A Garota dos Pés de Vidro


Título: A Garota dos Pés de Vidro
Autor: Ali Shaw
Editora: LeYa
Páginas: 288
ISBN: 9788562936425

Título, capa, sinopse: tudo me chamou a atenção neste livro. Mas durante a leitura fui me decepcionando cada vez mais. Apenas não larguei o livro pois não gosto de iniciar um e deixá-lo pela metade. 

Em A Garota dos Pés de Vidro somos apresentados à personagens perturbados, todos com segredos, temores, obsessões, traumas etc., e acredito que este seja o ponto forte do livro. Não são personagens carismáticos, cativantes, mas mergulhados em seus passados, traumatizados e tão delicados que se um vento mais forte passar por eles parece que irá levá-los para longe, são conchinhas perdidas em uma imensidão de areia, com contornos e cores diferentes, frágeis e dúbios. 

Ali Shaw é bastante descritivo, mas parece se perder no meio de descrições e divagações acerca de Saint Hauda's Land, arquipélago onde se passa a história. A narrativa acaba se tornando cansativa e sem emoção, vazia. Além disso, me perdi várias vezes na leitura, lendo uma frase duas vezes ou pulando uma ou duas frases, não sei se estava cansada pela narrativa mas a fonte e o espaçamento não ajudaram. 

Saint Hauda's Land é um lugar único: existe uma criatura que transforma tudo o que vê no mais puro branco, existem corpos de vidro afundados no pântano e vacas do tamanho de insetos com asas de borboletas. O arquipélago possui cenários paradisíacos, mas o que predomina é o gelo, o frio, uma paisagem monocromática. 

Uma história de amor inusitada surge neste lugar tão estranho e aparentemente inóspito: Ida, sempre aventureira, agora busca por uma cura para sua misteriosa doença e para isso vai até Saint Hauda's Land, onde conhece Midas, um tímido fotógrafo, completamente o oposto de Ida, que tentará ajudá-la. Ambos irão percorrer cenários invernais em busca de uma cura para a misteriosa doença da jovem enquanto segredos são revelados e outros parecem que sempre permanecerão inacessíveis. 

O livro tem uma ótima premissa, mas além de cansativo parece oco, um bloco de gelo que não leva a lugar algum. 

8 comentários:

  1. Poxa, que pena que não gostou. Também estava (ainda estou) curiosa pelo livo. Realmente, tem um premissa maravilhosa, e a capa é linda.
    Um dia lerei.

    abraços,
    Luciana
    Folhas de Sonhos artesanatos

    ResponderExcluir
  2. Poxaa, muito chato quando acontece isso,
    ha eu raramente termino, um livro se eu não gosto..
    eu queria muito ler esse livro, acho que ainda quero..
    mas bom talvez eu goste.

    ResponderExcluir
  3. poxa eu estava mega curiosa, mas o pessoal vem falando q nao ta gostando e isso desanima um pouco, mas temos q saber as opinioes né.
    xp
    eu sofro pra terminar um livro q eu nao gosto viu, mas termino

    ResponderExcluir
  4. Muito ruim quando a história de um livro tem tudo para ser ótima mas não é :/ também tenho isso de fazer de tudo para não abandonar um livro. Vi ele muitas vezes em promoções mas nunca comprei por que ouvi falar muito mal, e também não gosto muito de histórias que se passem em cenários muito fantásticos... mesmo o livro O Rei do ferro não me agradou nem um pouco.

    ResponderExcluir
  5. Ja vi outras pessoas falando que esse livro e ruim..
    nao senti um pingo de vontade de ler, ainda mais depois dos cometnarios negativos...
    Gosto d histórias de fantasia, mas que seja bom, né...rs

    Bjinhooos

    Pam
    Meus Livros Preciosos

    ResponderExcluir
  6. Poxa, uma pena. O título é super interessante.
    Blog de cara nova, muitas parcerias. Parabéns!
    Se me permite um comentário, a letra está miúda demais para pessoas semi-cegas (com 7 graus de miopia, tipo eu).
    Sei que existe o CRTL +, mas enfim... Facilitaria :)

    ResponderExcluir
  7. O livro parece legal, mas com sua resenha eu fico com o pé atrás.
    Triste quando acontece isso com a história.
    Abraços

    ResponderExcluir
  8. A capa é liindaa, mas não me interessei, não gosto d elivros que não tem ação, revelação, ápice. Não leria

    ResponderExcluir