gostei muito, não pelo fato de ser italiano, era pelo conteúdo mesmo, pelo que eu li da resenha, me pareceu um ótimo livro, com uma leitura bem tranquila.

    Se ele caísse nas minhas mãos iria ler..

    ResponderExcluir
  6. Nao conhecia esse livro..
    Adorei o post!!!

    Achei a capa fofinha!!

    bjs

    ResponderExcluir
  7. Bom, uma parte de minha família vem da Itália, e eu amo a cultura e saber mais de lá. E saber que este livro foi feito em período pós guerra, só me faz querer ler ainda mais ele. Fiquei fascinada!

    ResponderExcluir