Cilada


Título: Cilada
Autor: Harlan Coben
Editora: Sextante
Páginas: 272
ISBN: 9788599296936

Uau, que livro! Cilada já estava na minha estante há um bom tempo e se soubesse que o livro era tão bom não o teria deixado tanto tempo na lista de espera. Para quem gosta de suspense é um livro altamente recomendado, cheio de mistérios e reviravoltas. Fiquei o tempo todo durante a leitura tentando decifrar o quebra-cabeça que existe na história, mas quando pensava que tinha acertado, boom... lá vem uma bomba e acaba com as minhas teorias. 

Dan Mercer é assistente social e trabalha com crianças como técnico de time de basquete, crianças que como ele, são órfãos de pai e mãe. Já foi casado e há 8 anos sua ex-mulher se casou de novo com um médico que já tinha uma filha e teve outra com o atual marido. Dan tem uma relação saudável com sua ex-mulher e seu marido, servindo de baby-sitter para a família. 

Quando recebe uma ligação de Chynna, uma garota problemática com a qual trabalhava, vai até a sua casa. A garota parece desesperada e pede que ele apareça logo. A intuição de Dan diz que ao atravessar aquela porta sua vida irá mudar. 

Quando entra na casa, escura, escuta a voz de uma garota, provavelmente Chynna, que pede para ele esperá-la. Quando a voz se aproxima, a voz não se parece nada com a da garota e de repente Dan é surpreendido por um homem com uma câmera, outro com uma haste que parece ter um microfone na ponta e uma mulher: Wendy Tynes, repórter da NTC News, ele reconhece a apresentadora. Wendy atrai pedófilos para uma armadilha e os flagra diante das câmeras para todo o mundo ver. 

Dan não consegue responder a nenhuma das perguntas e foge. Dois dias depois o programa está no ar e sua vida, arruinada.

Enquanto isso, uma família que mora na mesma vizinhança de Dan, descobre que sua filha, Haley McWaid, sumiu. Sua cama está vazia e não há sinal de arrombamento nem luta. Ninguém acredita que Haley fugiu, sempre foi uma garota exemplar, até mesmo obcecada em ser a melhor. Tinha planos, estudava muito e era absurdamente competitiva. 

Três meses se passaram e nada de Haley aparecer. A polícia também não conseguia encontrar nada. Nesta mesma época, Wendy Tynes está no banco de testemunhas, avistando os pais das vítimas de Dan Mercer. A repórter não se sai bem no interrogatório e Dan é inocentado, apesar das provas encontradas em sua casa, como um notebook com conversas com menores e fotos horrendas escondidas na garagem e entre alguns livros. 

Wendy chegou até Dan através de uma mensagem que recebeu anonimamente de uma garota que havia conversado com um garoto em um chat e quando se encontrou com ele descobriu que era um homem mais velho, Dan, que fez coisas horríveis com ela. Wendy entra no chat e conversa com o "garoto", passando-se por uma adolescente e ele a seduz. 

Dan não compareceu ao tribunal, mas liga para Wendy querendo encontrá-la, dizendo que foi vítima de uma armação. Wendy também recebe a visita de Ed Grayson, um dos pais das vítimas, que quer sua ajuda para encontrar Dan, para que ele não machuque mais ninguém. 

A visita de Grayson só faz Wendy lembrar de Ariana Nasbro e das cartas que vem recebendo dela.

"Esta é a terceira vez que escrevo. Por favor, responda, para que minha cura possa começar. Que Deus a abençoe". (p. 51) 

Ariana é alcoólatra e está em uma clínica de reabilitação. Há 12 anos, embriagada, atropelou e matou o marido de Wendy, deixando-a só com o seu filho. 

Wendy não pode perdoar Ariana, mas não consegue concordar com Grayson e vai ao encontro de Dan, que agora vive se mudando, pois é reconhecido nas ruas. Seu rosto está cheio de hematomas e queimaduras de cigarro. Enquanto conversam no trailer um homem encapuzado entra e atira em Dan, matando-o. Apesar do rosto coberto, Wendy reconhece o homem: Ed Grayson. 

Mas Grayson possui uma ótima advogada e álibis que o livram da cadeia. Além disso, ninguém está muito preocupado em ver na cadeia um homem que matou um pedófilo. 

Os detetives estão procurando por onde Dan andou e encontram um motel, no quarto, uma surpresa: o celular da garota desaparecida está lá. 

Jenna, ex-mulher de Dan, fala com Wendy, o que deixa a repórter, atualmente desempregada após a audiência, inquieta. 

"- Havia uma parte de Dan... uma parte à qual eu não tinha acesso. (...)
- Era como se... Não sei como dizer. Alguma coisa aconteceu com ele na faculdade. Você sabe que ele estudou em Princeton, não sabe?". (p. 73 e 74)

Jenna também acusa Wendy pela morte de Dan, afinal foi ela quem começou com tudo, expondo-o. 

Wendy sabe que precisa investigar a história sozinha, Princeton não sai da sua cabeça e o mais óbvio é começar pelos colegas de quarto de Dan. 

Phill Turball: demitido por desviar dois milhões de dólares em uma empresa;
Steven Miciano: médico acusado de porte de entorpecentes;
Farley Parks: político afastado em razão de um escândalo envolvendo prostituição.

O quinto colega de quarto de Dan, Kelvin Tilfer, parecia haver sumido do mapa, mas os outros três e Dan foram envolvidos em escândalos no ano anterior. Uma coincidência enorme. Agora Wendy irá mais a fundo em sua investigação, sem saber que pode cair em uma armadilha.

Fantástico! Narrativa eletrizante, que instiga o leitor. 

De início (e também a investigação da repórter) me fizeram lembrar do filme A Vida de David Gale, um filme que me marcou muito. Assisti há uns 9 anos atrás e o filme não saiu da minha cabeça! Um filme inteligente, forte e surpreendente. 


David Gale (Kevin Spacey) é um brilhante professor de filosofia que está no corredor da morte, aguardando sua execução. Acusado de estuprar e assassinar uma ex-aluna, David chama a repórter Bitsey Bloom (Kate Winslet), para ouvir sua versão sobre o caso. Uma história inacreditável, envolvendo alcoolismo, a melhor amiga (Laura Linney), que está morrendo de leucemia, um advogado incompetente e um governador que adoraria vê-lo morto.

13 comentários:

  1. Vi várias resenhas maravilhosas desse livro.
    Eu ainda não li nada do Harlan.
    Mas eu adoro suspense e tenho certeza que vou amar o livro.
    Acho ótimo que você tenha gostado, me animou mais para ler.
    beijos

    ResponderExcluir
  2. uau harlan pelo visto deve ser um cara perfeito.
    tem gente que diz que é mt fã dele
    espero ler algo dele qualquer dia desses
    gostei demais da resenha

    ResponderExcluir
  3. eu ja li otimas resenhas sobre este livro e com certeza será um dos próximos da minha lista de vou ler!
    mas antes tenho alguns do james Patterson no topo da lista hahaha
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Parece um livro perfeito!! Comecei a gostar de suspense depois que li Zafon, e acho que esse livro é otimo pra sair um pouco do mesmo autor hahaha

    ResponderExcluir
  5. Paula, amei essa resenha pq eu ainda não tinha lido nenhuma sobre este livro, o qual sempre penso em comprar e fico com pé atrás, agora assim q surgir com bom preço, vou comprar.
    Essa repórter causou confusão e vai se meter numa também. Adooro esse tipo de enredo. =)

    ResponderExcluir
  6. Não sou muito fã de mistério mais esse livro me interessou muito, a história parece ser muito bem trabalhada e não deixa nenhuma ponta solta ao final do livro. Cilada entrou pra lista.

    ResponderExcluir
  7. A historia parece ser bem legal...adorei o enredo do livro.
    xoxo

    ResponderExcluir
  8. Adoro suspense..eu sou ansiosa então ficoo doidinha tentando desvendar as coisas.. rsrrsrs me pareceu muito bom..

    ResponderExcluir
  9. Caramba, que história. Eu vi no skoob que você tava lendo, mas não sei porque eu associo ao filme Cilada.com e nem quis saber do que se tratava haha!

    Agora. óbvio, já foi pra lista de leituras.

    ResponderExcluir
  10. Oi!

    Eu também sou outra que vive passando outros livros na frente do Coben, coitado! Mas você citou "A vida de David Gale", que é um filme incrível. Agora, com esse incentivo, não tenho como ignorar o Coben por muito tempo...rs

    bjo

    ResponderExcluir
  11. Eu já li o confie em mim do Harlan e amei. Virei fá pela narrativa envolvente e que vai encaixando até a última página. Estou doida para ler esse.

    entrepaginasesonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Tbm já li confie em mim do mesmo escritor. Foi um presente de natal da minha prima. Eu achei o livro bem escrito e gostei de ter lido, mas ñ foi um dos meus favoritos, nem de longe. Se eu ganhar outro livro dele vou ler:)

    ResponderExcluir
  13. Fantástico?
    Fantástica é essa sua resenha que me deixou louca para ler esse livro.

    ResponderExcluir