Adeus, Facebook - O Mundo Pós-Digital


Título: Adeus, Facebook - O Mundo Pós-Digital

Autor: Jack London
Editora: Valentina
Páginas: 180
ISBN: 9788565859059

Jack London, em Adeus, Facebook, é objetivo ao analisar e apontar fatos tanto do passado quanto do presente e prever o que nos aguarda com relação ao mundo da internet, ou melhor, não o mundo da internet, mas um mundo intrinsecamente conectado. Não, Jack London não é vidente, ele usa a história como base para analisar e comparar o que vem por aí e sabemos que a história não é estanque, assim como não caminhos para uma eterna evolução, mas aos trancos e barrancos seguimos entre altos e baixos, em meio a tecnologias que são criadas, descartadas, renovadas, (re)criadas e difundidas. 

"Observando os prazos de vencimento de cada fase de globalização da comunicação humana, vemos uma curva achatada, que vai dos quase 5 milhões de anos de oralidade para os 3 mil anos de escrita sem reprodução e daí para os 500 de escrita reproduzida. Os tempos encurtaram." (p. 14)

Com a globalização e os avanços tecnológicos o tempo realmente "encurtou" e os avanços (apesar dos retrocessos), irão surgir de forma cada vez mais rápida. 

"A tecnologia é como todos os processos humanos, autofágica e inesperada. Tempos fugit, como diziam os romanos, ou, se você quiser, numa versão mais moderna, "já era". (p. 28)

O autor não fala em "fim dos tempos" ou sobre como a tecnologia pode ser inimiga, mas alerta que no mundo da internet e dos hipertextos, há os hiperleitores e como eles se comportam? Jack London afirma que em pleno século 21, especialmente no Brasil, existe uma torrente de infraleitores. 

Apesar de ser um livro voltado mais para empreendedores, Adeus, Facebook é uma ótima leitura esclarecedora sobre o passado, presente e futuro dentro de um universo repleto de surpresas: a internet, a tecnologia e o próprio comportamento humano. 

Uma coisa muito agradável no livro é a narrativa que o autor se utiliza, como se estivéssemos em um bate-papo informal com um conhecido.

Participe da promoção que está rolando aqui no blog e concorra a esse livro e outros quatro títulos!

7 comentários:

  1. Acho que todo mundo que é um "pouquinho" dependente de redes sócias ficou curioso pra ler esse livro, e eu me incluo na lista. Acho que poucos títulos me chamaram atenção atualmente como ele.

    ResponderExcluir
  2. Olha, confesso que sou viciada em Facebook rs, entro todo dia '-'
    O titulo do livro chama muito a atenção das pessoas, por ter o nome de uma rede social muito popular. Fiquei curiosa agora pra ler esse livro rs

    ResponderExcluir
  3. Oi Paula, não nego que a capa é bonita e atrai visualmente, mas o tema não me agrada. Não faz meu estilo apesar de ter a impressão que a maneira do autor ameniza.

    ResponderExcluir
  4. Não entendi bem esse negocio do hipertextos e hiperleitores, agora fiquei curiosa pra saber o que isso tem a ver. Não sou muito viciada em redes sociais, mas parece ser um livro interessante ^^

    ResponderExcluir
  5. Apesar da capa ser linda esse tipo de livro não me atrai e nunca me atraiu. Prefiro ler algo mais fantasioso e fora da realidade.

    ResponderExcluir
  6. Super interessante este tema sobre o mundo pós digital. É no minimo desconcertante pensar que tudo isso vai passar e a incógnita sobre o mundo que vem pela frente. Fiquei curiosa para saber mais sobre infraleitores.

    ResponderExcluir
  7. Livro curioso para refletir sobre a vida pós-moderna, as relações entre indivíduos na era digital.

    Luciana
    Folhas de Sonhos artesanatos

    ResponderExcluir