Laços Inseparáveis



Título: Laços Inseparáveis
Autor: Emily Giffin
Editora: Novo Conceito
Páginas: 448
ISBN: 9788563219473


Laços Inseparáveis é lindo, um livro que emociona e nos toca. Emily Giffin sabe como encantar os leitores e nos prender em sua narrativa divertida, leve e emocionante. Os personagens são um outro pedaço que transformam a obra em algo único. O livro não trata de um "felizes para sempre" (isso não é um spoiler), o que me agradou muito, mas sobre a descoberta de si mesmo e o lugar ao qual pertencemos e, para isso, os personagens precisam visitar seu passado e analisar e enfrentar seu futuro para concluir um capítulo que os guie para o futuro. 

Marian tem 36 anos, mora em Nova York, realizou seu grande sonho de se tornar uma produtora executiva com uma série de televisão que criou e namora com o lindo, charmoso e riquíssimo Peter, não que Marian não seja rica. Seu pai é um grande advogado e sua mãe uma dona de casa. Ela sempre teve luxos desde pequena. Além disso seu seriado era considerado um sucesso moderado, especialmente para um programa de meia temporada e sendo Peter o novo CEO, basicamente o seu chefe, ninguém poderia acusá-la de estar usando-o para subir em sua carreira. 

Após dois anos de namoro com Peter, Marian queria se casar e formar uma família, mas seu namorado não tocava no assunto. Marian estava frustrada pensando em seu relacionamento estagnado e depois de uma briga com Peter resolve ir para casa antes que o encontro termine.

"Eu sei o que dizem sobre segredos. Sei tudo o que se diz a respeito. Que eles podem assombrar e perseguir você. Que podem envenenar relacionamentos e dividir famílias. Que, no final, somente a verdade pode libertar. Talvez este seja o caso para algumas pessoas e alguns segredos. No entanto, eu realmente acreditava que era a exceção para tais regras e nunca, nem uma vez sequer, deixei transparecer a menor menção deste segredo de duas décadas para ninguém. Nem para meus amigos mais próximos nos momentos de embriaguez, ou para o meu namorado, Peter, nos nossos momentos mais íntimos. Meu pai não sabia nada sobre isso - e eu nem conversava sobre o assunto com minha mãe, a única pessoa que estava lá quando tudo aconteceu". (p. 13)

Em casa o interfone de seu apartamento toca, deve ser Peter, Marian imagina, mas não é. 

"- Você é Marian Caldwell?
(...)
- Acho que você é minha mãe". (p. 27)

Kirby, esse é o seu nome, e ela é adotada. Ela sempre soube disso, seus pais sempre contaram como foi emocionante para eles receber aquele telefonema no dia 1º de abril anunciando seu nascimento e que ela seria deles em 72 horas. Kirby vive em St. Louis, com Lynn e Art Rose e sua irmã, Charlotte, gerada de surpresa logo depois que Kirby foi adotada. Apesar de saber de sua história, Kirby nunca teve curiosidade em conhecer seus pais biológicos e ela nunca se sentiu rejeitada por eles não terem ficado com ela. Mas com o passar dos anos Kirby ficou curiosa e intrigada: como seriam seus pais biológicos? 

As coisas pioraram no Ensino Médio, quando Kirby sentia-se perdida e parecia não possuir uma identidade real: onde ela se encaixava? A única coisa que conseguia deixar Kirby feliz era música. Ouvir, cantar, escrever e tocar bateria.

"Ainda insistia comigo mesma que eu não tinha interesse em encontrá-la, mas estava começando a acreditar, também, que eu nunca poderia realmente me conhecer por inteiro até fazer isso". (p. 45) 

Ela sabia que seus pais amavam as duas filhas igualmente, mas Kirby se sentia um peixe fora d'água, não era parecida com nenhum deles. Eles eram alegres, expansivos, enquanto ela era uma pessoa difícil e mal-humorada. Será, pensava Kirby, que a raiz dos seus problemas eram seus pais biológicos? Kirby resolve encontrar seus pais mesmo sabendo que poderia se frustrar ainda mais, porque agora em sua mente pairava a pergunta: por que ela não me quis?

Kirby passa poucos dias na casa de Marian, mas a visita não traz aquilo que Kirby queria. Marian está apavorada e ao mesmo tempo feliz, mas não sabe como agir, sua filha de 18 anos está em sua casa e ela não consegue conversar sobre algo sério, a presença de Kirby só a faz lembrar de Conrad, o garoto que a engravidou no último ano do colégio. Os dois nunca foram amigos, mesmo estudando na mesma escola, mas no verão de 1995 eles tiveram um caso, algo grande e especial, que terminou bruscamente. Os dois não tinham nada em comum: amigos, metas etc., Marian queria ir para a faculdade, tinha planos delineados, uma família importante e Conrad adorava sua música, não pensava em ir para a faculdade. Marian nunca mais teve notícias dele, o que deixa Kirby entristecida, mas o que a deixa furiosa é saber que Marian não contou ao seu pai biológico sobre a gravidez. 

De volta para St. Louis, Kirby está decidida a encontrar o seu pai, o que parece ser uma tarefa impossível. Ela está perdida e Marian não a ajudou em nada. 

"- Oi, Kirby - eu digo -, é a Marian.
- Eu sei - ela responde. - Oi.
(...)
- Eu simplesmente estava tão... apavorada - confesso. 
- Eu sei - ela concorda comigo. - Eu também estava.
(...)
Ambas ficamos quietas por alguns segundos e então, ela pigarreia e diz: - Então... de... onde a gente continua?
- Eu não sei - respondo. - Mas eu espero que a gente possa descobrir juntas.
- Sim - ela concorda. - Eu também". (p. 237)

A partir desse momento conhecemos ainda mais a fundo Marian e seus pais, o quanto Marian é frágil e o quanto vai amadurecendo. Kirby me conquistou logo, é uma personagem cheia de coragem e muito forte. Apaixonei-me por Conrad, um personagem carismático, livre, espontâneo e também pelo pai de Marian, Jim, apesar do personagem não aparecer muito na história. 


Janeiro - Tema Livre

22 comentários:

  1. Eu preciso tanto ler esse livro >.<
    Eu amo demais a narrativa da Emily é tão envolvente e viciante *u*
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá,

    Já vi varias resenhas sobre esse livro, e cheguei a conclusão que, quando eu ler Laços Inseparáveis, vou chorar horrores, hahaha.
    Parece, e é, um livro muito emocionante, além de ser uma lição de vida. E o que acontece nesse livro, acontece com muita gente de verdade.
    Espero ler esse livro o mais breve possível, porque eu estou muito curiosa, e odeio ficar curiosa hahaha.
    Adorei a resenha :D

    Beijos, Andressa.

    ResponderExcluir
  3. Sempre comentários muito positivos em relação não só a esse livro, mas a vários outros da autora, ainda não li, mas com certeza não pode ficar de fora da lista.

    ResponderExcluir
  4. Parece uma história bem tranquila e rápida de se ler, mas nada arrebatador, rs... Não me interessou.

    beijos!

    ResponderExcluir
  5. Haha, você está participando do Desafio Literário? Eu nunca consigo -qq
    Dizem que os livros dessa autora são realmente bons, eu ainda não li nenhum, e não sei se vou, porque romances não me atraem hahaha
    Adoção é sempre um tema que me agrada, porque se eu fosse adotado, também gostaria de saber onde e quem são meus pais biológicos
    Boa resenha
    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Gostei de sua resenha. A estória parece ser bem interessante - mesmo seguindo a famosa fórmula hollywoodiana "quem são meus pais verdadeiros?". Com certeza está na minha lista de leitura.

    Beijos!
    http://labsandtags.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Acho que só pela capa eu já tenho vontade de ler esse livro. Amei isso de ser duas histórias em paralelo.

    ResponderExcluir
  8. Gosto de livros assim, que não é de final feliz, mas que emociona do mesmo jeito.

    A Marian parece uma pessoa legal!

    ResponderExcluir
  9. opa meus parabens pela resenha
    ^^
    gostei muito, a historia me chama um pouco a atençao sabe, espero ler ele um dia

    ResponderExcluir
  10. Eu amei sua resenha. Tenho lido vários comentários e resenhas sobre esse livro e a cada leitura só vai aumentando a minha vontade de ler o livro. Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  11. A resenha tá bem legal. Uma colega minha no skoob tava querendo esse livo agora eu me arrependi de ñ ter comprado esse pra ela. Eu acho q ela ia gostar mais desse:(

    ResponderExcluir
  12. Adorei a sua resenha, mas o livro não me atraiu muito.

    Bjos.

    ResponderExcluir
  13. Há um bom tempo quero esse livro, to curiosa pra saber o q levou Marian a dar a filha pra adoção. Achei a filha muito corajosa por procurar a mãe biológica sem saber se seria bem recebida. Quero muito entender melhor esses personagens.

    ResponderExcluir
  14. Hum vc já começou o desafio literário e pelo visto com o pé direito.
    Curti bastante a tua resenha. Bem que desconfiei que o tal segredo era este. Não consigo imaginar se foi melhor ou pior para a Kiby saber que foi adotada, deve ser muito complicado.
    HUm o pai não sabe que ela existe, isso pode causar muita confusão para a Marian.
    Vai entrar para a lista.
    BJs

    ResponderExcluir
  15. Esse livre me despertou muito interesse.
    Gosto muito de livros desse gênero.
    Já está na minha lista de leituras para 2013, com toda certeza.

    Parabéns pelo blog!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Fiquei de boca aberta com sua resenha. Preciso do livro urgentemente.
    Que história linda!!!!!
    Nunca li nenhum livro da Giffin mas tenho muita vontade.
    bjs

    Joyce
    entrepaginasesonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Esse livro tem uma capa linda, o que acaba convencendo qualquer um, e sua resenha só o transformam ainda mais, parabéns

    ResponderExcluir
  18. Ainda não nada da autora, mas só ouço elogios a respeito dos livros dela.
    Certamente a história é emocionante e faz todo mundo chorar.
    Não é meu gênero preferido mas já está na minha lista de leitura.

    ResponderExcluir
  19. Gosto muito dessa escritora, ele fez um dos meus livros preferidos que é Presentes da Vida kkk esse me fez rir muito e estou loca para ler mais um livro dela ^^ Espero ter a oportunidade de ler esse livro.

    ResponderExcluir
  20. Já li uma livro da autora e gostei muito da narrativa e escrita dela. Achei a história interessante e com toda certeza vou ler esse livro. Bela resenha. bjs

    ResponderExcluir
  21. Quero muito ler esse livro..
    Gosto muito da escrita da Emily, ja li 2 livros dela e tenho mais 1 aqui pra ler...
    Acho q os livros dela sao tocantes na medida certa, com um otimo romance... adoro!!!
    Esse ja ta na minha lista d desejados tbm!!

    bjinhos

    ResponderExcluir
  22. Bom dia!!

    Bom correr a lista do Desafio e conhecer os livros que vocês leram em indicam, nos deixa super curiosas...

    Bjins

    FLYRoBrasileira

    ResponderExcluir