O Diário de Bridget Jones


Título: O Diário de Bridget Jones
Autor: Helen Fielding
Editora: Record
Páginas: 319
ISBN: 9788501053213

Havia escolhido O Diário de Bridget Jones para o Desafio Literário desse mês com o tema Livros que nos façam rir, o livro já estava há um tempinho na estante e como gostei do filme pensei que o livro seria divertido, no entanto não consegui rir uma vez sequer, nem ao menos dei um sorrisinho, por isso a resenha não irá entrar para o Desafio. 

Confesso que fiquei decepcionada com o livro e pela primeira vez gostei mais do filme do que do livro. Felizmente a narrativa segue um ritmo acelerado e a leitura flui rápido, por isso acabei não me cansando. Mas não consegui gostar de nenhum dos personagens, nem mesmo da Bridget e o tema não me agradou. 

Bridget tem trinta e poucos anos e escreve em um diário, começando com suas resoluções de ano-novo: ela quer ser uma mulher mais equilibrada, ter relações maduras, não se sentir deprimida por não ter um namorado e ter a certeza de que é uma mulher completa etc. 

Em todas as anotações de seu diário Bridget anota as calorias que consumiu (o que começou a me irritar e no lugar de ser engraçado me pareceu que ela tem sérios problemas o que, eu acredito, não deve ser levado na brincadeira). É uma verdadeira obsessão, cansa! Também anota as unidades alcoólicas que ingeriu (como alguém pode beber tanto?). 

Bridget sempre termina com alguma coisa como: "amanhã começo uma dieta", "amanhã irei para a academia", "amanhã encontrarei um emprego melhor e que goste" etc., mas ela nunca faz nada e as coisas sempre ficam para amanhã mesmo. 

Ela também é obcecada com a idade, fica procurando rugas e se sente horrível o tempo todo. Apesar de bancar a mulher independente ela sonha em encontrar o príncipe encantado e tem uma paixonite pelo seu chefe, Daniel Cleaver, com quem acaba trocando mensagens pelo computador durante o trabalho e depois de um vai-e-vem os dois mantêm um caso. Daniel é um tipo de cara irritante. Como não existem descrições dos personagens no livro, eu só posso dizer que ele é um bêbado. 

Mark Darcy (que no filme é tudo de bom) não aparece muito no livro e também não há nenhuma descrição dele. Tanto a mãe de Bridget, uma personagem extremamente irritante que está passando por uma crise de "cansei de toda essa me***" e deixa o pai de Bridget para viver suas aventuras, como Una, melhor amiga de sua mãe, teimam em fazer com que Bridget "enlace" Mark nos encontros que ocorrem quando as famílias se reúnem, mas Mark parece um cara um tanto presunçoso e certinho demais para Bridget que não quer nem ouvir falar no nome dele. 

Bridget vive seus altos e baixos, com uma subchefe detestável, com casais à sua volta perguntando quando ela irá arranjar um namorado e ainda por cima precisa lidar com suas próprias "neuras". 

Ela tem o apoio dos amigos e corre em busca de conselhos, especialmente amorosos, quando se encontram: Jude tem um relacionamento vai-e-volta com Richard, um sujeito que parece ter horror à compromisso e magoa Jude sempre (e o que ela faz? Vive pisando em ovos para não assustá-lo ou demonstrar muito afeto); Sharon possui discursos baseados em livros de auto-ajuda e sempre aparece com uma idéia diferente para "melhorar" a vida de Bridget através de um monte de baboseira; Tom parece ser seu amigo mais sensato (menos quando entra naquela de estou-velho-gordo-acabado-e-ninguém-me-ama) e; por fim, Magda, a única amiga casada de Bridget que acaba lhe mostrando que o casamento não é um mar de rosas. 

Os personagens são extremamente superficiais e não gostei dos vícios de linguagem durante a leitura (nunca li tantos argh em lugar algum). Não é uma leitura que recomende e, por incrível que pareça, irei ler o segundo volume, Bridget Jones: No Limite da Razão (ah, a Paula gosta de sofrer, hahaha). Eu detestei o segundo filme, mas quem sabe o segundo livro seja um pouquinho melhor? É claro que o livro vai acabar esperando um bom tempo na estante e se não gostar, irei fazer a mesma coisa que fiz quando terminei de ler este primeiro livro: fui assistir New Girl e dar boas risadas, hehehe. 


E o terceiro livro da série estará chegando nas livrarias em novembro, mesmo mês de lançamento em português no Brasil, pela Editora Paralela. E tem mais: um terceiro filme está sendo produzido com Renéé Zellweger e Hugh Grant no elenco, no entanto a história não será baseada no terceiro livro, mas em alguns contos antigos da escritora Helen Fielding. O filme tem estréia prevista para o próximo ano. (Ok, nenhuma notícia me deixou dando pulos de alegria, rs).

22 comentários:

  1. Gostei da resenha e que pena que não gostou desse livro, até que a capa é engraçadinha mas não sabia que era tão ruim assim rs'
    Quero assistir o filme primeiro, como você fez, vai que eu crie coragem de ler né rs'
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Você gosta de se torturar mesno mé rsrsr
    Em dezembro eu li "O Arqueiro" de Bernad Cornwell, e ele é super grande e super chato, o livro todinho é composto por detalhes de batalhas, e a histoia não desenvolve, por isso que é um trilogia de livros tão grandes.
    Mas não etsou com coragem de ler os outros dois nao =)
    Bjus

    ResponderExcluir
  3. Se eu disser q nunca nem assisti esse filme vai ser muito mico?
    pois é, já ouvi fala muuuito deeste livro e do filme, mas nunca criei coragem pra assistir xD
    Acho q nunca tive interesse na bridget xD
    beijos
    http://nolimitedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Haha ^.^ eu odiei o filme! Por isso nem me dei ao trabalho de 'querer' ler o livro. Eu fiquei muito assustada quando vi as críticas positivas ao filme, gosto é gosto e o meu não me deixou gostar do filme...

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Nunca vi um filme que fosse melhor que o livro, acho que nem vou arriscar a ler esse.

    Que pena que o livro não é engraçado =/

    ResponderExcluir
  6. Gostei de vc ser tão sincera quanto à leitura. Eu achava que seria um livro divertido, mas pelo visto parece cansativo e não é tudo isso.
    Mas eu achei o filme bem legal tb.

    Luciana

    ResponderExcluir
  7. Eu nem gostei tanto do filme, então se o livro te desanimou tanto vou ficar bem longe dele, tanto chicklit divertida e interessante dando sopa, não vou perder tempo com esse.

    ResponderExcluir
  8. A capa engana, achei que fosse um livro engraçado, e até cômico, mas veio um balde de água fria em mim, haha.

    ResponderExcluir
  9. eu pensei que o livro seria melhor, mas nao sei se vou gostar agora sabe

    ResponderExcluir
  10. Talvez o filme tenha querido retirar o lado "engraçado" da história de Bridget Jones colocando detalhes que não há no livro, exatamente pelo livro não ser assim tão cômico quanto o filme sugere. Nem sempre (acho que na sua maioria!) diários são assim tão engraçados, porque sempre tratam de dramas pessoais.

    ResponderExcluir
  11. Também curti bem mais o filme.
    Li o livro depois de ter assistido aos filme e acho que isso foi até pior, pois não conseguia associar a Bridget do filme com a do livro, :(
    A mãe de Bridget no filme é uma figuraça, kkkkkk

    ResponderExcluir
  12. curti demais o filme, é divertido e penosos.. ela é otima kkk

    ResponderExcluir
  13. Já vi que não fui a única a não ter visto o filme! hehe

    Poxa, e eu pensei que o livro fosse tão bom! Agora fiquei com receio de ler... mas ainda assim vou dar uma chance (já que sou fã de livros associados a diários!).

    ResponderExcluir
  14. Podia jurar que o livro era muito mais engraçado que o filme! Amei o filme e quando tiver oportunidade vou ler o livro também.

    ResponderExcluir
  15. Adorei a novidade sobre um terceiro livro e mais ainda sobre mais um filme.
    Também me empolguei muto mais com o filme do que com os livros. Mais acho que o meu problema principal foi que vi o filme primeiro.

    ResponderExcluir
  16. Não vi o filme, nem li o livro, a verdade é que não me chamou muita atenção..
    não tenha nada contra, sou neutra em relação aos dois, só não senti vontade..mesmo.

    ResponderExcluir
  17. Ja vi esse livro em vários blogs, mais o livro em si não me interessa!

    ResponderExcluir
  18. Não é a primeira resenha que leio que me desencorajou a ler o livro. Todas que eu li tem a opinião parecida com a sua. Esse livro nunca esteve na minha lista de desejados, e depois de tantas críticas negativas, não vai entrar até que algo me convença do contrário!

    @escrevendomundo

    ResponderExcluir
  19. Ja li esse livro, na verdade os dois há alguns bons anos. E na época ri horrores. Mas, lendo sua resenha tenho que concordar que realmente alguns detalhes ali não seriam muito dignos de se dar risada mesmo. Fiquei surpresa em ver que tambem sairá um terceiro filme, só tinha visto sobre o novo livro.

    ResponderExcluir