Clube da Luta


Título: Clube da Luta
Autor: Chuck Palahniuk
Editora: LeYa
Páginas: 272
ISBN: 9788580444490

Leia a resenha de outras obras do autor:


Ler uma obra de Chuck Palahniuk é viajar num mundo surreal. Suas histórias são incríveis, beirando ao nonsense, tragicômicas e transgressoras. O autor tem o poder de prender o leitor em sua narrativa dinâmica com elementos que vão se emaranhando no decorrer da história. 

Já havia assistido o filme Clube da Luta muitas e muitas vezes (é um dos meus filmes favoritos) e por isso já tinha um cenário pronto e personagens bem delineados na minha cabeça, o que eu pensei que poderia prejudicar a leitura, tornando-a cansativa. Mas, pelo contrário, eu fui completamente absorvida pela história e me animava a cada capítulo, bem curtinhos, e adorei a narrativa frenética (podia ouvir a voz do Edward Norton na minha cabeça). 

Os capítulos curtos, juntos com a narrativa frenética onde o narrador passa do presente para o passado e para o presente novamente, faz com que pareça que o livro é uma espécie de colagem. 

Clube da Luta começou como um conto, desenvolvido por Chuck quando participava de uma oficina de escritores. Na época estava trabalhando como mecânico e teve duas fontes de inspiração: a experiência como voluntário, onde acompanhava enfermos em reuniões de grupos de apoio, e uma ocasião onde apareceu com um olho roxo no trabalho por causa de uma briga no fim de semana e que seus colegas fingiram ignorar. 

Em entrevista à revista Inked (n. 12, junho/julho 2012) o autor diz que ainda costuma receber ligações de colegas jornalistas que perguntam onde fica o clube da luta em suas cidades. 

Sempre prefiro o livro à sua adaptação, mas tenho que confessar que o filme Clube da Luta é uma adaptação maravilhosa. O que me deixava mais intrigada era saber o final do livro, todos que haviam lido me disseram que o final era diferente, mas não o quanto. E eu também não irei dizer, pois esse é um livro que precisa ser lido! E se você não assistiu ao filme, corre para ver logo, rs! 

"Somos os filhos do meio de Deus, de acordo com Tyler Durden, e não temos lugar especial na história nem atenção. 
A menos que consigamos chamar a atenção de Deus, não temos a menor chance de danação ou redenção.
O que é pior, o Inferno ou o nada?". (p. 176)

A história é permeada pelo niilismo e, como sempre, o autor faz com maestria uma sátira da sociedade e do indivíduo da sociedade capitalista, inserindo em Clube da Luta um aspecto anticapitalista: mas, olhos atentos! É preciso ler nas entrelinhas quando se trata de Chuck e mais do quê uma espécie de revolução, ele mostra um outro lado de alienação. 

Mas como tirar de Clube da Luta uma sinopse? 

"A primeira regra do clube da luta é que você não fala sobre o clube da luta". (p. 56)


Uma das músicas que mais gosto do filme:



Janeiro - Tema Livre

28 comentários:

  1. Ainda não li nenhuma obra desse autor. Eu gosto bastante quando o leitor é prendido a narrativa, é muito bom. Eu também nunca ouvir falar do filme. Não vou correr pra vê o filme porque eu prefiro ler o livro primeiro hahaha.

    Beijos, Andressa.

    ResponderExcluir
  2. Eu nunca vi o filme ;S Adorei a música que você separou. Eu já tinha visto muitas resenhas positivas sobre o livro, e adorei a sua também *U*. To bem curiosa para ler.
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Eu nunca tinha ouvido falar do filme. o:
    Quando eu vi esse livro na livraria, olhei a capa e ela não me agradou muito, então nem me preocupei de ler a sinopse. Mas esse livro é exatamente de um estilo que eu amo ler.
    Ótima resenha. =)

    ResponderExcluir
  4. Eu quero muito esse livro,
    já vi o filme e gostei muito, na maioria das vezes dizem que o livro
    chega a ser melhor que o filme.. mas se achei o filme bom.. o livro então..

    ResponderExcluir
  5. eu já vi o filme, que por sinal eu adoro, mas nunca li o livro
    curti a resenha ^^

    ResponderExcluir
  6. eu assisti ao filme e gostei muito. quanto ao livro, já li algumas resenhas e comentários, mas vou ter que ler e tirar minha própria opinião. Gostei da resenha.

    ResponderExcluir
  7. Não sabia que tinha o livro desse filme, gosto do filme, vou ver se leio o livro ^^

    ResponderExcluir
  8. Já sabia da existência do filme. Agora quero ler o livro para fazer a clássica comparação.

    ResponderExcluir
  9. Que maravilhosa leitura! Consegui adquirir o livro por um preço muito bom, mas ainda não pude ler. O filme é um dos meus favoritos, simplesmente incrível... E com certeza lerei tb pensando na voz de Edward Norton hahahhah

    beijos,
    Luciana

    ResponderExcluir
  10. Muito boa sua resenha! Eu adoro o filme, mas já faz um bom tempo que o assisti pela última vez. Essa diferença entre o final do filme e do livro me mata de curiosidade! Enquanto não consigo encaixar o livro nas minhas leituras, vou controlando a ansiedade.
    beijo!

    ResponderExcluir
  11. Esse livro está na minha lista de desejados há muito tempo. Pedi de amigo secreto, vamos ver se será dessa vez.
    Amo o filme e quero muito poder comparar os dois.
    Ótima resenha, me deixou com mais vontade de ler o livro. :)

    http://leitoradegalochas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Ai que aflição de pessoas que nunca ouviram falar do filme haha! Eu fiquei louca quando soube que o Clube da luta era um livro, e o Chuck é incrível. Não sabia sobre a inspiração dele para escrever a respeito dos grupos de apoio, alias, não ficaria surpresa se soubesse que ele viveu algo parecido com a história.

    Eu quero ler outro dele agora, o Snuff, dá uma olhada na resenha, imagina ele falando sobre atores de filmes pornô, deve ser hilário.

    Nunca esqueço de uma das vezes que assisti o filme, tava justamente na maior crise de insonia que já tive na vida, a ponto de conversar comigo mesma me perguntando o por que de tudo isso, quando ligo a televisão tava lá o Tyler. Fui correndo tentar dormir haha!

    ResponderExcluir
  13. Bom já tinha visto essa capa, que não me atraiu, a sinopse tb não, mas para variar você falou de um jeitinho que me intrigou, a questão da narrativa ágil e de troca rápida e descomplicado entre passado e presente me prendeu.
    Eu tb não vi o filme, mas vi boas críticas sobre ele. Quem sabe não me animo agora em ver. =)
    Bjs.

    ResponderExcluir
  14. Não li o livro, mas tinha assistido o começo desse filme. Sua resenha me fez ficar mais curiosa em relação a leitura do livro.
    bjs

    Joyce
    entrepaginasesonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Também li Clube da Luta após ver o filme várias vezes, e tive o mesmo receio: de que a leitura não fosse estimulante, já que sabia o que acontecia na história. E, como você, tive a grata surpresa de ter ainda mais gana pra avançar no livro na medida em que ia lembrando das cenas do filme. Vários diálogos e cenários ganharam vida na leitura. De fato, foi uma adaptação muitíssimo bem feita e que não deve em nada ao original - bem, talvez no final, pois prefiro a versão do Chuck hehe

    O interessante é que muita gente chega a ele justamente por Clube da Luta, mas eu comecei com Choke, Rant, Damned e Monstros Invisíveis. Vou tentar ler Sobrevivente ainda esse mês, pro Desafio Literário.

    Ótima resenha, parabéns!

    ResponderExcluir
  16. Sério que é um livro? Sempre achei que só existisse o filme! Amei saber que foi baseado no livro, porque o filme é incrível! Estou ansiosa para ler :D

    ResponderExcluir
  17. Já vi esse livro em várias listas dos melhores lidos em 2012.
    Não sei se iria gostar mas estou pensando em ler esse livro.

    ResponderExcluir
  18. Ainda não li o livro, mas parece ser bem interessante.
    Também não conhecia o filme =O Mas pelo trailer parece ser muito bom!
    Quando surgir a oportunidade, vou lê-lo
    Abraços

    ResponderExcluir
  19. Adoro o filme clube da luta, mas nunca fui atras para saber que era um livro, my bad. Sabendo agora fiquei interessada em lê-lo!
    Boa resenha, obrigada por não contar o final do livro!!!

    ResponderExcluir
  20. Humm ... vou ser sincera nunca assisti esse filme ... para falar a verdade nunca ouvir falar dele O.o Bem vou dar uma procurada e ver se consigo assistir porque sinceramente me senti muito desenformada agora sobre esse livro ... ótima resenha !

    ResponderExcluir
  21. Gente... o que uma resenha não faz na vida da gente? Sempre achei que tanto o filme quanto o livro fosse só aquela baboseira masculina de golpes e sangue, nunca imaginei que pudesse ter uma história inteligente por trás de disso tudo. Claro que vou correndo procurar o livro e o filme para ler e assistir!

    ResponderExcluir
  22. Já passou da hora de eu começar a ler Chuck Palahniuk,vi o filme,adorei a filosofia¸ mas sei que os livros deste autor são excelentes.
    http://organizando-o-caos.blogspot.ca/2013/01/desafio-literario-janeiro-mes-de-sartre.html

    ResponderExcluir
  23. Eu nunca vi o filme, mas já me falaram tanto dele q é como eu tivesse assistido. Eu quero muito ler o livro antes de realmente criticar, mas ta difícil a historia ñ é muito o meu tipo e eu ñ tenho nenhum amigo q me empreste sem contar q em questão de tempo o meu ta curto. Mas parece uma historia q merece o meu tempo.

    ResponderExcluir
  24. gostei bastante esta bem interessante , esse post ficou muito legal

    ResponderExcluir
  25. Nao sabia q tinha livro.. pensei q fosse só o filme...
    nao lembro d ter visto, ja q é antiguinho o filme...
    mas vejo muita gente falando dele e bem...

    Me deu vontade d ler e assistir o filme tbm... =D

    bjinhos

    ResponderExcluir
  26. Oi Paula, Chuck Palahniuk bebeu nas águas do Médico e o Monstro de Robert Louis Stevenson para escrever este livro. A referência inclusive nos nomes dos personagens torna propositalmente evidente a inspiração. É um ótimo livro e quem puder ler antes o do Stevenson, aproveita mais ainda a leitura. Abraço!

    ResponderExcluir
  27. Céus, depois de ter assistido ao filme fiquei encantada, a ponto de abordar o tema no meu TCC. Conheci o Clube da Luta por causa de uma das aulas da faculdade, e me apaixonei. To namorando esse livro há um tempo. Mas, eu não sabia que ele tem um final diferente. Agora to ainda mais atiçada para lê-lo.
    Ótima resenha!!

    ResponderExcluir
  28. conheci o livro e filme por causa de um grupo que participo no facebook
    Mas ainda nao li. Graças a vc fiquei mais interessada e será minha proxima compra

    ResponderExcluir