Preces e Mentiras


Título: Preces e Mentiras
Autor: Sherri Wood Emmons
Editora: Novo Conceito
Páginas: 320
ISBN: 9788581630458


Preces e Mentiras possui uma narrativa pura e ao mesmo tempo crua da realidade que cerca a vida de Bethany, afinal o livro é narrado em primeira pessoa sob a perspectiva de uma criança. Eu não pensei que iria gostar tanto do livro quando li a sinopse, mas no decorrer da leitura a história me prendeu com personagens muito bem construídos e uma história realmente forte. 

Bethany sempre passava os verões com sua mãe e suas irmãs mais velhas no Vale de Coal River enquanto seu pai trabalhava. A família morava em Indianápolis e a mãe de Bethany odiava visitar o vale, apesar de ter nascido e crescido em Charleston e visitado o Vale de Coal River desde pequena, e logo quando se casou quis ir para o mais longe possível do vale, da música country de raiz, das minas de carvão e da miséria de sua infância. Seu pai também havia morado perto do rio e por isso possuíam diversos parentes por lá. 

A história começa em 1960 e o vale é um lugar onde todos se conhecem, onde os segredos logo se tornam públicos e a fofoca "rola solta". O lugar também é extremamente puritano, não só pela década em que a história se passa, mas por ser também uma comunidade que tenta manter sua integridade. 

Bobby Lee e Jolene eram os considerados "escandalosos" do lugar, com atitudes um tanto questionáveis. Não iam à Igreja, Jolene usava roupas que davam o que falar e haviam sempre os beijos escandalosos do casal. 

Reane Mae nasceu, para desgosto do pai, que queria um menino.

"- Escute aqui, Bobby, porque só vou falar uma vez. Eu nunca mais vou fazer isso de novo. Eu te dei uma filha, e ela vai ter que servir. 
Enquanto isso, Loreen ficou na varanda com a menina pequenina já esquecida por seus pais e gritando para o mundo no qual havia nascido". (p. 23)

As irmãs mais velhas de Bethany podiam achar que no vale havia apenas caipiras, mas para a garota era diferente. 

"Eu adorava a maneira como o vapor saía da água na forma de neblina no final de agosto. Adorava como o rio lamacento de repente sumia de debaixo dos meus pés se eu pisasse no lugar errado. Adorava o som anasalado e a pronúncia sonolenta das vozes a meu redor, o pessoal tocando rabeca, os primos incontáveis, as lamparinas de querosene que faziam a maior fumaça e a mata escura coberta de musgo ao redor das pequenas casas feitas de ripas de madeira". (p. 22)

Bethany tinha o amor de seus pais, enquanto Melinda e Nancy, suas irmãs mais velhas e mais amigas uma da outra, eram distantes, e Tracy, apenas alguns anos mais velha, era extremamente maldosa. Bethany ainda não sabia o quanto sua irmã poderia se tornar má, mas estava feliz em encontrar em sua prima Reana Mae a irmã que tanto desejava. E esta relação ajuda as duas, Bethany com 7 anos e Reana Mae com 6, a enfrentar a solidão. 

As duas são inseparáveis e quando Bethany não está no vale as garotas trocam cartas. Com o passar dos anos (o livro abrange quatro décadas), o relacionamento das duas acaba mudando. Enquanto Bethany é uma criança que está vivendo as etapas de sua infância, Reana Mae parece ter pulado da infância para a vida adulta e guarda segredos de sua amiga que, quando revelados, abalam tanto a fé de Bethany como a ligação das duas garotas. 

Bethany também percebe que sua irmã Tracy apenas piora, beirando um comportamento sociopata que os parentes denominam como "sangue ruim" e seus pais apenas colocam "panos quentes" e não tocam no assunto. 

Bethany irá passar por momentos que deverá ser testada e presenciará coisas que sua mente adolescente e ingênua, devido ao seu crescimento ao lado de uma mãe muito religiosa e que sempre lhe mostrou o lado bom de tudo, não está preparada, mas ela deverá amadurecer, compreender e saber perdoar o comportamento daqueles que estão ao seu lado. 

Preces e Mentiras realmente é um romance com acontecimentos inesperados, personagens desestabilizados e a história de uma família repleta de amor, que deve seguir em frente. 


Janeiro - Tema Livre

19 comentários:

  1. interessante o livro. mas ainda fico na duvida se leria

    ResponderExcluir
  2. Yuhuu, um livro intenso.
    E eu quero. =)
    Essa Reana deve passar uns bons apuros, já que não é o que desejavam.
    Uma pena que segredos vão abalar a amizade das primas, mas do que se trata? Preciso descobrir. Vai pra lista.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Eu já conhecia o livro, mas, sinceramente? Não estou muito interessada em lê-lo.
    Sei lá, acho que a sinopse não chamou minha atenção. E, eu não sou muito fã de livros com crianças, pelo menos não com elas como personagem principal.
    Mas, enfim, sempre dou uma chance a todo tipo de livro, então, eu pretendo ler, não sei quando, mas vou.

    Beijos, Andressa.

    ResponderExcluir
  4. Eu sempre ouço falar bem desse livro, deve ser realmente bom.

    Acho interessante o livro ser narrado pela criança, nunca li um livro assim *o*

    ResponderExcluir
  5. Por mais que o livro pareça bom eu acho que ler ele eu não vou ... não faz meu estilo literário. Mas sua resenha ficou ótima.

    ResponderExcluir
  6. desde a 1°vez que ouvi fala desse livro tenho uma curiosidade grande para com ele, parece ser uma historia comovente, quero demais!

    ResponderExcluir
  7. Adorei esta resenha, e acho esse livro incrível, parece desafiador, quero muito! :D

    ResponderExcluir
  8. Quando minha irmã comprou, fiquei na dúvida se leria mas me rendi e também gostei. O livro é intenso.

    ResponderExcluir
  9. Esse é um livro diferente que parece ser bom. Chamou a minha atenção pela capa (um tanto quanto depreciativa pro meu gosto haha)
    Uma família comum, num lugar inusitado e um enredo diferente =D Ainda quero ler o livro =)
    Adorei a resenha, abraço

    ResponderExcluir
  10. Gosto de livros narrados por crianças; parece interessante.. e o espaço em que ocorre a história parece um convite!

    abraços,
    Luciana

    ResponderExcluir
  11. MUITA GENTE desequilibrada nesse livro.. ñ me chamou muita atenção não..

    ResponderExcluir
  12. Eu já vi esse livro em destaque em várias livrarias. A capa não me agradou, pois nunca gostei muito de capas com pessoas... mas a história parece ser bem diferente do que eu imaginei.

    ResponderExcluir
  13. Com tantas irmãs se torna tudo muito confuso. Mas mesmo assim adorei a resenha.
    http://leituramagnifica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Esse livro não faz muito o meu estilo, mas estou bem curiosa em relação a ele. ;D
    Vi muitas recomendações legais.

    ResponderExcluir
  15. É a primeira resenha que leio do livro e achei interessante. Fiquei curiosa, gosto de livro com relações familiares.
    Bjs

    ResponderExcluir
  16. Parece ser um livro muito bom mesmo, surpreendente. Ouvi muitos elogios dele...
    Não curto muito capas com pessoas mas esse é bem bonita.
    Quero muito ler!

    ResponderExcluir
  17. Sempre pensei q esse livr se tratasse de estória de terror, nao sei pq.. kkkkkkkkk
    Achei essa menina da capa linda... mas me lembra filme d terror (maluquice...rs)

    Pelo o q vc falou na resenha, parece ser um livr bom e surpresas ns estorias sao sempre bem vindas!!! :D

    bjinhoos

    ResponderExcluir
  18. Essa menina da capa é tão triste e... sei lá pesarosa que eu não tive coragem de ler.

    ResponderExcluir
  19. Eu já li outras resenhas e criticas sobre esse livro, todas falando bem. Até agora não li, mais estou interessada em compra-lo, pois sou meio de lua e as vezes me da vontade de ler um livo assim, emocionante, neste estilo.

    ResponderExcluir