Título: Clube da Luta
Autor: Chuck Palahniuk
Editora: LeYa
Páginas: 272
ISBN: 9788580444490
Comprar: Comparar preços
Leia a resenha de outras obras do autor:
Ler uma obra de Chuck Palahniuk é viajar num mundo surreal. Suas histórias são incríveis, beirando ao nonsense, tragicômicas e transgressoras. O autor tem o poder de prender o leitor em sua narrativa dinâmica com elementos que vão se emaranhando no decorrer da história.
Já havia assistido o filme Clube da Luta muitas e muitas vezes (é um dos meus filmes favoritos) e por isso já tinha um cenário pronto e personagens bem delineados na minha cabeça, o que eu pensei que poderia prejudicar a leitura, tornando-a cansativa. Mas, pelo contrário, eu fui completamente absorvida pela história e me animava a cada capítulo, bem curtinhos, e adorei a narrativa frenética (podia ouvir a voz do Edward Norton na minha cabeça).
Os capítulos curtos, juntos com a narrativa frenética onde o narrador passa do presente para o passado e para o presente novamente, faz com que pareça que o livro é uma espécie de colagem.
Clube da Luta começou como um conto, desenvolvido por Chuck quando participava de uma oficina de escritores. Na época estava trabalhando como mecânico e teve duas fontes de inspiração: a experiência como voluntário, onde acompanhava enfermos em reuniões de grupos de apoio, e uma ocasião onde apareceu com um olho roxo no trabalho por causa de uma briga no fim de semana e que seus colegas fingiram ignorar.
Em entrevista à revista Inked (n. 12, junho/julho 2012) o autor diz que ainda costuma receber ligações de colegas jornalistas que perguntam onde fica o clube da luta em suas cidades.
Sempre prefiro o livro à sua adaptação, mas tenho que confessar que o filme Clube da Luta é uma adaptação maravilhosa. O que me deixava mais intrigada era saber o final do livro, todos que haviam lido me disseram que o final era diferente, mas não o quanto. E eu também não irei dizer, pois esse é um livro que precisa ser lido! E se você não assistiu ao filme, corre para ver logo, rs!
"Somos os filhos do meio de Deus, de acordo com Tyler Durden, e não temos lugar especial na história nem atenção.
A menos que consigamos chamar a atenção de Deus, não temos a menor chance de danação ou redenção.
O que é pior, o Inferno ou o nada?". (p. 176)
A história é permeada pelo niilismo e, como sempre, o autor faz com maestria uma sátira da sociedade e do indivíduo da sociedade capitalista, inserindo em Clube da Luta um aspecto anticapitalista: mas, olhos atentos! É preciso ler nas entrelinhas quando se trata de Chuck e mais do quê uma espécie de revolução, ele mostra um outro lado de alienação.
Mas como tirar de Clube da Luta uma sinopse?
"A primeira regra do clube da luta é que você não fala sobre o clube da luta". (p. 56)
Uma das músicas que mais gosto do filme:
Janeiro - Tema Livre
Ainda não li nenhuma obra desse autor. Eu gosto bastante quando o leitor é prendido a narrativa, é muito bom. Eu também nunca ouvir falar do filme. Não vou correr pra vê o filme porque eu prefiro ler o livro primeiro hahaha.
ResponderExcluirBeijos, Andressa.
Eu nunca vi o filme ;S Adorei a música que você separou. Eu já tinha visto muitas resenhas positivas sobre o livro, e adorei a sua também *U*. To bem curiosa para ler.
ResponderExcluirbeijos
Eu nunca tinha ouvido falar do filme. o:
ResponderExcluirQuando eu vi esse livro na livraria, olhei a capa e ela não me agradou muito, então nem me preocupei de ler a sinopse. Mas esse livro é exatamente de um estilo que eu amo ler.
Ótima resenha. =)
Eu quero muito esse livro,
ResponderExcluirjá vi o filme e gostei muito, na maioria das vezes dizem que o livro
chega a ser melhor que o filme.. mas se achei o filme bom.. o livro então..
eu já vi o filme, que por sinal eu adoro, mas nunca li o livro
ResponderExcluircurti a resenha ^^
eu assisti ao filme e gostei muito. quanto ao livro, já li algumas resenhas e comentários, mas vou ter que ler e tirar minha própria opinião. Gostei da resenha.
ResponderExcluirNão sabia que tinha o livro desse filme, gosto do filme, vou ver se leio o livro ^^
ResponderExcluirJá sabia da existência do filme. Agora quero ler o livro para fazer a clássica comparação.
ResponderExcluirQue maravilhosa leitura! Consegui adquirir o livro por um preço muito bom, mas ainda não pude ler. O filme é um dos meus favoritos, simplesmente incrível... E com certeza lerei tb pensando na voz de Edward Norton hahahhah
ResponderExcluirbeijos,
Luciana
Muito boa sua resenha! Eu adoro o filme, mas já faz um bom tempo que o assisti pela última vez. Essa diferença entre o final do filme e do livro me mata de curiosidade! Enquanto não consigo encaixar o livro nas minhas leituras, vou controlando a ansiedade.
ResponderExcluirbeijo!
Esse livro está na minha lista de desejados há muito tempo. Pedi de amigo secreto, vamos ver se será dessa vez.
ResponderExcluirAmo o filme e quero muito poder comparar os dois.
Ótima resenha, me deixou com mais vontade de ler o livro. :)
http://leitoradegalochas.blogspot.com.br/
Ai que aflição de pessoas que nunca ouviram falar do filme haha! Eu fiquei louca quando soube que o Clube da luta era um livro, e o Chuck é incrível. Não sabia sobre a inspiração dele para escrever a respeito dos grupos de apoio, alias, não ficaria surpresa se soubesse que ele viveu algo parecido com a história.
ResponderExcluirEu quero ler outro dele agora, o Snuff, dá uma olhada na resenha, imagina ele falando sobre atores de filmes pornô, deve ser hilário.
Nunca esqueço de uma das vezes que assisti o filme, tava justamente na maior crise de insonia que já tive na vida, a ponto de conversar comigo mesma me perguntando o por que de tudo isso, quando ligo a televisão tava lá o Tyler. Fui correndo tentar dormir haha!
Bom já tinha visto essa capa, que não me atraiu, a sinopse tb não, mas para variar você falou de um jeitinho que me intrigou, a questão da narrativa ágil e de troca rápida e descomplicado entre passado e presente me prendeu.
ResponderExcluirEu tb não vi o filme, mas vi boas críticas sobre ele. Quem sabe não me animo agora em ver. =)
Bjs.
Não li o livro, mas tinha assistido o começo desse filme. Sua resenha me fez ficar mais curiosa em relação a leitura do livro.
ResponderExcluirbjs
Joyce
entrepaginasesonhos.blogspot.com.br
Também li Clube da Luta após ver o filme várias vezes, e tive o mesmo receio: de que a leitura não fosse estimulante, já que sabia o que acontecia na história. E, como você, tive a grata surpresa de ter ainda mais gana pra avançar no livro na medida em que ia lembrando das cenas do filme. Vários diálogos e cenários ganharam vida na leitura. De fato, foi uma adaptação muitíssimo bem feita e que não deve em nada ao original - bem, talvez no final, pois prefiro a versão do Chuck hehe
ResponderExcluirO interessante é que muita gente chega a ele justamente por Clube da Luta, mas eu comecei com Choke, Rant, Damned e Monstros Invisíveis. Vou tentar ler Sobrevivente ainda esse mês, pro Desafio Literário.
Ótima resenha, parabéns!
Sério que é um livro? Sempre achei que só existisse o filme! Amei saber que foi baseado no livro, porque o filme é incrível! Estou ansiosa para ler :D
ResponderExcluirJá vi esse livro em várias listas dos melhores lidos em 2012.
ResponderExcluirNão sei se iria gostar mas estou pensando em ler esse livro.
Ainda não li o livro, mas parece ser bem interessante.
ResponderExcluirTambém não conhecia o filme =O Mas pelo trailer parece ser muito bom!
Quando surgir a oportunidade, vou lê-lo
Abraços
Adoro o filme clube da luta, mas nunca fui atras para saber que era um livro, my bad. Sabendo agora fiquei interessada em lê-lo!
ResponderExcluirBoa resenha, obrigada por não contar o final do livro!!!
Humm ... vou ser sincera nunca assisti esse filme ... para falar a verdade nunca ouvir falar dele O.o Bem vou dar uma procurada e ver se consigo assistir porque sinceramente me senti muito desenformada agora sobre esse livro ... ótima resenha !
ResponderExcluirGente... o que uma resenha não faz na vida da gente? Sempre achei que tanto o filme quanto o livro fosse só aquela baboseira masculina de golpes e sangue, nunca imaginei que pudesse ter uma história inteligente por trás de disso tudo. Claro que vou correndo procurar o livro e o filme para ler e assistir!
ResponderExcluirJá passou da hora de eu começar a ler Chuck Palahniuk,vi o filme,adorei a filosofia¸ mas sei que os livros deste autor são excelentes.
ResponderExcluirhttp://organizando-o-caos.blogspot.ca/2013/01/desafio-literario-janeiro-mes-de-sartre.html
Eu nunca vi o filme, mas já me falaram tanto dele q é como eu tivesse assistido. Eu quero muito ler o livro antes de realmente criticar, mas ta difícil a historia ñ é muito o meu tipo e eu ñ tenho nenhum amigo q me empreste sem contar q em questão de tempo o meu ta curto. Mas parece uma historia q merece o meu tempo.
ResponderExcluirgostei bastante esta bem interessante , esse post ficou muito legal
ResponderExcluirNao sabia q tinha livro.. pensei q fosse só o filme...
ResponderExcluirnao lembro d ter visto, ja q é antiguinho o filme...
mas vejo muita gente falando dele e bem...
Me deu vontade d ler e assistir o filme tbm... =D
bjinhos
Oi Paula, Chuck Palahniuk bebeu nas águas do Médico e o Monstro de Robert Louis Stevenson para escrever este livro. A referência inclusive nos nomes dos personagens torna propositalmente evidente a inspiração. É um ótimo livro e quem puder ler antes o do Stevenson, aproveita mais ainda a leitura. Abraço!
ResponderExcluirCéus, depois de ter assistido ao filme fiquei encantada, a ponto de abordar o tema no meu TCC. Conheci o Clube da Luta por causa de uma das aulas da faculdade, e me apaixonei. To namorando esse livro há um tempo. Mas, eu não sabia que ele tem um final diferente. Agora to ainda mais atiçada para lê-lo.
ResponderExcluirÓtima resenha!!
conheci o livro e filme por causa de um grupo que participo no facebook
ResponderExcluirMas ainda nao li. Graças a vc fiquei mais interessada e será minha proxima compra