Histórias de Horror: O Mito de Cthulhu


Título: Histórias de Horror: O Mito de Cthulhu
Autor: Howard Phillips Lovecraft
Editora: Martin Claret
Páginas: 200
ISBN: 9788572328227

Sempre tive vontade de ler algum livro de H. P. Lovecraft, tanta gente é fascinada pelo autor e eu não sei porque demorei tanto para lê-lo. Hoje eu sei que perdi muito tempo ao não ler um autor tão fantástico e agora preciso recuperar esse tempo perdido! 

Quando vi que a Martin Claret tinha esse livro do autor eu nem pensei duas vezes em solicitar o exemplar de Histórias de Horror: O Mito de Cthulhu e enquanto lia o livro eu posso dizer que o que mais prevaleceu em mim foi medo. Tudo bem, sou uma pessoa impressionável, mas senti muito medo enquanto lia a obra e tive até pesadelos! 

Neste livro encontramos uma pequena coleção de contos do autor H. P. Lovecraft: "O chamado de Cthulhu", "O horror de Dunwich", "Sussurros na escuridão" e "O assombrador das trevas". Todos os contos são uma mistura de horror com FC (ficção científica) e todos eles estão de alguma forma interligados, pois trazem a idéia de que seres de outras dimensões e eras dominaram o nosso planeta e estão apenas esperando para, no momento certo, voltar a dominá-lo. 

A narrativa é maravilhosamente detalhada, apesar do número de páginas não ser grande, mas estes detalhes tão minuciosos ajudam a elaborar na mente do leitor toda uma série de seres e mundos bizarros, com paisagens estranhas e enigmáticas. Existe também o cuidado para não tornar nada exagerado, o clima da narrativa segue misterioso dando aos poucos lugar ao terror. 

"Só a poesia ou a loucura poderiam fazer justiça aos sons ouvidos pelos homens de Legrasse à medida que eles avançavam com dificuldade através do negro paul na direção do brilho avermelhado do surdo rufar dos tambores. Existem características vocais que são peculiares aos seres humanos, e características vocais peculiares aos animais, e é terrível ouvir uma delas quando aquele que a emite pertence ao outro grupo. Fúria animalesca e licenciosidade orgiástica ribombavam ali até altitudes demoníacas por meio de uivos e grasnidos extáticos que rasgavam o ar e reverberavam através da floresta coberta pela noite como tempestades pestilentas vindas dos abismos do inferno". (O mito de Cthulhu, p. 33)

13 comentários:

  1. Olá! Eu também não sei porque estou demorando tanto para lê-lo!!! Quero muito conhecer essa narrativa de Lovecraft e amo essas temáticas... ;)

    abraços,
    Luciana
    http://folhasdesonhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Ai, não sei se teria tanta coragem para ler... eu sou meio impressionável.. kkkk... se bem que se me dessem a opção ler ou ver um filme do teor eu ficaria com o livro. hahaha

    ResponderExcluir
  3. Gosto muito desse escritor! Já tenho um livro dele, mas é em inglês.

    ResponderExcluir
  4. Gostei, o livro parece ser muito bom. Não li nenum livro desse escrito.
    Gosteo de história assim, é sempre bom um pouco de terror.
    Bjos...

    ResponderExcluir
  5. A maioria dos fãs de literatura diz que ler Lovecraft é obrigatório, pois são textos ricos e fantásticos. Sempre tive essa curiosidade. Devo procurar por este livro em breve.

    Ótima resenha, grande abraço!

    ResponderExcluir
  6. martin claret faz ótimas capas e a história é muito interessante!

    ResponderExcluir
  7. Tenho alguns contos do lovecraft, mas estão em inglês. Tenho muita curiosidade de ler em português. Demais a resenha!

    ResponderExcluir
  8. Fiquei muito curiosa para ler o livro!! adorei a resenha, parabéns!

    ResponderExcluir
  9. Sinceramente não é meu gênero de livro, não por ter medo desse tipo de literatura, coisa que realmente não tenho, mas é porque é um gênero que não me atrai. Até já li um, mas não foi empolgante.

    ResponderExcluir
  10. Eu devo dizer que só essa capa já me deu arrepios, pois assim como você eu sou uma pessoa impressíonável, e mal posso esperar para ler esse livro, eu adoro sentir medo (isso faz sentido?), por isso eu amo assistir filmes de terror.
    Abraços.

    http://viciadoemlivrosefilmes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. A resenha ficou bem bacana, não tive a oportunidade de ler, mas que sabe um dia, não é!?

    http://mundodosmngas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir