10º aniversário da primeira edição de Coraline

Parou tudo! Quando me deparei com essa notícia e com o bônus que ela trás fiquei super feliz! Mas antes de contar a novidade irei escrever um pouquinho sobre o livro.

Não li (ainda) o livro Coraline, de Neil Gaiman e ilustrado por Dave McKean (os dois já trabalharam juntos em Sinal e Ruído, resenha aqui). Quando lançado, o livro logo foi parar na lista de best-sellers do New York Times, sendo traduzido em 30 línguas. 


Coraline foi a primeira obra de Gaiman destinada ao público jovem. Ele escrevia o livro para a sua filha Holly, que na época contava com cinco anos de idade. O autor desejava ter uma garota como heroína e que sua obra fosse agradavelmente assustadora. Gaiman conta que Coraline foi o livro mais estranho que escreveu, o que levou mais tempo para ser escrito e do qual tem mais orgulho.

No livro, Coraline se muda com os pais para uma velha casa que foi convertida em apartamentos e uma pequena porta que fica em uma das salas acabou sendo emparedada. Curiosa, Coraline resolve descobrir o que existe por detrás daqueles tijolos e quando sua mãe não está por perto perto a garota pega uma chave e abre a porta... indo parar em um universo alternativo, onde a grama é mais verde, gatos podem falar e é recebida calorosamente por seus Outros Pais. Enquanto sua verdadeira mãe e pai vivem ocupados e não lhe dão atenção, seus Outros Pais são atenciosos e carinhosos, sua Outra Mãe cozinha maravilhas e seu Outro Pai é divertido, ambos realizam todos os desejos de Coraline, mas para que as coisas permaneçam assim ela deve continuar neste universo alternativo. 

Apesar de tudo, Coraline sente falta de seus pais verdadeiros e esse mundo tão aparentemente maravilhoso parece não ser tão perfeito assim... 

Quando decide voltar para seu verdadeiro lar, descobre que seus pais foram presos no espelho do corredor da casa por um feitiço da Outra Mãe e neste momento ela deverá percorrer uma jornada perigosa para salvar seus pais. 

O livro foi lançado pela Rocco aqui no Brasil. A editora também lançou por aqui uma graphic novel adaptada e ilustrada pelo artista norte-americano P. Craig Russell. 


Devido ao 10º aniversário da primeira edição do livro, uma edição de aniversário foi lançada, contendo: novo prefácio pelo autor, um guia para o leitor, uma entrevista com o autor e um trecho de The Graveyard Book (O Livro do Cemitério, lançado pela Rocco em 2010 por aqui). A edição de aniversário está à venda no site Mouse Circus (site oficial do Neil Gaiman com livros voltados para o público jovem). 

O e-book também ganhou uma aprimorada, além do livro completo acompanha diversos bônus: as páginas originais do manuscrito do livro, vídeo com o trailer oficial da animação, um trecho da graphic novel, podcast da graphic novel, um trecho do audiobook de Coraline lido por Neil Gaiman, música do audiobook (performance feita por Gothic Archies), trechos de diversos livros de Neil Gaiman com ilustrações de Dave McKean e galeria com capas de edições estrangeiras de Coraline. O e-book também está sendo vendido pelo site Mouse Circus. 

É um prato cheio para os fãs de Coraline (e eu conheço vários, já bem "grandinhos").

Mas a novidade que eu mais gostei e queria compartilhar aqui com vocês é a leitura de capítulos do livro que está ocorrendo no site Mouse Circus por Neil Gaiman e alguns de seus amigos famosos, como escritores etc. O vídeo com a leitura dos dois primeiros capítulos já estão disponíveis. O primeiro pelo próprio Neil Gaiman e o segundo por Lemony Snicket (escritor e cineasta, autor da série Desventuras em Série). Entre os outros convidados que irão participar das leituras estão: Melissa Marr (autora da série Wicked Lovely), Lauren Oliver (autora da série Delírio), Cassandra Clare (autora das séries Os Instrumentos Mortais e As Peças Infernais), R. L. Stine (autor da série Goosebumps) etc. Para assistir, clique aqui


A adaptação para o cinema é incrível! Já perdi a conta de quantas vezes assisti a animação. São tantos detalhes fantásticos, uma ótima trilha sonora que combina perfeitamente com o aspecto sombrio do filme. Dá para ter uma idéia de como a animação é sabendo quem a dirigiu: Henry Selick, o mesmo diretor de O Estranho Mundo de Jack. Coraline e o Mundo Secreto é uma animação em stop-motion, técnica de animação quadro a quadro, onde se utilizam modelos reais em diversos materiais. Estes modelos são movimentados e fotografados quadro a quadro (para cada segundo de filme são necessários aproximadamente 24 quadros). É um trabalho complexo e Coraline foi realizado de maneira minuciosa e perfeccionista, sua pré-produção começou em 2005 e foi lançado em 2009. Vale assistir aos Extras no DVD para ver como foi todo o processo de realização do filme, extremamente fascinante, o que torna o filme ainda melhor. 

5 comentários:

  1. Adoreii.. como não tenho o livroo vou assistir.. com certeza..

    ResponderExcluir
  2. eu ja vi só o filme *0* sou maluca pela coraline, tanto que o nome da minha filha vai ser coraline.
    sério mesmo

    ResponderExcluir
  3. Eu vi sobre o filme, mas nao sabia q tinha livro tbm!!!
    E é bem famoso, né..

    Vou assistir o filme, qualquer coisa, leio o livro depois!! =D

    bjs

    ResponderExcluir
  4. Tenho que confessar que venho negligenciando a compra desse livro a meses.. Vi tantas resenhar boas a respeito dele que já deveria ter o lido. Ouvi muito a mesma coisa que o autor falou, um livro estranho, de terror, mas agradável. Agora fiquei mais motivada para comprar ele e vou prestar atenção para ver se o encontro em alguma promoção \o/

    ResponderExcluir
  5. Não assisti e nem li, mas parece ser bem legal e fofo. Vou recomendar a minha sobrinha ;)

    ResponderExcluir