O Mendigo


Título: O Mendigo
Autor: Edson José da Silva Santos
Editora: Baraúna
Páginas: 235 
ISBN: 9788579232428

Tive a feliz oportunidade de ler O Mendigo, de Edson José da Silva Santos, através do Book Tour realizado pela Camila do Blog No Limite da Leitura em parceria com o autor. 

O Mendigo foi um livro que me emocionou e me surpreendeu, pois tenho o incrível "dom" de adivinhar o final das coisas, mas acho que isso se aplica apenas a filmes agora, rs. 

Com uma narrativa suave, simples e delicada, Edson nos torna alunos de Herbert, o mendigo. 

"Pode ser que ninguém melhore da noite para o dia, mas, paulatinamente, com bons exemplos, boas conversas e boas atitudes, as pessoas chegam ao patamar de verdadeiros seres humanos. Eu aprendi e ainda estou aprendendo muito com a simplicidade dos amigos da comunidade, com a bondade dos amigos da vila e adjacências e a sabedoria de tantos outros seres humanos que já passaram aqui na Terra. Hoje eu sei que o ser humano não é medido pelo tamanho, cor da pele, religião ou posição social, e sim pela grandeza dos seus atos." (p. 167)

O livro passa longe de ser clichê ou de tentar dar uma "lição de moral". Herbert é um filósofo da vida e não impõe seus pensamentos ou suas opiniões: ele fala, dialoga e faz com que o outro chegue à sua própria conclusão. 

Herbert entra na vida de alguns jovens que vivem em uma vila quando alguns deles estão jogando futebol e a bola atinge um senhor. Marcos, um dos garotos, vai ajudá-lo e volta para a sua turma. 

Os garotos começam a falar sobre o futuro de cada um, as faculdades que estão cursando e Sandra entra no meio:

"- Ideal que eu saiba não enche barriga, nem compra roupas boas.
- Mas sem ele você não vive.
- Sem dinheiro é que não se vive. 
- Deixa de falar besteira, Sandra - retruca Carlos, o artista da turma. - As pessoas têm que ter ideais para poder ter uma profissão e viver pela qualidade do seu trabalho.
- Vocês homens é que têm que trabalhar, eu sou mulher... É só achar um homem rico, casar e pronto. E tenho certeza que não vai ser com nenhum de vocês, que só pensam em ideal, ao invés de pensar numa forma de ganhar dinheiro." (p. 12)

Sandra realmente é irritante e é estranho vê-la fazer parte de um grupo tão diferente, com formas de pensar completamente contrárias as dela. Sim, dá para odiar a Sandra no começo, dar um apertão no seu braço e dizer que as coisas simplesmente não funcionam assim e que sua cabecinha está tão vazia quanto um isqueiro sem gás, ou pior, um isqueiro repleto de gás capaz de explodir e cometer as maiores besteiras. 

Quando encontram Herbert novamente ele comenta sobre a comunidade em que vive, onde quando um pega comida, roupa usada ou até mesmo brinquedo usado, dividem uns com os outros. Todos ficam felizes com a possibilidade de ajudar a comunidade e, com exceção de Sandra, reúnem-se e com empenho conseguem brinquedos, roupas, remédios, enlatados etc. Além disso, organizam um mutirão naquela área com o apoio das faculdades, já que cada um realiza um curso diferente e assim Marcos, como estudante de Direito, ajuda com documentações; Márcia, estudante de Medicina, arruma algumas consultas; Simone, que faz Psicologia, ajuda nas relações pessoais; Carlos, estudante de Arquitetura, pretende fazer um movimento artístico e; Marcelo, estudante de Educação Física, organiza gincanas esportivas. 

"O lugar era realmente feio e de odor desagradável; ela se compadeceu e seus olhos ficaram úmidos. Herbert, vendo a situação de Márcia, se aproxima dela. 

- Eu sei no que a menina Márcia está pensando - Herbert abre um leve sorriso -, mas eu lhe peço que tire essa tristeza do seu coração. Olhe a sua volta e me diga se vê algum morador deprimido. As pessoas aqui têm poucos recursos, mas muita coragem e vontade de viver, a criatividade supera algumas das nossas necessidades, e aqui também sobra algo que em muitos lugares abastados as pessoas desconhecem: solidariedade." (p. 48)

A ida dos jovens à comunidade acabou sendo muito agradável e feliz tanto para os moradores quanto para os jovens. Herbert transbordava alegria.

Alguns dias depois Sandra é abordada e só não é atacada por dois jovens pois Herbert a salva, apesar disso ela grita na delegacia que ele é um tarado e que deve ser morto. Felizmente um dos jovens é capturado e confessa o que aconteceu, delatando seu comparsa. Apesar de tudo, Herbert não sente raiva ou guarda rancor de Sandra.

Após o incidente a mãe de Sandra resolve se reunir com os pais de todos os jovens o que surte um grande efeito. A mãe de Sandra possui grande repúdio por Herbert, mas o restante dos pais quer conhecer o mendigo que agora tornou-se amigo de seus filhos. Neste momento observamos as características de pais e filhos, jovens que refletem o comportamento que observam e absorvem em casa e ao conhecerem Herbert todos os pais ficam mais tranquilos. 

É claro que a mãe de Sandra não concorda com nada disso, coloca a filha de castigo, não a deixando ver seus amigos e tentando convencê-la, como sempre o fez, de quê Sandra é uma garota bonita e que merece as melhores coisas da vida. 

O pai de Sandra, sempre ausente, tem uma conversa franca com Herbert e se assusta com a possibilidade com o que a filha pode se tornar. Nunca parou para cogitar a idéia de conversar com a filha e perguntar sobre seus sonhos e neste momento frágil, em uma depressão profunda, Sandra se abre com o pai. 

Herbert tinha razão. 

"Nós conhecemos as atitudes das pessoas, mas nem sempre os motivos que levam a essas atitudes." (p. 135)

Todos os jovens, desde o início, estavam curiosos para saber sobre a história de Herbert. Ele havia comentado que nem sempre havia sido mendigo e que um dia chegaria a hora de contar a sua história. Quando este dia chega é uma surpresa e tanto, para os jovens e para o leitor. Um relato, um desabafo, uma despedida. 

"Eis aqui um mendigo que distribui as maiores riquezas que o ser humano pode possuir, que é o amor, o respeito, a simplicidade e a paz." (p. 165)

O Mendigo é um livro lindo, encantador e verdadeiro, emociona e ensina, é cheio de dor mas também regado de amor. 

O autor


Edson José da Silva Santos é natural de Recife, Pernambuco. Maestro, compositor, arranjador e professor de música, também é poeta, desenhista e escritor. É autor e compositor da peça teatral Deus pai, mãe natureza. O Mendigo é seu primeiro livro editado. 

Fan Page (livro)

10 comentários:

  1. Parece ser um ótimo livro msm pelo o q vc falou...
    Gosto de livros emocionantes assim...

    Parabens pela resenha!!!

    ResponderExcluir
  2. Eu ainda não conhecia esse livro, mas me parece bem surpreendente e emocionante. Achei a capa bem criativa ;)
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito da resenha, não conhecia o livro.
    Achei a capa dele bem bonita e a história tbm não deixa a desejar.
    Creio que o livro seja maravilhoso de se ler.
    Bjos...

    ResponderExcluir
  4. Nossa que lindo.
    Só com a resenha e estou com os olhos marejados. Sou manteiga derretida.
    E fiquei ainda mais feliz por ser de um conterrâneo. Lindas palavras, eu adorei os trechos que você selecionou Paula.
    Com toda certeza merece um lugar na estante. =)

    ResponderExcluir
  5. Parece ser um livro bem gostoso, gosto de livros assim, me fazem pensar ^^

    ResponderExcluir
  6. Adoro esses livros emocionantes, gostei muito da capa.

    ResponderExcluir
  7. Já tinha visto esse livro, tinha me chamado atenção, mas ainda não tinha visto nenhuma resenha, me interessei bastante pelo livro, gostei que vc disse que ele não é clichê.. com lição de moral.. adoraria ler..

    ResponderExcluir
  8. Achei a hstória bastante emocionante e interessante.
    O livro parece ser muito bom.
    bjs

    Joyce
    http://entrepaginasesonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Fiquei feliz por você ter gostado da historia, Paula.
    Fiquei também lisonjeado com suas palavras.
    Um forte abraço!!

    Edson Santos.
    www.edsonsantosescritor.webnode.com

    ResponderExcluir
  10. Não é o tipo de livro que leria mais parece ser ótimo para que gosta do gênero

    xoxo

    ResponderExcluir