Dead To The World

Antes de mais nada, essa não é uma resenha mas um resumo do quarto livro da série The Southern Vampire Mysteries (ou As Crônicas de Sookie Stackhouse). Para quem não leu os livros anteriores ou pretende ler a série, o post está cheio de spoilers. Na verdade, ele é mais para os curiosos de plantão (como eu) que assistem ao seriado e querem saber o que vai acontecer (é, eu acabei lendo o resumo de todos os livros da série, mesmo assim gosto de continuar lendo os livros). 

A sexta temporada de True Blood tem previsão de estreia para junho de 2013, o que significa que minhas leituras estão atrasadas e o que significa também que irei devorar os próximos livros, o que não é difícil: narrativa bem fluida, poucas páginas e mistérios que queremos resolver logo.

Resumo dos volumes anteriores (para os curiosos!):

Título: Dead To The World
Autor: Charlaine Harris
Editora: Ace Books
Páginas: 291
ISBN: 0441012183

O livro foi lançado aqui no Brasil pela Editora Benvirá com o título Procura-se Um Vampiro.




Neste quarto volume temos menos Bill, aliás, ele quase não aparece no livro, o que é ótimo (desculpa, mas eu não sou lá grande fã dele, nem nos livros e nem no seriado). 

Sookie encontra um bilhete em sua porta após chegar do trabalho e é de Bill, seu ex-namorado que não vê desde o último episódio catastrófico em que ele a estupra e tenta matá-la. No bilhete ele diz que quer conversar com ela e aparece na frente de sua casa. Sookie tem uma alma tão boa! ¬¬ 

Ela deixa o vampiro entrar e se explicar: Bill diz que teve de atender ao chamado de Lorena, sua amante por muitos, muitos anos, pois além de ser sua criadora ela ameaçou matar Sookie caso Bill não a encontrasse. Bill também diz que está indo para o Peru, por ordem da rainha, para trabalhar em sua pesquisa, talvez por umas duas semanas e quando voltar quer conversar com Sookie sobre o relacionamento deles, se pelo menos poderiam voltar e tchau tchau Bill, não o vemos mais no livro. 

Seu turno na Noite de Ano Novo no Merlotte's não está sendo muito agradável, apesar de tudo o que Bill fez Sookie sente-se solitária e fica ainda mais difícil ter que ouvir os pensamentos das pessoas imaginando e cogitando o que pode ter acontecido. Além disso, seu irmão Jason está com uma nova companhia, uma garota que é um metamorfo, mas como a Lua não estava Cheia aquela noite, Sookie não se preocupou. Outra criatura que aparece no bar é uma mulher deslumbrante, "vestida para matar", que Sookie nunca viu antes. 

Voltando de seu turno para casa acaba encontrando um homem alto, loiro e vestido apenas com uma calça jeans correndo descalço pela rua. Sookie reconhece Eric mas ele não a reconhece. Ele nem mesmo sabe qual é o seu próprio nome. Sookie, a boa samaritana, pede para Eric entrar no carro e o leva para sua casa onde há um lugar para que ele possa dormir durante o dia (um pequeno quarto que Bill construiu para passar as noites na casa de Sookie) e liga para Pam que aparece no dia seguinte. 

"Can I stay in the room with you?
Oh, God, puppy dog eyes. From a six-foot-four Viking vampire. It was just to much. I didn't have enough energy to laugh, so I just gave a sad little snigger. "Come on". (p. 25)

E os dois dormem de mãos dadas. 

Pam diz que algumas noites atrás eles ouviram que um grupo de bruxas apareceu em Shreveport. Ela explica que bruxas de verdade podem ser homens e mulheres de qualquer idade. Muito poderosos e que controlam forças mágicas e que este grupo parece possuir poderes ainda mais fortes. 

O grupo de bruxas quer tomar o controle dos negócios de Eric. Hallow, a líder do coven veio com uma proposta: se Eric a entretesse por sete noites o grupo ficaria apenas com um quinto dos negócios de Eric, coisa que ele não aceitou e acabou sendo amaldiçoado. Agora existem diversos cartazes pela cidade com a foto de Eric e uma recompensa para quem encontrá-lo. 

Pam acha melhor Eric continuar com Sookie, o que deixa Jason, que está participando de tudo, bem irritado e diz que só aceitará isso sob uma condição: que Sookie receba uma parte da recompensa por cuidar de Eric. 

Eric é um ótimo ouvinte e ele e Sookie acabam rindo e se divertindo. O Eric sem memória do livro não é tão bobo quanto o Eric sem memória como no seriado, mas parece realmente interessado em tudo o que Sookie fala ou em como ela está se sentindo. 

Mas nem tudo é um mar de rosas: Jason sumiu e os policiais locais não estão muito motivados em ajudar em sua busca (afinal Jason sempre foi um pouco desmiolado), mas Sookie está preocupada e quando vai até a casa do irmão encontra sangue na doca. 

Tara acaba sabendo do desaparecimento de Jason e vai até a casa de Sookie consolá-la. De seu carro sai a mulher maravilhosa que viu na Noite de Ano Novo no Merlotte's. Sem saber o que fazer, pergunta para Tara se ela conhece alguma bruxa e ela diz que conhece: Holly e Danielle, garçonetes que trabalham com Sookie. 

A mulher desconhecida apresenta-se como Claudine e diz que está na cidade por causa de toda a atividade, afinal eles estão cheios de vampiros, lobisomens e outras tantas coisas. 

"So, do you plan on just observing all this, or what?
Oh, no. Just observing is not my way". (p. 75)

Sookie vai ao encontro de Holly, que explica que é Wicca, diferentemente de uma bruxa, que pratica rituais mágicos. Como Wicca ela segue uma religião, uma religião pagã, segue os caminhos da Mãe e possui um calendário diferente. Quando é questionada sobre um grupo de bruxas em Shreveport fica paralisada. 

Holly explica que a mulher que lidera o grupo é cruel, assim como o seu irmão. Aquele grupo é bem diferente do grupo de Holly, que procura um meio de vida mais pacífico e pleno. Ela também diz que eles não são bruxos normais, na verdade, nem pessoais normais são: além de beberem sangue de vampiro, alguns são lobisomens.

Se lobisomens estão envolvidos nisso, então Sookie deve avisar Alcide. Quando se encontra com o lobisomem bonitão logo "pesca" de sua mente que ele voltou com Debbie, apesar de tudo o que ela fez: como torturar Bill e tentar matar Sookie. Depois de contar o seu relato, Alcide decide falar com o líder dos lobisomens, Colonel Flood, que resolve colocar alguns lobisomens para seguir os rastros de Hallow e seu grupo. 

Conversando com Hoyt, um dos melhores amigos de Jason, Sookie consegue informações sobre a garota com quem seu irmão estava na Noite de Ano Novo: Crystal Norris, moradora de Hotshot. 

Conversando com Crystal Norris, que acaba se abrindo por causa da presença de seu tio, Calvin Norris, a garota diz que não sabe onde Jason está. 

Tudo bem, apesar de seu irmão continuar desaparecido Sookie teve uma noite um tanto quente. Quando foi tomar banho Eric resolveu entrar no chuveiro e lhe deu banho, e ela faz o mesmo com ele. Os dois acabam na cama, claro, e as coisas pegam fogo. 

"I was floating on the most powerful wave of pleasure I'd ever felt". (p. 123)

Hollow e seu grupo estão visitando a casa de todos os vampiros para saber se algum deles está escondendo Eric e a próxima casa a ser visitada será a de Bill, próxima a casa de Sookie. Logo nessa noite Eric quer dar uma volta com Sookie e os dois se aproximam da casa de Bill. As bruxas haviam ido embora, Eric sumiu e quando Sookie entra na casa de Bill está cheia de lobisomens e Eric está lá, no meio deles, ao lado de um cachorro (Sam). Alcide também está lá, assim como Colonel Flood e Calvin Norris. Todos atrás do grupo de Holly e usando o Merlotte's como ponto de encontro. 

Enquanto dirige para o bar, Sookie cai no sono e é acordada por Claudine, que está dentro do seu carro.

"How did you get in my car? Why are you here?
Because there's been an unusual amount of supernatural activity in this area in the past week or two. I'm the go-between.
Go between what?
Between the two worlds. Or, more accurately, between the three worlds". (p. 172)

Todos estavam no Merlotte's, até mesmo Pam, Eric e outros vampiros, que quando vêem Claudine parecem enlouquecer. Ela se apresenta como Claudine, a fada. Colonel Flood parece saber muito bem quem é ela.

Gerald, um dos vampiros, diz que o grupo de Hallow deixou um bilhete dizendo que as bruxas planejam drenar um vampiro por dia enquanto não tiverem Eric. Ele não entende porque vale tanto, mas quando Sookie e Pam começam a especular, acabam chegando a conclusão que o sangue de Eric seria muito lucrativo para as bruxas: poderoso e velho, seu sangue iria valer 40.000 mil dólares. 

Os detetives chegam com uma novidade para Sookie: o sangue encontrado na doca pertence a um felino, mais especificamente, a uma pantera, o que é extremamente estranho, pois apesar dos vários animais que existem pelos arredores de Bon Temps, nunca se houve um relato de uma pantera antes. Os detetives acreditam que Jason foi atrás da pantera para caçá-la e acabou se perdendo na floresta e, consequentemente, morreu. Sookie não acredita nisso, sabe que o que seu irmão mais ama é ele mesmo e ele não arriscaria sua vida assim. 

Enquanto isso, Pam avisa Sookie sobre o ataque a Holly e seu grupo. Os lobisomens encontraram o local e algumas Wiccas locais concordaram em ajudar. Querem levar Eric para que ele lute e Sookie, para que ela possa ouvir o que está ocorrendo dentro do esconderijo. 

"I find I have feelings for you.
Eric, I said, after a long pause, I almost hate to say this, but I have feelings for you, too". (p. 210 e 211)

Quando todos estão reunidos para iniciar a luta, até mesmo Bubba aparece e quem também está lá? Bill. Eric está segurando a mão de Sookie e Bill não parece se importar muito. Bill fica realmente irritado com a presença de Debbie e fala sobre a tortura e a tentativa de assassinato contra Sookie: só com Bill falando é que Alcide acredita no que aconteceu e acaba abdicando Debbie, que mesmo assim vai ao combate (tenta matar Sookie mais uma vez (que é salva por Eric) e é mordida por Alcide)). 

A luta é sangrenta, com lobos mordendo uns aos outros, vampiros lutando contra lobos e Sookie lá no meio, pois ela acabou entrando na luta, é claro. O grupo de Sookie ganhou, com algumas perdas. Pam amarrou Hollow, para levá-la dali e depois interrogá-la. 

Quando Sookie chega em casa com Eric vê Debbie na cozinha sorrindo e com uma arma na mão. Quando atira, Eric é tão rápido que se põe na frente de Sookie e é baleado no peito. Em choque, Sookie pega a arma que escondeu na cozinha e atira em Debbie, matando-a. Eric recupera-se logo, mesmo tomando apenas True Blood. 

Sookie acorda e espera Eric acordar. Quando o vampiro se levanta ele pergunta por que está na casa de Sookie e por que está com aquelas roupas (compradas no WalMart). Eric apenas se lembra do encontro que teve com Hollow, antes da bruxa tirar a sua memória. 

Cansada, triste e tudo o pior que há, Sookie apenas pede para que ele ligue para Pam. Ele realmente não lembra do tempo que passou com Sookie. 

Pam avisa que Hallow está morta, foi forçada a reverter a maldição e contou porque escolheu Shreveport: seus parentes haviam sido presos em Shreveport, eles também eram bruxos e usavam magia em suas vítimas para convencê-las de sua honestidade em jogos de algum tipo, mas a sorte deles acabou indo embora e a comunidade sobrenatural se recusou a tirá-los da cadeia.

De volta ao trabalho e conversando com Sam, Sookie descobre algumas coisas: as pessoas de Hotshot não são metamorfos que se transformam em lobos e sim em panteras. Sam não sabia que Crystal era a garota com quem Jason estava saindo e diz à Sookie que Felton, um cara um pouco estranho, ama Crystal. 

Sam e Sookie correm para Hotshot e com a autoridade de Calvin, Felton acaba entregando o jogo: ele trancou Jason em uma espécie de oficina e o mordeu todas as noites. Ele queria que Jason fosse como ele, assim Crystal não gostaria mais dele. Além disso, a comunidade de Hotshot estava decaindo e precisava ter bebês com humanos para ter sua espécie preservada. Felton esperaria até a próxima Lua Cheia para ver se seu plano tinha dado certo. 

Jason é levado para casa e Calvin pede que não chamem a polícia, Felton será punido por ele mesmo (morto). 

Sookie recebe um cheque de 50.000 mil dólares por cuidar de Eric e a visita de Amanda, uma lobisomem, que está fazendo uma busca por Debbie. Quem enterrou e sumiu com o carro de Debbie foi Eric, só que ele não se lembra...

8 comentários:

  1. Eu adoro as crônicas de Sookie. Alias adoro todos os livros da Charlaine, sempre quando sai um novo, eu logo procuro para comprar.
    Adorei a novidade de resumos, muito útil. Eu sou curiosa demais.
    kkkkk
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Não tive coragem de ler a resenha pq é a próxima série q vou ler rsrsrsrs assim q acabar Senhores Do Submundo vou ler meus amados vampiros!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Não li nenhum livro ou assisti a série embora tenha achado interessante. Não li o resumo porque vai que eu vou ler um dia. Bjs

    Joyce
    entrepaginasesonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. detestei o seriado! achei uma total perda de tempo, por isso o livro tb está na minha lista de PASSO.
    sinceramente, acho q este é um tema já mto batido e q nao me chama mais a atençao, tem que ser mto bom o enredo pra me envolver ;s
    beijos

    ResponderExcluir
  5. Que poste graande! uhushausua

    Parece bem legal, pra quem gosta de vampiros e tal. ^^

    ResponderExcluir
  6. Não li nenhum livro nem vi a serie mais gostei bastante do livro...a capa é bem bonita!

    xoxo

    ResponderExcluir
  7. Já li 10 ou foram 11 livros dessa serie. Dos livros eu até q gosto, são intrigantes e sexy, mas a serie é muito apelativa e ñ acho os atores bons. Quero terminar de ler os livros.

    ResponderExcluir
  8. Não li a resenha por você ter avisado que está cheio de spoiler.

    ResponderExcluir